fbpx
Conecte-se conosco.

Especial

Viva o Mestre! A trajetória de Shigeru Miyamoto no mundo dos games

Publicados

on

“E se, numa caminhada, tudo o que você visse fosse mais do que estivesse vendo? E se a pessoa de calça e camiseta fosse um guerreiro, se o espaço que parece vazio fosse uma porta secreta que levasse a um mundo alternativo? E se, numa rua cheia de gente, você visse surgir algo que, segundo nosso conhecimento, não deveria existir? Bem, você balançaria a cabeça e rejeitaria a visão ou aceitaria que existe no mundo muito mais do que aquilo que imaginamos. Na verdade, talvez se trate de uma entrada para um outro lugar. Se você escolher ultrapassá-la, talvez encontre muitas coisas inesperadas.”

— Shigeru Miyamoto

 

Pensar em videogames sem relacioná-los à Nintendo é praticamente impossível. Mais impossível ainda é pensar na Nintendo sem relacioná-la a Shigeru Miyamoto. O lendário designer é a mente idealizadora por trás de dezenas de jogos e franquias clássicas da Big N, que marcaram a infância de milhões de jogadores. Então, aproveitando que hoje é o aniversário de Miyamoto, que tal conhecer a história do mestre que fez história no mundo dos jogos?

Shigeru-Miyamato-PlayReplay-008

 

Crescendo com um Mushroom

Shigeru Miyamoto nasceu em 16 de novembro de 1952 na cidade de Sonebe, numa zona rural próxima a Quioto, no Japão. Na sua infância, gostava de pescar no rio e correr pelos campos de arroz com outras crianças. Entre assistir shows de marionetes e filmes de Peter Pan e Branca de Neve nos cinemas em Quioto — já que em sua casa não havia televisão —, Miyamoto se aventurava pelos riachos e colinas ao redor de sua casa, e tinha medo de um enorme buldogue do seu vizinho.

Ainda criança, Shija queria ser pintor, ator ou tintereiro, mas demonstrava habilidade impressionante para a primeira dessas profissões. Desenhava a natureza e personagens, inventando características e história para suas criações. Por causa de sua distinção artística, entrou na Faculdade de Artes e Ofícios Industriais de Kanazawa em 1970, na qual se formou cinco anos depois.

O mais irônico é que Miyamoto afirmava que não suportaria trabalhar em uma empresa rigidamente estruturada por causa da monotonia. Mas foi graças a amizade de seu pai com Hiroshi Yamauchi, o então presidente da Nintendo na época, que conseguiu uma entrevista para trabalhar na companhia na qual se tornaria um dos nomes mais importantes da indústria dos videogames.

Shigeru-Miyamato-PlayReplay-004

 

Salvando a Nintendo e a garota

Foi em 1977, aos 24 anos de idade, que Miyamoto ingressou na Nintendo como aprendiz. Apesar de ter trabalhado como designer no desenvolvimento de jogos para arcades como Sheriff e Radar Scope, foi apenas em 1980 que recebeu a primeira missão dentro da Nintendo: criar um jogo que fosse um sucesso absoluto para salvar a empresa de um colapso financeiro, já que os fliperamas com Radar Scope estavam encalhados nos Estados Unidos.

Miyamoto aceitou a proposta e estava disposto a criar algo inédito. Apesar de não possuir conhecimentos técnicos, sempre consultava seu mentor, Gunpei Yokoi, sobre o que poderia ou não inserir no jogo. Miyamoto imaginava muitas ideias que logo eram rejeitadas por Yokoi porque apenas coisas “simples” poderiam ser feitas nos arcades.

Ele não queria fazer um jogo de tiro ou esportivo, algo comum na época. Pensou em um triângulo amoroso: um malvadão, uma garota raptada e um herói para resgatar a amada. No início, a Nintendo tentou licenciar os direitos de uso da marca Popeye, pois Miyamoto queria Brutus, Olivia e o marinheiro como protagonistas.

Como o acordo não foi adiante, Shija decidiu criar seus próprios personagens. E quem imaginaria que a rejeição do uso de Popeye resultaria na criação de ícones da Nintendo e dos videogames? O malvadão virou Donkey Kong; o herói fora chamado de Jumpman; Lady (Pauline na versão americana) seria a garota. E foi assim que Miyamoto criou seu primeiro herói, um personagem gordo, bigodudo, com macacão e chapéu que salvou não apenas a garota, mas também a Nintendo.

Shigeru-Miyamato-PlayReplay-001

Donkey Kong chegou na Terra do Tio Sam e, apesar da rejeição inicial dos funcionários da Nintendo of America com o nome e proposta diferenciada, tornou-se um imenso sucesso. O destaque do jogo fez com que Miyamoto criasse sequências (Donkey Kong Jr. e Donkey Kong 3), além mudar o nome de Jumpman para Mario e dar-lhe um irmão, Luigi, para estrelar um jogo próprio: Mario Bros.

Mas foi em 1984 que Yamauchi chamou Miyamoto novamente para sua sala para pedir ao seu destacável funcinário um novo jogo para o Famicom, o console da empresa recém-lançado no Japão. Para isso, Yamauchi deu a Miyamoto a chefia da divisão P&D4 da Nintendo com o objetivo de “criar os jogos mais criativos do mundo”. E, convenhamos, esse objetivo foi mais do que alcançado ao longo dessas três décadas.

 

O início da lenda

Para o então novo console da Nintendo, Miyamoto começou a trabalhar em dois jogos simultaneamente, que viriam a se tornar Super Mario Bros. e The Legend of Zelda. Ele separava ideias que entrariam em um jogo ou em outro, mas ambos não teriam foco na obtenção de altas pontuações, o grande objetivo dos games na época.

Em Super Mario Bros. ele criou um mundo fantasioso, com tartarugas, cogumelos que faziam Mario crescer e flores que permitiam disparar bolas de fogo. O jogador precisaria correr para a direita, pular, desviar de obstáculos até chegar ao final da fase. Já em The Legend of Zelda, o grande objetivo seria explorar um mundo aberto com a perspectiva de cima , superando calabouços com vários enigmas. Ambos foram um sucesso absoluto e marcaram o início de duas franquias mundialmente reconhecidas.

zelda-playreplay

Miyamoto trabalhou em jogos como Excitebike, Ice Climber, Kid Icarus, Devil World, Super Mario Bros. 2, Zelda II: The Adventure of Link e Super Mario Bros. 3. Este último demorou mais de dois anos para ser finalizado e com uma inovação: o jogador poderia navegar em duas telas diferentes, uma com o mapa do mundo e outro, que são as fases.

 

Super Miyamoto

Pouco antes do início da década de 1990, a Nintendo passou por uma reformulação. Várias equipes de desenvolvimento foram mescladas, criando assim o Nintendo EAD (Entertainment Analysis and Development), departamento liderado por Miyamoto. Poucos sabem, mas o lendário designer foi responsável pelo design do controle do Super Nintendo.

Para o console 16-bits da Nintendo, Miyamoto trabalhou em dois títulos de lançamento: F-Zero e Super Mario World. No jogo do encanador, Miyamoto manteve o mapa do mundo e incluiu Yoshi como novo personagem. Um dos grandes destaques do jogo foi o design das fases com saídas secretas e caminhos alternativos.

Outro game no qual o mestre trabalhou foi Star Fox, em que Miyamoto assumiu o projeto em um estágio avançado de desenvolvimento e o alterou por completo. O jogo, que originalmente seria um simulador de voo espacial em primeira pessoa chamado Starglider 2, se transformou em um shooter em trilhos em terceira pessoa. O uso de animais falantes como protagonistas também é uma herança de Miyamoto. Star Fox foi um jogo exclusivo para console sem precedentes por utilizar gráficos poligonais 3D na época, graças ao chip Super FX.

Shigeru-Miyamato-PlayReplay-007

O chip foi utilizado novamente por Miyamoto em Super Mario World 2: Yoshi’s Island, um pedido do próprio Hiroshi Yamauchi. Miyamoto usou o chip para fazer do estilo gráfico da primeira aventura de Yoshi algo único e uma resposta ao visual impressionante adotado pela Rare em Donkey Kong Country. Miyamoto também teve participação na criação da série Pokémon, sendo o mentor de Satoshi Tajiri durante o desenvolvimento do primeiro jogo para Game Boy.

Já na era do Nintendo 64, Miyamoto tratou de desenvolver novos jogos para franquias consagradas da Nintendo. Certamente, entre os títulos mais expressivos produzidos por Shija nesta época estão Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Na aventura de Mario no Nintendo 64, Miyamoto atuou como diretor e foi responsável pelo design dos personagens e pela definição de como seria a câmera do game. Ele criou dezenas de fases que foram descartadas devido a proximidade do lançamento do jogo e porque o cartucho não tinha capacidade para comportar tudo o que desejava. Miyamoto é tão detalhista com seus jogos que, durante uma reunião para definir a movimentação de Mario na água, ele deitou sobre a mesa e imitou como o encanador nadaria.

mario-64-nadando-playreplay

Além de The Legend of Zelda: Majora’s Mask, Miyamoto também esteve envolvido no desenvolvimento de Star Fox 64, F-Zero X, 1080º Snowboarding, Pilotwings 64 e em jogos spin-offs de Mario.

 

A renovação do mestre

Se na era no Nintendo 64, Miyamoto se destacou mais em seus trabalhos nos jogos de séries aclamadas, foi durante e após a era do GameCube que o mestre se renovou. Obviamente ele trabalhou nos novos títulos das franquias Mario, Zelda, Donkey Kong, F-Zero e Star Fox, mas no cubo vimos vários trabalhos originais de Miyamoto.

Entre eles estão Luigi’s Mansion, a primeira aventura solo do encanador verde, e a série Metroid Prime, o renascimento de Samus nos consoles da Nintendo como um jogo de tiro em primeira pessoa. Miyamoto tomou a decisão de ser o produtor de Metroid Prime após o falecimento de seu mentor, Gunpei Yokoi.

Além disso, Miyamoto buscou inspirações em suas atividades cotidianas para criar novos jogos. Do seu hobby em jardinagem surgiu Pikmin, um jogo de estratégia em tempo real, que logo se tornou uma franquia bastante aclamada pela crítica. De suas experiências com cães, ele criou Nintendogs para o Nintendo DS. De sua prática de atividades físicas, desenvolveu Wii Fit. Ainda que a geração anterior de consoles da Nintendo tenha se focado em jogos mais familiares e casuais, como Wii Fit e Wii Music, Miyamoto esteve envolvido em praticamente todos os jogos das séries Zelda, Mario, Metroid e Donkey Kong.

Shigeru-Miyamato-PlayReplay-005

Na atual geração de consoles da Nintendo, Miyamoto ainda tem participado da produção de vários jogos, mas muitas vezes como produtor geral ou supervisor, sem colocar a “mão na massa” como antigamente. Jogos como Steel Diver, Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land para 3DS, Pikmin 3, Nintendo Land e Super Mario 3D World para Wii U possuem participação de Miyamoto, mas atualmente o mestre está se concentrando em desenvolver pequenos jogos com equipes de jovens talentos na Nintendo, afinal, ele é referência e precisa deixar o seu legado para os futuros funcionários.

Em 2011, só de tocar no assunto aposentadoria, Miyamoto conseguiu fazer com que as ações da Nintendo caíssem mais de 2% em um dia. Será que ele é um cara importante?

 

Um mestre atemporal

Miyamoto viu além do que todos viam. Transformou-nos em um guerreiro, nos levou para o espaço e para um mundo alternativo. Aceitou que no mundo existe muito mais do que imaginamos e nos fez encontrar coisas inesperadas. Miyamoto é um senhor com mais de 60 anos de idade, mas que possui o espírito de criança. É um senhor que não tira o sorriso jovial do rosto e faz com que milhões riem de suas ideias e criações. E só temos que parabenizá-lo pelo seu incomensurável trabalho e agradecer pelos momentos divertidos proporcionados por seus jogos. Parabéns, Shigeru Miyamoto!

Latest Electronic Games Debut At E3 Expo

Compartilhe

é formado em Gestão de T.I. e formado como jogador graças a um Super Nintendo na infância. Cresceu com um Nintendo 64, PlayStation One e lendo revistas de games. Além de redescobrir seu amor pela Nintendo nos últimos anos, é fã assumido de Zelda, Rayman e Silent Hill. Pode ser encontrado no Facebook para falar sobre games e outras besteiras.

Comentários

Especial

Seja um colaborador ou colaboradora do PlayReplay!

Para quem ama entretenimento, essa é a oportunidade para participar de um site geek sem precisar sair de casa

Publicados

on

Você ama o mundo do entretenimento? Se considera geek desde quando era criancinha? Que tal participar de um site sobre o há de melhor neste mundo do entretenimento geek?

Se você tem interesse em colaborar em um portal geek, e falar sobre filmes, séries de TV, jogos, animes e muito mais, a hora é agora!

Estamos abrindo vagas para colaboradores no PlayReplay. Neste primeiro momento as vagas são para a função de Redator (a), e todos os colaboradores entram para o site como voluntários.

Os colaboradores selecionados vão participar dos bastidores do site à distância, já que todos os processos do PlayReplay rolam online — nossa comunicação se dá basicamente pelo Messenger do Facebook, Skype e Whatsapp —, então é essencial ter contas compatíveis com essas ferramentas.

É importante ressaltar que, por ainda ser um site em crescimento, o trabalho no PlayReplay se dá em caráter voluntário e não remunerado. Ou seja, não há vínculo empregatício e nem salário.

Oferecemos incentivos como premiações por participação e produção, além da oportunidade de participar da cobertura de grandes eventos com credencial de imprensa e de receber cópias de jogos para análise (quando houver disponibilidade), por exemplo.

Se você for estudante universitário (a), dependendo do seu curso, pode ser possível conseguir horas de atividades complementares junto à secretaria de sua universidade.

Vaga para colaboradores: Redação

Responsável pela publicação de textos sobre videogames, cinema, séries de TV e demais assuntos cobertos pelo PlayReplay em base diária. Mínimo de uma postagem por dia.

  • Requisitos: boa redação, boa gramática, conhecimentos básicos de edição de imagens, acompanhar frequentemente as principais notícias do mundo do entretenimento. Como as melhores fontes publicam notícias em inglês, ter boas noções da língua inglesa é essencial.

O que pedimos aos Colaboradores

  • Publicações no site PlayReplay, sejam notícias ou artigos, mantendo o padrão de qualidade visto hoje no portal;
  • Tais publicações precisam ser pelo menos diárias, ou seja, cada colaborador deve publicar ao menos um texto por dia;
  • É esperado que colaboradores possam contribuir, ainda, com a divulgação do material publicado por meio de links em seus perfis em redes sociais.

O que oferecemos aos Colaboradores

  • Oportunidade de participar e ganhar experiência em um portal sobre entretenimento focado no mundo geek;
  • Recebimento de jogos para elaboração de análises;
  • Acesso a cabines de imprensa de diversos filmes importantes e populares (para elaboração de análise da película);
  • Acesso a eventos de prestígio como E3, Brasil Game Show, GameXP e CCXP, entre outros. O colaborador pode receber credencial de imprensa para cobrir o evento para o site;
  • Premiações por participação;
  • Descontos em produtos na nossa loja;
  • OBS: a atividade não é remunerada, sendo a participação do colaborador em regime de voluntariado.

Você pode preencher o cadastro e realizar o teste usando o formulário logo abaixo ou então clicando aqui para abrir o formulário em outra aba.

Continue lendo

Especial

Chegou a Loja PlayReplay!

Conheça nossa nova loja repleta de produtos para geek nenhum botar defeito!

Publicados

on

Tem novidade boa na área!!

Chegou a Loja PlayReplay, a loja oficial do nosso site! Lá você encontra diversos produtos escolhidos a dedo para fazer parte do seu cotidiano e tornar sua vida ainda mais geek ;)

Nossa loja vai receber novos itens e coleções constantemente, então você pode esperar atualizações semanais na nossa lista de produtos disponíveis.

Na Loja PlayReplay vamos trabalhar também pensando na exclusividade, então vários dos nossos produtos terão apenas poucas peças em estoque. É melhor correr para garantir o seu!

Para comemorar esta data especial de inauguração, temos um cupom de 10% desconto válido em todos os produtos (exceto canecas). Acesse loja.PlayReplay.com.br e use o CUPOM de desconto LANCAMENTO10 na sua primeira compra.

Na Loja PlayReplay você encontra canecas, quadros, chaveiros, almofadas e muito mais sobre as principais séries de TV, os melhores filmes e os mais divertidos jogos que o mundo geek tem para oferecer.

Visite agora mesmo a Loja PlayReplay e encontre produtos que são a sua cara!

Continue lendo

Especial

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Publicados

on

Já está disponível o Fórum PlayReplay, um cantinho especial para conhecer gente nova e conversar sobre suas séries de TV, filmes, animes, mangás e HQs favoritas.

Após efetuar seu registro, você poderá acessar o nosso fórum e trocar uma ideia com os outros usuários a qualquer momento. No Forum PlayReplay você poderá tirar dúvidas, opinar sobre seus temas favoritos, publicar suas fanfics, debater os mais variados assuntos e interagir com a nossa equipe e com a comunidade do PlayReplay.

Quer indicar uma série legal da Netflix ou pedir sugestões de animes para assistir na Crunchyroll? Tá com dificuldades para passar de uma fase complicada em algum jogo? Você pode fazer tudo isso e muito mais no nosso novo Forum!

É muito fácil acessar o nosso fórum e se registrar, bastando visitar este link e efetuar o seu cadastro.

Vem bater um papo e interagir com a gente você também!

Aproveite para participar da nossa promoção e concorrer a um vale-compras no valor de R$ 300,00 na loja El Cabriton!



Continue lendo

Newsletter

Últimas notícias

Séries19 horas atrás

The Witcher | Assista agora ao teaser trailer da série da Netflix

Inspirada nos livros do escritor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher chega em breve ao catálogo da Netflix

Games21 horas atrás

PUBG | Veja o que mudou com o Update 4.1

Veja todas as novidades que a atualização 4.1 traz para Playerunknown’s Battlegrounds, o famoso PUBG

Games23 horas atrás

PUBG | Nova temporada atualiza o mapa de Erangel

Temporada 4 de Playerunknown’s Battlegrounds traz novidades e mudanças ao jogo e chega aos servidores oficiais no ainda este mês

Games1 dia atrás

Minecraft | Incrível projeto recria a Terra-média de O Senhor dos Anéis

Jogadores de Minecraft se reuniram para recriar o mundo de O Senhor dos Anéis e O Hobbit em projeto que...

Games3 dias atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.40

Veja todas as novidades que a atualização v.9.40 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja os desafios da Semana 10 da Temporada 9

Veja quais são os desafios do Passe de Batalha da Semana 10 da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

#QueremosNintendo | Petição pede Nintendo no Brasil e jogos em português

Jogadores brasileiros organizaram petição pedindo a presença da Nintendo no Brasil e jogos traduzidos para o nosso idioma

Games1 semana atrás

Speed Drifters | Pré-registro alcança 1,1 milhão de inscritos em menos de dez dias

Em menos de dez dias, novo jogo de corrida da Garena, de Free Fire, alcança mais de 1 milhão de...

Games1 semana atrás

Nintendo Switch Lite | Nova versão do console chega em setembro

Nova versão do Switch focada no modo portátil chega em setembro deste ano

Games2 semanas atrás

Fortnite | Veja a atualização de conteúdo 3 do Patch v.9.30

asasVeja todas as novidades que a Atualização de Conteúdo 3 v.9.30 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo...

Últimas Notícias2 semanas atrás

Homem-Aranha: Longe de Casa é a fórmula Marvel no seu auge

Segundo filme solo do Homem-Aranha no MCU fecha a Saga do Infinito com chave de ouro

Cinema2 semanas atrás

Homem-Aranha: Longe de Casa | Filme arrecada mais de R$ 8 milhões na estreia

Longa assumiu a marca de maior abertura da Sony no Brasil

Games2 semanas atrás

Fortnite | Colaboração com Netflix traz Stranger Things para o jogo

Hopper e Demogorgon chegam a Fortnite graças a uma colaboração entre a Netflix e Fortnite Battle Royale

Games2 semanas atrás

Free Fire | Jogo tem evento especial de férias

Popular jogo para smartphones da Garena, Free Fire tem Super Evento de Férias em julho com vários prêmios e recompensas

Games2 semanas atrás

Apex Legends | Respawn anuncia lançamento da Temporada 2

Cheia de novidades, a segunda temporada de Apex Legends já está disponível

Em alta