Image default
Últimas Notícias

Sakurai explica por que Chrom não será jogável em Smash Bros.

Durante o Nintendo Direct que confirmou Captain Falcon, Lucina e Robin como personagens jogáveis nos novos Smash Bros. para Wii U e 3DS, muita gente ficou bastante animada — principalmente os fãs da série Fire Emblem. O protagonista de Fire Emblem: Awakenening fez uma rápida aparição no vídeo, e isso foi o suficiente para muita gente (inclusive a gente, aqui no PlayReplay) comemorar a presença de Chrom dentre os lutadores de Super Smash Bros. for Wiiu & 3DS. No final das contas, o rapaz apenas participa do Final Smash de Lucina.

Segundo o Nintendo Life, Masahiro Sakurai, diretor dos novos jogos, falou com o pessoal da revista Famitsu e explicou o motivo de ter deixado Chrom de fora.

Eu joguei Fire Emblem: Awakening por completo e realmente queria incluir um personagem do rico elenco de personagens em Smash Bros. Naturalmente, considerei adicionar Chrom na lista, mas a decisão não foi fácil de qualquer maneira.

 

Ao fim do dia, Chrom acabaria se tornando outro personagem portador de espada, como Marth e Ike. Comparado com os outros personagens, ele carece de qualquer característica única.

 

Por outro lado, quando a idéia de incluir Robin no elenco veio em mente, a concepção desse personagem foi tão fácil que imediatamente já vi como ele funcionaria. Desde os golpes básicos aos especiais, agarrões e arremessos, todos os aspectos de movimento se encaixaram perfeitamente. Não só ele possuía características diferentes dos outros lutadores, como também capturava a essência da série Fire Emblem. Foi perfeito!

 

No fim, se um jogo não é divertido, então não existe razão para faze-lo. Claro que seria muito fácil criar um jogo com vários lutadores com características similares, mas não é assim que eu produzo jogos.

Robin-Chrom-Smash-Bros-PlayReplay

Sakurai também detalhou a decisão de incluir Robin e Lucina nos jogos.

Robin aparece no jogo como um personagem tático e funciona de forma semelhante a um Mystic Knight [um mago-espadachim, em terminologia da série Fire Emblem]. Pensei em utilizar sua natureza completa atribuindo sua habilidade com espada como seus ataques Smash e os tomos mágicos para seus golpes especiais, ou seja, permitir que ele utilize mágica.

 

Seu ataque neutro é a Magia de Trovão, que fica ainda mais poderosa se carregada. Ele utiliza a Magia de Fogo como seu ataque especial lateral e Magia de Vento para recuperação. Apesar de Robin não utilizar Magia das Trevas em FE:A, decidi incluí-lo como seu especial para baixo. Não é a primeira vez que dou aos personagens alguns golpes que eles não utilizam em seus respectivos jogos visando capturar ertos aspectos do jogo original.

 

Também implementei um sistema utilizado em Fire Emblem: Awakening, em que os tomos quebram após serem muito utilizados. Inclusive, inclui um sistema parecido para a Levin Sword, que quebra depois de um certo número de usos. Entretanto, tanto os tomos quanto a espada serão regenerados rapidamente após um certo período de tempo.

 

Lucina utiliza as mesmas técnicas que Marth, um lutador que tenho certeza de que todos já conhecem. Fui tão longe a ponto de deixá-los com força, velocidade e ataques especiais praticamente idênticos.

 

Entretanto, o que diferencia Lucina é o fato de que a força de seus ataques é uniforme ao longo da espada. O estilo de luta de Marth emula a elegância de um esgrimista dando mais dano quando ataca com a ponta de sua espada, mas o dano de Lucina é igualado. Assim, penso que Lucina será mais fácil de controlar do que Marth.

Ike-Marth-Lucina-Smash-Bros-PlayReplay

O diretor ainda revela que Lucina quase foi uma skin alternativa para Marth:

Inicialmente, eu havia considerado incluir Lucina como uma das roupas alternativas de Marth. Afinal, ela tem uma relação próxima com ele em FE:A. Nesses casos, mesmo que os nomes e as vozes sejam de dois personagens diferentes, contanto que eles funcionem da mesma maneira, eu atribuí como trajes alternativos. A Wii Fit Trainner, Villagers e Robin são exemplos desse modelo.

 

Entretanto, mesmo que Lucina compartilhe seu status físico e técnicas com Marth, as características dos seus ataques são diferentes. Quando dois personagens tão semelhantes funcionam de uma forma um pouco diferente, eu dou um espaço separado da lista já que vai afetar os registros de batalha e outros enfeites. Nesse sentido, diria que ela foi muito sortuda de entrar no grupo.

Robin-Lucina-Smash-Bros-PlayReplay

Super Smash Bros. for 3DS chega no dia 3 de outubro desse ano, enquanto a versão para Wii U (que, segundo um rumor, pode vir com um amiibo) deve ser lançada até o final de 2014.