Image default
Entretenimento Últimos Destaques

Além dos videogames: Twitch cresce no poker e outros tópicos com potencial

Uma das maiores plataformas de vídeo do mundo, o Twitch tem alcançado números espetaculares nos últimos anos. Centro de streaming para os gamers, o futuro dessa gigante no mercado internacional está cada vez mais inclinado para comportar stream de diferentes tópicos e assuntos. Atualmente, por exemplo, o poker já compõe uma fatia relevante da audiência e isso só tende a crescer.

Em 2014, quando a Amazon comprou o Twitch por quase US$ 1 bilhão, a plataforma era generalizada com os streamings de videogame. Nada não relacionado a esse assunto era aceito, e essa é uma visão que os novos donos da plataforma nunca concordaram muito bem. Recentemente, Emmet Shear, CEO do Twitch, disse que a empresa pretende investir cerca de US$ 1 bilhão em propaganda e investir muito além dos videogames.

A era em que o Twitch é protagonizado apenas pelo videogame está ficando cada vez mais no passado. Como Andy Meek, do site BGR, bem aponta, a plataforma quer ser o novo YouTube e concorrer diretamente contra eles. O Twitch está tão empenhado nisso que vem trabalhando com a estrela Will Smith para realizar transmissões ao vivo. Segundo o canal Bloomberg, eles também estão ferrenhos na tentativa de contratar alguns influenciadores digitais para fazer stream exclusivo na plataforma.

“A empresa abordou todo mundo, desde o influenciador de estilo de vida Gigi Gorgeous até o ator Will Smith, sobre fazer streaming ao vivo. Embora alguns talentos tenham resistido a alguns termos da Amazon, como um número mínimo de horas de transmissão ao vivo por semana, alguns negócios foram fechados”, diz o canal Bloomberg.

Essa projeção animadora para os próximos anos aquece ainda mais os mercados alternativos já consolidados no Twitch, como o poker. São mais de 2 milhões de transmissões por mês e há canais para todos os gostos e níveis habilidade. Alguns focam na técnica e ensinam como a praticar a modalidade, enquanto outros priorizam a transmissão de torneios com comentários ao vivo.

LOJA PLAYREPLAY

Há algumas celebridades do Twitch no poker, como é o caso de Jason Somerville, Arlie Shaban e, principalmente, Lex Veldhuis. Canais como os de Tudor ‘Scrimitzu’ Stefan e Peter ‘Peter804’ Thompson também são muito populares.

A ascensão do poker no Twitch não é um caso apenas presente nos Estados Unidos. No Brasil isso também fica evidente, e muito pelo fato de que o poker online está em ascensão. Sites como o partypoker oferecem a experiência real de praticar a modalidade das cartas com muito realismo e competição, e como se trata de um sistema completamente digital é possível jogar em qualquer lugar com internet.

O sucesso do poker como um assunto além dos videogames no Twitch é acompanhado por outras iniciativas de diferentes áreas. No ano passado, a G-League, a liga de desenvolvimento da NBA, chegou a um acordo com a plataforma para transmitir jogos ao vivo.

A experiência foi positiva, e durante todas as semanas da temporada regular vários jogos de basquete foram transmitidos gratuitamente. Algo já comum no Facebook, que tem parceria também com a NBB (principal liga de basquete do Brasil), a tendência é mais eventos esportivos se expandindo no streaming do Twitch.

Como a G-League é uma liga de entrada para muitas novidades implementadas no basquete, não é utopia pensar que em algum dia poderá ter jogos da NBA sendo transmitidos ao vivo nessa plataforma.

O potencial vai além dos eventos esportivos, e há investimento até mesmo em programas de TV. Em maio, por exemplo, foi anunciada a maratona do Saturday Night Live (Estados Unidos) no Twitch. Como parte do acordo, a plataforma disponibilizou uma sequência de 48 horas gratuitas desse famoso programa nos EUA.

Essa não foi a primeira vez que o Twitch fechou parceria com programas e séries de TV. Em ocasiões anteriores, eles transmitiram Power Rangers, Mistery Science Theater 3000 e algumas outras.

A indústria dos esportes e do entretenimento já está com os holofotes no Twitch e a própria vontade da Amazon de expandir os horizontes da plataforma mostram que é questão de tempo até que uma variedade enorme de canais e assuntos estejam disponíveis no Twitch.

Related posts

Red Dead Redemption 2 | Assista agora ao nosso gameplay ao vivo no Twitch, YouTube e Facebook

Guilherme Soares

Fallout 76 | Jogo terá primeiro livestream animado do mundo com Rick & Morty

Rodrigo Estevam

Opinião: Jogar videogame no Brasil é uma missão Extra Hard

Eidy Tasaka