Que constrangedor, que constrangedor… Depois de somar competentes 220 milhões de dólares na bilheteria doméstica (EUA) em sua primeira semana, Star Wars Os Últimos Jedi viu seus números despencarem para apenas 68 milhões na segunda semana, uma queda de 152 milhões no faturamento. De cara, isso estabelece o recorde negativo de maior rejeição já vista em qualquer filme da série em toda sua rica e extensa história, mas o estrago vai muito além!
Veja também:
- “Não é o meu Luke”, diz Mark Hamill sobre Os Últimos Jedi
- Confira nosso veredito de Star Wars Os Últimos Jedi
Para fazer uma comparação bem justa (pegando um filme que também estreou na mesmíssima distância do Natal em termos de dia da semana), a queda de 68,8% que The Last Jedi teve na bilheteria é quase idêntica a queda de 68% ostentada por Eragon (lembra dessa bomba? Pois é.) em 2006. 2006, no caso, foi a última vez em que a véspera de Natal caiu em um domingo, e o Natal na segunda feira, exatamente como aconteceu agora com o filme de Rian Johnson. O período festivo, inclusive, pode ser um atenuante para os números desastrosos de Os Últimos Jedi, mas o buraco pode estar ainda mais embaixo.
Confira nosso review do filme no vídeo acima
Seja como for, o fato é que Star Wars Os Últimos Jedi perdeu mais dinheiro bruto entre as primeira e segunda semanas do que qualquer outro filme, em todos os tempos. Enquanto o filme de Rian Johnson perdeu 152 milhões, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 perdeu 121 milhões, e Star Wars O Despertar da Força perdeu 149 milhões.
A diferença entre os Episódios VII e VIII é que, mesmo reciclando o Episódio IV, O Despertar da Força alegrou uma boa parte dos fãs e ganhou um bom boca a boca, permitindo um bom desempenho nas semanas seguinets. Já Os Últimos Jedi irritou parte da base de fãs e, hoje, tem a nada prestigiosa posição de filme pior avaliado pelo público em toda a série Star Wars no Rotten Tomatoes. Ainda assim, só o tempo dirá se o filme vai conseguir ou não dar a volta por cima.