Image default
Games Críticas

Review | Space Invaders Forever traz clássicos em nova coleção

Poucos jogos da era dos arcades clássicos permaneceram tão conhecidos ao longo do tempo quanto o atirador da Taito (hoje pertencente à Square Enix), Space Invaders. Agora, sem a necessidade de fichas de fliperama, o veterano retorna para PlayStation 4 e Nintendo Switch em um compilado de 3 jogos que revivem e reintroduzem o clássico às novas gerações, além de trazer uma nova experiência aos antigos fãs da franquia, com gráficos e sons remasterizados.

A coleção Space Invaders Forever inclui três títulos já pré-existentes: Space Invaders Extreme, Space Invaders Gigamax 4 SE, e Arkanoid vs. Space Invaders. Embora não sejam novos, Arkanoid vs. Space Invaders é o primeiro port do jogo (originalmente para smartphones) no ocidente.

Space Invaders Extreme

O nome não poderia ser mais preciso! Aqui temos a clássica experiência do Space Invaders levada ao extremo: inimigos mais agressivos e diversificados que atiram em você constantemente, enquanto luzes psicodélicas piscam em cenários coloridos e os tiros e explosões adicionam batidas secundárias à trilha sonora conforme seu canhão combate as linhas de aliens invasores.

Space Invaders Extreme

Space Invaders Extreme traz uma mecânica de pontuação muito recompensadora que motiva o jogador a voltar e atingir a perfeição em cada uma das diversas fases, repletas de ondas de inimigos e chefões com design criativo e inteligente.

O jogo também conta com uma variedade de armas e power-ups que são adquiridos ao se derrotar 4 invasores da mesma cor em sequência, além de fases bônus que permitem liberar o Fever Time, que torna seu canhão ainda mais poderoso e aumenta sua pontuação por alguns segundos.

Space Invaders Extreme

Aqueles que dominarem o gameplay básico podem se aventurar no modo Extreme, para desafios ainda maiores, mas com a mesma jogabilidade.

Também existem os modos arcade e freeplay; o modo arcade em que o avanço e a dificuldade dependem da sua pontuação em cada fase. Quanto maior a pontuação, mais desafiador será a próxima fase.

Uma pequena decepção é que, diferente de versões anteriores como a do XBOX 360, essa versão não apresenta suporte multiplayer para competir ou cooperar com outros jogadores. Jogar sozinho ainda é divertido, mas a ausência de um modo multiplayer é definitivamente uma oportunidade jogada fora.

Space Invaders Gigamax 4 SE

Embora o Space Invaders Extreme seja bastante divertido, o jogo foi uma decepção para mim. Ele consiste numa versão 4 jogadores de Space Invaders com uma trilha sonora e design old-school, além de hordas colossais de aliens para derrotar.

Space Invaders Gigamax

As partidas acontecem em três rodadas. Na primeira temos o Space Invaders padrão, num ritmo mais lento. Então os invasores começam a descer de suas linhas aleatoriamente para serem derrotados com três tiros cada.

Por último os jogadores enfrentam um alien gigante como boss round. Caso os aliens cheguem a parte de baixo da tela, o jogo avança para a próxima rodada independente da sua vontade de reiniciar e tentar novamente.

Space Invaders Gigamax

Como single-player o jogo se apresenta muito pouco atrativo. Mesmo no multiplayer a movimentação e o ataque são um tanto travados e, embora seja fiel à jogabilidade limitada do clássico original, não parece valer a pena quando se tem uma outra versão do jogo à disposição, com um gameplay mais suave e otimizado.

Arkanoid vs. Space Invader

Quando penso em jogos mobile, já espero algo que gire em torno de microtransações que envolvem rios de dinheiro para progredir no jogo. Felizmente esse não é o caso de Arkanoid vs. Space Invaders. Esse jogo é um crossover desses dois clássicos da Taito e funciona surpreendentemente bem!

A progressão nas fases é acompanhada pelo desenrolar de um plot simples: alienígenas estão invadindo e você deve impedi-los com sua plataforma-nave Arkanoid! Apesar da simplicidade, o jogo é realmente apreciável.

Space Invaders Arkanoid

Diferente do movimento exclusivamente horizontal do canhão de Space Invaders, aqui a plataforma Arkanoid pode se mover para cima, baixo, esquerda e direita para rebater os ataques dos aliens de volta para eles ou para destruir os blocos que os protegem.

São 150 fases no total, em que você coleta moedas de ouro que podem ser gastas em power-ups em cada rodada ou para desbloquear uma série de novos “personagens” da história de jogos arcade da Taito, Cada um com ataques especiais exclusivos

Space Invaders Arkanoid

Apesar disso, existe um grande contratempo. Todas as interações são feitas via a tela touch, uma vez que ele era um jogo mobile e manteve sua interface original. No Nintendo Switch ele requer que você jogue com console virado de lado, na vertical, o que é um pouco bizarro e cria um certo estranhamento no início.

Space Invaders Forever é uma boa consagração da franquia, celebrando e relembrando sua história. Space Invaders Extreme e Arkanoid vs. Space Invaders são ambos bastante divertidos para aqueles que precisam se ocupar no tempo livre ou em viagens longas, e para esses fins vale muito mais a pena jogar no Nintendo Switch, devido a sua portabilidade. Ambos tem um bom valor de replay e trazem muito mais desafios do que aparentam. Já o Space Invader Gigamax 4 SE dificilmente prenderá sua atenção, o que torna o pacote todo um pouco menos atrativo pela faixa de preço em que se encontra.

Related posts

Steam | Promoção de férias já está no ar!

Luciana Anselmo

Fortnite Battle Royale | Como vencer no MTL Dominação na Discoteca

Rodrigo Estevam

Cyberpunk 2077 | Game tem trailer revelado durante apresentação na E3 2018

Weslley Domingues