Image default
Cinema Thomas Lá, Dá Cá Últimos Destaques

Shazam! | Como um uniforme “tosco” pode salvar a DC no cinema

Os últimos dias foram bem movimentados para os fãs da DC e do herói Shazam, já que finalmente surgiram as primeiras imagens de bastidores e, ainda que a gente não tenha fotos oficiais da Warner Bros. em mãos até agora, já é possível ter uma boa ideia de como o ator Zachary Levi se parecerá com a devida indumentária heróica.


Veja também:


Caso você não esteja a fim de dar uma moral para a gente e clicar nos links acima para ver o uniforme, vamos ser gentis e mostrar na imagem abaixo o tipo de coisa que teremos que ver na telona quando Shazam! estrear em 5 de abril de 2019:

Zachary Levi como Shazam
Zachary Levi como Shazam

Pronto, agora você sabe. Ainda que apliquem tantos efeitos especiais quanto os vistos no filme do Lanterna Verdade, nosso amigo Zachary Levi está gravando com uma roupinha bem fiel ao visual dos quadrinhos e… bom, talvez fiel até demais?

Para muita gente, é uma regra tácita que simplesmente dar um ctrl c + ctrl v do visual dos quadrinhos diretamente para a telona é, mais do que uma péssima ideia, algo incrivelmente bobo, que destrói a suspensão de descrença e torna a obra alvo de piadas fáceis. É por isso que normalmente vemos os infames “trajes de combate com armadura tática”, aquela desculpa padrão para levar os personagens à telona, honrando suas cores e pegando emprestado algumas ideias de design, mas sem precisar cair no ridículo.

Volte algumas décadas no tempo e você vai descobrir que nem sempre o traje tático foi a regra

Naturalmente, desafiar uma convenção e fórmulas é algo que pode ser ao mesmo tempo corajoso, arriscado e — caso tudo dê errado — burro. Mas vamos fazer um pequeno exercício mental e pensar, por um segundo, sobre o melhor cenário e como tudo pode dar certo. E muito certo!

Afinal, para começo de conversa, não é como se os filmes do DCEU gozassem de grande prestígio entre a crítica e fãs em sua forma atual. Dia após dia, só vemos os filmes da Marvel receberem justos elogios por sua pipoca muito bem produzida, com histórias bem escritas, atores carismáticos e um universo razoavelmente coeso, na medida do possível.

Seria muito fácil botar Zachary Levi em um uniforme do Shazam metido a realista
Seria muito fácil botar Zachary Levi em um uniforme do Shazam metido a realista

Enquanto isso, a DC sofre com filmes pessimamente acabados, com tons contrastantes entre si e visões criativas em choque graças a falta de um comando claro e o pulso firme dos executivos da Warner Bros.. Ora parece que a ideia é honrar o clima dark dos filmes de Christopher Nolan (Homem de Aço e Batman v Superman), ora a ideia parece ser copiar as piadinhas (Liga da Justiça) ou fórmula da Marvel (Mulher Maravilha, praticamente a mesma estrutura de filme do Capitão América).

Ainda não vimos a DC tentar algo totalmente novo, então quem sabe não é isso que o diretor David F. Sandberg está tentando agora? Se a ideia for filmar algo que critica justamente a estagnação criativa da Marvel e a falta de identidade e visão da DC, não haveria forma melhor de começar a aplicar essa visão do que com um uniforme diferente de tudo que vemos nas produções mais recentes, certo?

“Seja como for, o uniforme continua ridículo”, sugere você, leitor de pouca fé. E é verdade. Que bom, então, que o ator principal do filme do Shazam é alguém perfeitamente versado na arte de trabalhar em cima do ridículo. Zachary Levi era simplesmente brilhante na série de comédia e ação Chuck, uma das obras geek mais legais de todos os tempos!

Ele também provou saber trabalhar um tom mais cartunesco ao dublar muito bem a animação Enrolados, e até mesmo ao contracenar com chipmunks virtuais na sequência de Alvin e os Esquilos. Então, seja lá qual for o tom de comédia que Shazam tente levar à telona, é certo que Zachary Levi vai tirar o desafio de letra!

Nestes tempos de tantas fórmulas batidas e ideias sem coragem, saber que Shazam está tentando algo tão fora da curva (ainda que tenhamos apenas fotos de uniforme para sustentar essa ideia por enquanto) me parece uma dica sólida o bastante para ficar otimista e ansioso para as próximas informações sobre o filme.

Ou a Warner Bros. pode começar a se meter demais e estragar tudo mais uma vez… Oremos aos deuses para que isso não aconteça!

Related posts

Fortnite | Todos os desafios do evento 14 Dias de Verão

Rodrigo Estevam

Tokyo Game Show 2020 é oficialmente cancelada; edição digital ainda ocorrerá

Sávio Cross

Fortnite Battle Royale | Onde encontrar os aros de basquete

Luciana Anselmo