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Tudo que eu não gostei em Star Wars Os Últimos Jedi

Há pouco tempo, em um site bem, bem próximo… eu postei um artigo com tudo que me incomodou no Episódio VII de Star Wars, O Despertar da Força. Agora é a vez de Os Últimos Jedi passar pelo mesmo escrutínio, até porque o diretor e roteirista Rian Johnson se superou e fez o que parecia impossível: me irritar ainda mais!

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Se quiser uma trilha sonora para acompanhar meus resmungos, eu também fiz um review em vídeo sem spoilers aqui em cima. Agora, daqui para baixo, vai estar tudo LOTADO DE SPOILERS, então cuidado!

Quando escrevi o artigo anterior (Se você não pescou a dica nos links anteriores, eu realmente quero que você o leia), muita gente argumentou comigo, alguns pontos mais racionais do que outros. Como bom amante do debate, jamais descartaria um bom argumento, e o melhor que ouvi foi: “Muita coisa que você está reclamando agora pode ser resolvida no Episódio VIII! Esta nova trilogia de Star Wars está apenas começando, então que tal esperar mais um pouco antes de bater o martelo?”

Muito, muito justo! Sem sarcasmo algum, esta era uma observação perfeitamente razoável e coerente. Era possível, quiçá quase provável, que Os Últimos Jedi gastasse sua incrível metragem (é o filme mais longo em toda a série, afinal) para resolver os problemas deixados pelo filme do JJ Abrams. Ele deveria destruir os problemas, não se unir ao bolo de erros. Trazer equilíbrio aos fãs, não abandoná-los na escuridão! O que deu errado, então? Bom, vamos por partes:

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Vermelho

Já reparou como o vermelho cerca todo o material promocional do filme? Desde o logo de Star Wars, pela primeira vez nesta cor, até as roupas dos personagens nos pôsteres, vermelho é um tema onipresente em Os Últimos JediObviamente não é a cor que eu odeio, mas sim o que ela representa. Em inglês, há uma expressão conhecida como “red herring”, que pode ser traduzida para algo como pista falsa, engano, uma puxada de tapete na audiência.

Check out the brand new poster for #StarWars: #TheLastJedi and watch the trailer tonight.

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E, pelo criador, como o Rian Johnson gosta de red herrings! E não só nos grandes momentos e viradas. Eu realmente tenho dificuldades de lembrar de um diálogo sequer no qual os personagens estejam falando e fazendo exatamente o que alegam ser sua intenção! Não há nada errado em colocar reviravoltas totalmente inesperadas em um filme, mas… ei, que tal respirar um pouco, e tentar dar um pouco mais de sentido a elas? Um dos exemplos mais claros disso é…

Amilyn Holdo

Abençoada seja a Laura Dern. Eu amo essa atriz, mas putz, seu personagem é um desastre. Depois que ela assume o comando da frota da resistência, por algum motivo ela acha que é uma boa ideia esconder o seu plano (super simples, no fim das contas) de todos os membros da Resistência.

Por que, exatamente, ela fez isso? Mais especificamente, por que ela escondeu os planos do Poe, se o próprio filme mostra, no fim, que tanto ela como a Leia adoram o Poe e confiam muito nele? Mais importante, ela sabe como o Poe é impulsivo. Ainda assim, ela “habilmente” prepara todo o terreno para o motim do Poe ao ser uma péssima e omissa comandante sem qualquer razão crível para tanto. Haja estupidez!

Snoke

Aqui temos uma típica situação lose-lose, e uma bela cilada para o próximo filme da série. De um lado, Snoke é um personagem tão terrivelmente patético, vazio e sem carisma que a simples ideia de revê-lo em mais um filme me faz querer vomitar. Há quem diga que ele pode ter feito o mesmo truque de Luke e sequer estar na sala para o combate fatal, mas… por favor, não façam isso.

Por outro lado, se esta for realmente a última vez que o vemos em cena, então ele é um sério candidato não apenas a pior personagem de todo o Star Wars, mas também uma das piores coisas já vistas em qualquer blockbuster. Como alguém que foi mostrado de forma tão imensamente poderosa, a ponto de usar a força mesmo em forma de holograma, não conseguiu notar sequer a verdadeira intenção de Kylo Ren, e ainda menos o sabre se movendo ao seu lado? Aff! Vou odiar se este realmente for seu fim, e vou odiar ainda mais se precisar rever esse pateta em cena no Episódio IX. Isso que é sinuca.

Cavaleiros de Ren

Alguém ainda lembra dos Cavaleiros de Ren? Forte abraço, Cavaleiros de Ren!

Coito interrompido

Outra coisa bem maldita sobre os red herrings mal conduzidos é a forma como eles podem levar ao anti-clímax. Veja, por exemplo, a revelação tosca sobre quem são os verdadeiros pais da Rey. Ora, não há absolutamente nada errado com a ideia de que seus pais não são ninguém importante. Diabos, a gente não faz ideia de quem são os pais de Obi-Wan Kenobi, e isso não o torna menos poderoso e irado.

O problema é quando você faz um baita mistério sobre isso no Episódio VII, dando a entender que os pais da Rey são importantes para a trama, e depois joga tudo no lixo, apenas depois de atiçar sua audiência até um terrível anti clímax. Uma, duas, três vezes Rian Johson flerta em contar a verdade sobre os pais da Rey, apenas para desistir. A mais idiota cena sobre isso acontece no rehash da caverna escura de Império Contra-Ataca, quando Rey mergulha nas trevas para enfrentar sua escuridão pessoal. Lá, uma silhueta se aproxima, vamos finalmente descobrir quem são seus pais… só que não! É apenas mais um entre diversos anti-clímax estúpidos.

A “recompensa” por aturar esse vai-não-vai é descobrir a verdade via Kylo Ren, através de simples diálogos de exposição de roteiro. Uau, que empolgante! Presumo que isso foi feito para testar a audiência: se muita gente reclamar, a Disney deixou uma porta aberta para fazer retcon e, no episódio IX, mandar a cartada do “Kylo Ren estava mentindo”.

R2-D2, o babaca contra-ataca

No texto anterior, eu reclamei da falta de lógica por trás do comportamento do robôzinho. Pobre R2, mal sabia eu que o problema ia muito além, e atendia pelo nome de Darth Disney e seus roteiros porcos! Agora que já temos boa parte das respostas em mãos, fica a pergunta: por que diabos tinha metade de um mapa para encontrar o Luke dentro do R2? Se Os Últimos Jedi deixa algo claro, é que o Luke realmente fez todos os esforços possíveis para sumir e não ser encontrado. E como ele faz isso exatamente? Deixando metade do mapa de sua localização dentro do amigo R2. Que loucura mais sem sentido!

É o Finn da picada

Eu tenho muita, muita pena do John Boyega. O coitado é o meu personagem favorito em O Despertar da Força, e o considero um ator excelente. Mas o que sobrou para ele em Os Últimos Jedi? Apenas protagonizar um arco incrivelmente arrastado no planeta cassino de Canto BightO ato 2 do filme é um tédio só, em grande parte porque ele gasta tempo demais nesse mundo e, depois disso, descobrimos que tudo que aconteceu por lá exerce absolutamente zero de impacto na narrativa geral. Que surpresa, mais um red herring para a lista: você acha que tudo vai se conectar no fim, mas…

Kiss from a Rose

Não há como falar em Finn sem tocar na intragável Rose. De novo, pobre atriz, que não tem culpa nenhuma no arco pífio de personagem que a colocaram para interpretar, mas caramba, o quão chata a Rose consegue ser? Até o ato final, ela até que passava raspando como uma criatura inconveniente padrão Star Wars, mas ela destrói tudo no que, desde já, leva o posto de pior diálogo em toda a franquia.

Se você achava ruim o romance entre Anakin e Padmé falando sobre areia, espere só até ver a Rose impedindo o ataque kamikaze de Finn. “É assim que vamos vencer essa guerra. Não atacando quem odiamos, mas salvando quem amamos”. Corta disso para um raio gigantesco atacando a base da Resistência. Boa, Rose, mais um selinho e a guerra está ganha, de fato.

Isso é Shakespeare em comparação

Harry Pottah

Esse ponto eu não vou elaborar muito não, por ser o mais controverso e subjetivo, mas… alguém mais achou que o filme tem uma estética bem mais próxima de Harry Potter do que de Star Wars? No design do mundo cassino, especialmente, e no tipo de humor e tom da aventura. Quando o Hux sai de cena sendo arrastado, por exemplo, ou naquela corrida com bichos escravizados e torturados, senti uma baita vibe de JK Rowling. E eu não quero isso em Star Wars não, obrigado. Sabe o que eu quero? Luta de sabre e aventura espacial, e sinto que não recebi nem perto o bastante disso.

É pedir demais ouvir um John Williams no talo com lutas empolgantes? Aparentemente, sim

Spaceballs

Logo no começo do filme eu já quis morrer ou me enfiar dentro do balde de pipoca. Que porcaria de diálogo foi aquele entre o Poe e o Hux? E essa palhaçada do Luke arremessando o sabre sobre os ombros? Star Wars sempre teve piadas, mas era outro tipo de humor, mais pastelão e inocente até. Agora os personagens dão piscadinhas para a câmera, e tudo parece uma mistura entre o humor Marvel e paródias do Mel Brooks. Simplesmente inadequado para Star Wars.

O que eu perdi?

Quando O Despertar da Força chega ao fim, a Resistência conquista uma vitória heróica e improvável contra a maléfica Primeira Ordem (cuja origem não foi explicada direito até agora, mas vida que segue). YIPPIIIEEEE!! No entanto, ainda que Os Últimos Jedi comece imediatamente após os eventos vistos no Episódio VII, o que temos é uma Resistência em frangalhos fugindo de uma Primeira Ordem absurdamente fortalecida. Eu… perdi alguma coisa?

Luke

Este vídeo, gravado pelo próprio Mark Hamill, um homem muito mais sábio que eu, diz tudo:

https://www.youtube.com/watch?v=EIY-PsHrj9A

Você pode clicar aqui para conferir toda sua tradução, então eu vou apenas expandir a ideia e apontar o que exatamente me irrita: Como um personagem que abandonou o seu treino em Dagobah para ir socorrer Leia, Han e Chewie; que não desistiu do bem que julgava existir dentro de Vader mesmo quando todos afirmavam o contrário; que redimiu seu pai mesmo ele tendo chacinado crianças e explodido um planeta… como esse mesmo Luke sequer cogitou matar o seu próprio sobrinho?!

O filme comete muitos erros, mas nenhum deles é mais grave do que esse. Nem mesmo quando Luke morre do nada vítima de leve fadiga, ou um infarto do miocárdio!

 

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