Image default
Cinema

Santa velocidade, Batman! Veja as muitas faces do Batmóvel

Ferrari? Lamborghini? Aston Martin? Se engana quem pensa que o carro mais famoso e querido do mundo veio das fábricas de alguma grande montadora.

Seu design pode até ter mudado um bocado com o passar dos anos, mas o amor dos fãs permanece igual desde 1941, quando o veículo foi oficialmente batizado como Batmóvel, na edição 48 da Detective Comics. Antes disso, na edição 27 da mesma publicação, Batman já podia ser visto pilotando um sedã vermelho sem qualquer customização.

De lá para cá acompanhamos diversos visuais, cada um com seus próprios recursos e atrativos. Do mundo dos quadrinhos ao cinema, passando pelos videogames e brinquedos, aqui estão as muitas caras do Batmóvel:

Chamem o Lata Velha

 

Diferente do que muitos imaginam, a primeira versão “em carne e osso” do veículo não surgiu na clássica série de tv estrelada por Adam West, mas sim do trabalho de Forrest Robinson.

O jovem de 23 anos desenhou o projeto e chamou seu jovem colega Len Perham para ajudar a tornar o carro realidade em seu celeiro, adaptando um 1956 Oldsmobile 88. Apesar do glamour questionável, a DC curtiu tanto a ideia que licenciou o veículo, o levando em pequenas turnês pela costa leste norte-americana.

1963

Na-na-na-na-na Batmaaaan

 

Santa nostalgia, Batman! Em 1966 o Morcegão ganhou ainda mais fama ao estrelar uma série de tv de enorme sucesso. Pois é, aquela mesma que tinha o Adam West ostentando uma barriguinha e trocadilhos super charmosos. Além da clássica música tema, fomos apresentados ao mais clássico dos Batmóveis: a maneira mais rápida de chegar à feira da fruta para encontrar a tia do Bátima!

batimaaa

A era de Tim Burton

 

Em 1989, o aclamado cineasta redefiniu para sempre o cinema de super-heróis com sua versão da história do Homem-Morcego. Tão legal quanto a Gotham City com ares góticos (possivelmente a melhor versão da cidade em qualquer mídia) e o brilhante coringa de Jack Nicholson foi o novo Batmóvel. Ele foi tão influente que acabou servindo de base para os próximos filmes.

Eternamente polêmico

 

Aqui o Batmóvel acaba ficando em segundo plano. Compreensível quando a gente tem aquele musicão do Seal na trilha sonora, né?

https://www.youtube.com/watch?v=ateQQc-AgEM

Apesar de dividir bastante a opinião de fãs e críticos, a entrada de Joel Schumacher na série mudou bastante o tom da saga, cortando um bocado da violência e deixando tudo com um ar mais família. Até o Batmóvel ficou mais cartunesco, ganhando uma espécie de asa em seu topo. Qual a utilidade dela mesmo?

forever

Aquele que todo mundo odeia

 

Se Batman Eternamente dividiu o povo, Batman & Robin não teve a mesma sorte. Foi odiado por praticamente todos os pobres coitados que tiveram o azar de ir ao cinema conferir essa desgraça. Com uma recepção tão fria quanto as infames piadas do Senhor Frio, o estilo de Schumacher foi comparado a um verdadeiro carnaval, tamanho o desfile de cores e exageros. Se os uniformes dos heróis sofreram com mamilos, sobrou para o carro ganhar até um neon. Ui!

~

A trilogia e legado de Christopher Nolan

 

Apostando em uma temática mais dark e realista, a trilogia de Nolan precisava de um Batmóvel que fosse, ao mesmo tempo, crível, útil e intimidador. Assim, em 2005, nasceu o híbrido entre carro e tanque de guerra, com uma blindagem capaz de aguentar o maior dos trancos. A ideia acabou influenciando um pouco o Batmóvel de Batman Vs Superman. Vai encarar?

dawn-justice

A vez dos videogames

 

O Batmóvel sempre apareceu nos jogos do morcegão, mas normalmente em papéis de pouco destaque, quase sempre se limitando a recriar o visual visto nos filmes, como na icônica abertura do excelente game 8 bits lançado pela Sunsoft para o NES:

https://www.youtube.com/watch?v=6SHqpnOOGDM

Ainda bem que, de 1989 pra cá, a tecnologia evoluiu um bocado! Assim, Batman: Arkham Knight nos permitiu assumir o controle dessa belezinha:

knight-1024x576

Quem não se empolgou ao assumir o controle – literalmente! – desse novo Batmóvel? Aliás, aproveita e conta pra gente qual sua versão favorita do principal meio de transporte do Batman aqui embaixo:

Related posts

Pantera Negra | Bilheteria do filme supera 1.100 bilhão de dólares

Thomas Schulze

Kevin Smith volta a dirigir Supergirl

Thomas Schulze

Dá um Looke nesse “Netflix brasileiro”

Janaína Pereira