Image default
Últimas Notícias

São Paulo receberá museu de videogames em 2015

Apesar de ainda não ter data ou local confirmados, São Paulo abrigará um museu de videogames no início de 2015, chamado Museu do Videogame Itinerante. Outras capitais devem receber a exposição, como Fortaleza, Belém, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

O jornalista, curador e mente por trás de ideia, Cleidson Lima, começou a expor o acervo de 215 aparelhos em 2011, em Campo Grande. O primeiro videogame do mundo, Magnavox Odissey, de 1972, também está na coleção.

Os videogames ficaram expostos por 15 dias em shoppings da capital mato-grossense. Só em 2014, a mostra em um centro comercial da cidade recebeu mais de 160 mil visitantes. Além de expor os aparelhos para quem vai visitar, Lima também dispõe trinta aparelhos para serem jogados: “Não faz sentido expor videogames se as pessoas não podem jogá-los. A diversão está em poder ver c0mo aqueles aparelhos funcionam.”

Lima também é testador de jogos, e pretende mostrar que videogame é arte e também cultura: “As pessoas acham que o videogame surgiu nos anos 80, mas há uma história de 42 anos”. Como colecionador, ele diz não ter a maior coleção brasileira, mas procura encontrar os mais raros: “Eu sempre digo que os aparelhos mais legais estão guardados nos armários das casas dos avós. Os netos levavam os videogames antigos para as casas deles e, com o tempo, deixavam de jogar, e eles sempre guardam tudo.”

Lima ainda afirma que “quanto pior o videogame foi em vendas, melhor para o colecionador”. Os visitantes poderão conhecer de perto, além do Magnavox, o Atari Pong e o Fairchild Channel F, ambos de 1976. A exposição também exibe o Telejogo Philco Ford, de 1977, e o Nintendo Virtual Boy, de 1995. Há raridades como o Coleco Telstar Arcade, de 1977. O console era em formato de triângulo e cada lado tinha um tipo de controle diferente.

Lima conclui: “Embora tenha um carinho muito grande por todos esses videogames, o meu preferido é o Atari 2006. Foi meu primeiro videogame e marcou minha infância”.

Fonte: Veja São Paulo

Related posts

Ontem, hoje e amanhã: A evolução nos roteiros dos jogos de videogame

Eidy Tasaka

Diversão Offline | Game Vault anuncia atrações para o evento

Rodrigo Estevam

The Walking Dead | Telltale anuncia quarta e última temporada da série

Thomas Schulze