Image default
Críticas Games

SteamWorld Dig 2 nos leva de volta às escavações melhor do que nunca

A franquia SteamWorld começou como um simples jogo do DSi, chamado SteamWorld Tower Defense, mas foi crescendo e hoje é um dos games indies mais conhecidos do mundo. Como a maioria de seus fãs, só fui ouvi falar sobre a série quando o primeiro SteamWorld Dig foi lançado no 3DS, mas foi ao analisar a versão do Wii U que tive a oportunidade de jogá-lo pela primeira vez.

Não demorou muito para que eu me encantasse com o game, assim como aconteceu com milhares de outros jogadores que puderam experimentá-lo no PS4, PS Vita, Xbox One e PC. De lá para cá, tivemos o ótimo SteamWorld Heist, um shooter de estratégia em turnos, mas não dá para negar que um possível SteamWorld Dig 2 era bem mais aguardado. Felizmente, esse dia chegou e podemos dizer que a sequência consegue superar seu antecessor em todos os sentidos.

A verdade é que são tantas novidades e melhorias neste título que é quase como jogar algo totalmente novo, apesar da clara familiaridade. Desta vez, temos Dorothy como nossa steambot protagonista. Para quem não lembra, era ela que oferecia dinheiro pelos minérios e pedras preciosas que encontrávamos em nossas escavações no primeiro jogo.

Agora, ela está à procura de Rusty, que aparentemente desapareceu depois que derrotamos o chefe final na nossa última aventura. É claro que é nosso dever escavar ainda mais e desvendar este mistério. Obviamente, não estaremos simplesmente explorando os mesmo cenários de antes, até porque o mundo subterrâneo de SteamWorld Dig era gerado proceduralmente, enquanto a sequência foi criada manualmente por seus desenvolvedores. Isso garante um visual mais detalhado e caprichado, que é exatamente o que encontramos aqui.

steamworld-dig-2-playreplay

Com isso, temos diversas cavernas, cada uma com seus próprios puzzles, itens secretos, upgrades e desafios. Falando em upgrades, vale mencionar que Dorothy ganha habilidades bem mais interessantes que Rusty conforme você progride: há uma hookshot, uma arma de bombas, um potente martelo, um jetpack e sua confiável picareta, é claro.

Antes podíamos apenas melhorar as habilidades e ferramentas de Rusty, deixando-as mais fortes com uma duração maior, mas agora também de personalizá-las. Durante suas escavações, você encontrará peças de engrenagens que servem para instalar modificações em suas ferramentas. Enquanto as melhorias normais são definitivas, essas modificações servem como pequenos bônus que podem ser adicionadas e removidas a qualquer momento. Desta forma, você usa as engrenagens, mas pode pegá-las de volta para usar em outra modificação quando preferir.

Isso também se ajusta perfeitamente ao seu estilo de jogar, afinal, uma pessoa que gosta de explorar e coletar um monte de recursos pode dar preferência a modificações no seu espaço de inventário e lanterna, enquanto quem gosta de lutar contra todos os inimigos pode simplesmente investir bastante nas modificações de sua armadura e picareta.

Já a duração do jogo é mais do que satisfatória. Se decidir seguir apenas a história do game, você pode completá-lo entre 8 e 10 horas, dependendo de como você joga, é claro. A boa notícia é que para conseguir atingir os 100% do conteúdo, incluindo puzzles, cavernas escondidas e itens secretos, você pode chegar a no mínimo 15 horas de jogo.

Isso definitivamente é uma melhoria em comparação com o seu seu antecessor, que podia ser completado em até 5 horas e não havia tanto o que fazer depois do chefe final. Aliás, como mencionamos chefes, podemos assegurar que você terá vários deles para batalhar em SteamWorld Dig 2. Sem contar que os inimigos normais vão ficando mais desafiantes e resistentes conforme se vai avançando, então você precisará aprender como eles se movimentam e atacam para montar pequenas estratégia de como lidar com cada um.

Outro ponto bem interessante é a possibilidade de desligar a opção do jogo te dizer onde é o próximo objetivo no seu mapa. Isso pode ser ativado e desativado a qualquer momento, mas jogar com este recurso desligado pode ser bem mais emocionante e até nostálgico para quem amava os antigos games no estilo Metroidvania.

No fim, é fácil repetir algo que disse no meu primeiro review de SteamWorld Dig: “este é um dos melhores títulos disponíveis na eShop“. É claro que podemos dizer o mesmo do Steam e da PSN, onde o game também estará disponível para quem ainda não possui um Nintendo Switch.

Feito por uma pequena equipe da Image & Form Games, SteamWorld Dig 2 claramente foi concebido com bastante cuidado e atenção e consegue se destacar entre tantos outros indies e jogos AAA que encontramos por aí. Caso já tenha se aventurado com Rusty no passado, não há motivos para deixar de fazer o mesmo com Dorothy. Agora, se nunca escavou os mundos subterrâneos e misteriosos de SteamWorld, esta é sua melhor chance.

 

SteamWorld Dig 2 – Nota: 4.5/5

Desenvolvedora: Image & Form Games
Plataformas: Nintendo Switch, PS4, PS Vita, PC, Mac e Linux
Plataforma utilizada na análise: PC
Produto cedido para análise: Sim

Related posts

Beta de Sea of Thieves teve início problemático

Luciana Anselmo

Fortnite | Airwaks e RL Grimes vencem o Celebrity Pro-Am 2019

Rodrigo Estevam

Fortnite | WB Games e Epic Games anunciam Congelamento Profundo para Xbox One

Rodrigo Estevam