Por mais que remasterizar jogos da geração passada seja uma ideia que já mostra claros sinais de desgaste, há games que simplesmente merecem ser jogados e apreciados mais uma vez. Especialmente quando falamos do que, possivelmente, é a melhor e maior franquia do PlayStation 3.
Os três primeiros capítulos de Uncharted são clássicos absolutos dos videogames, criações da Naughty Dog que, imediatamente, viraram sinônimo de ação e gráficos primorosos. Unindo esses dois elementos, os jogos acabavam simulando a experiência de um legítimo filme de aventura.
Felizmente, com a remasterização que a Bluepoint (a mesma de Golden Abyss, o Uncharted do PlayStation Vita) realizou para o PlayStation 4, tudo que já era bom ficou ainda melhor. O tratamento HD realmente fez muito bem para Nathan Drake e seus amigos.
Não há forma melhor de esperar pelo lançamento de Uncharted 4: A Thief’s End do que revivendo — ou conhecendo! — cada uma das jornadas anteriores. Fazem parte do pacote Drake’s Fortune, Among Thieves e Drake’s Deception.
Apesar de contarem com os mesmos princípios básicos de jogabilidade, cada game é uma experiência única que merece ser curtida ao máximo. Há uma imensa variedade de locações para explorar enquanto Drake faz o seu tour ao redor do mundo, e fica até difícil decidir quais são seus melhores momentos.
Seria a escalada glacial nas gélidas montanhas do Nepal? Quem sabe o duelo contra nativos selvagens em El Dorado? A escapada de um avião em pleno ar, apenas para cair num gigantesco deserto? O chateau em chamas? A escalada de um trem pendurado? Jogar Uncharted é ser marcado por esses e outros momentos inesquecíveis. Personagens e situações cuidadosamente arquitetados para cativar o jogador.
Apesar dos capítulos serem meio curtos , há muitos motivos para revisitá-los. Não apenas para se divertir revendo os incríveis diálogos e interações entre os personagens, mas também para caçar as dezenas de tesouros escondidos nos cantos mais secretos das fases.
A trilha sonora é magistral e parece soar melhor do que nunca na remasterização, casando perfeitamente com o tom de exploração. Nada mais adequado para uma série que abusa das citações à Marco Paulo, Lawrence da Arábia, Francis Drake e outros aventureiros lendários de nossa história.
Infelizmente, as divertidas modalidades multiplayer presentes nos jogos originais foram retiradas da coletânea, talvez num pequeno preço a ser pago em troca dos ajustes gráficos. Pelo menos há uma troca bem justa: quem comprar o jogo poderá curtir o beta do multiplayer de Uncharted 4 assim que ele for disponibilizado na PlayStation Store.
Com mais esse grande lançamento debaixo dos braços, fica ainda mais evidente que a Naughty Dog é uma das desenvolvedoras mais talentosas em atividade, e que os donos de um PlayStation 4 têm muita sorte por poder curtir exclusivamente uma das melhores franquias de todos os tempos.