Se você é um camarada de bom gosto, que curte o melhor do fino humor britânico, provavelmente está familiarizado com nomes como Simon Pegg, Nick Frost e Edgar Wright.
Afinal, o trio explodiu para a fama com a “trilogia do Cornetto”, a nomenclatura extra-oficial dos excelentes Shaun of the Dead, Hot Fuzz e The World’s End. Ou, em traduções no mínimo inusitadas, Todo mundo quase Morto, Chumbo Grosso e Heróis de Ressaca, respectivamente.
O trabalho chamou tanto a atenção que os caras – especialmente Pegg – conseguiram fincar seu nome em grandes produções mainstream de uns tempos pra cá. Mas se engana quem pensa que as aventuras do trio começaram regadas à sorvetes caros e deliciosos.
Seu primeiro trabalho de notoriedade foi Spaced, uma pequena joia das sitcom britânicas. Escrita pelo próprio Pegg, com a ajuda de sua parceira de elenco, a genial e hilária Jessica Stevenson, e contando com a já estilosa direção de Edgar Wright, suas duas temporadas são curtinhas, porém simplesmente brilhantes.
Spaced conta a história de Daisy Steiner (Jessica) e Tim Bisley (Pegg), dois londrinos da classe média, super gente como a gente, vivendo uma vidinha meia boca, tomando pés na bunda e procurando um apê para morar.
Quis o destino que eles viessem a dividir um condomínio com o pirado artista Brian (Mark Heap) e a síndica tarada Marsha Klein (Julia Deakin), sendo visitados frequentemente pelo ex-militar Mike Watt (Nick Frost), velho amigo de Tim.
Mas o cenário aqui é o que menos importa. Com seus 20 e poucos anos, Tim, que quer ser desenhista de quadrinhos, e Daisy, aspirante a escritora, usam cada episódio como uma desculpa para navegar por várias áreas da cultura pop e mostrar como era ser um jovem adulto no começo dos anos 1990, tudo embalado por temas universais de amizade e companheirismo.
Se você acha que the Big Bang Theory é uma série nerd, é porque ainda não viu Tim explicando que Jar Jar Binks faz com que os Ewoks parecem durões como o Shaft!
Longe de anedotas simples e mastigadas, aqui as referências são sutis, cuidadosamente colocadas e planejadas, nunca uma piada fácil.
Então se você gosta de humor inglês e cultura nerd em geral, Spaced é provavelmente seu seriado dos sonhos.
Pode confiar, é tão bom quanto um Cornetto geladinho.