Enquanto todos os jogadores do Xbox One comemoravam o anúncio de que o console terá retrocompatibilidade com os jogos do Xbox 360, a galera que optou pelo PlayStation 4 esperava um posicionamento da Sony em relação à sua plataforma. Teria a empresa planos parecidos para o PS4?
Bem, a resposta veio hoje e não é nada animadora. Em uma conversa com o pessoal do Polygon, Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment, revelou que a funcionalidade não está nos planos da empresa.
“A notícia [de que o Xbox One terá retrocompatibilidade] foi interessante, a tecnologia envolvida deve ser desafiadora. Estou interessado em ver a lista de jogos [que serão disponibilizados inicialmente]”

A tal lista refere-se aos primeiros 100 games de Xbox 360 que serão compatíveis com o Xbox One até o fim desse ano, com mais jogos sendo disponibilizados após esse período. Yoshida ainda revelou jogar alguns títulos do X360, aos quais tem muito apreço e investiu muito “tanto emocional quanto financeiramente”.
De toda forma, mesmo com a surpresa e a boa aceitação da notícia sobre o console da Microsoft, Yoshida informou que os planos da Sony para o PS4 continuam os mesmos.
“Nosso anúncio não mudou, não acho que mudaremos nossos planos. O PlayStation 4 não terá retrocompatibilidade”
Segundo a reportagem, o presidente da SCE revelou que a empresa deve manter o foco na criação de novos serviços para o PlayStation 4, deixando para a PlayStation Now a função de trazer ao PS4 alguns títulos de PS3 por streaming pela internet.
“A PlayStation Now funciona muito bem, mas o propósito inicial do projeto era criar um novo serviço pela internet que pudesse levar jogos PlayStation para múltiplos aparelhos incluindo alguns não relacionados à marca PlayStation, como televisores Sony e Samsung. Esse é bom um exemplo de iniciativas de criação e adição de novos serviços”

Mas isso não quer dizer que a Sony não tenha interesse em liberar a retrocompatibilidade no PS4. Segundo Yoshida, não se trata de não querer, mas sim dos empecilhos para se alcançar tal feito.
“Retrocompatibilidade é uma coisa complicada. Não digo que nunca faremos, mas não é algo simples de se fazer. Se fosse fácil, já teríamos feito”
Como dizem por aí, “a esperança é a última que morre”. Vai que dá a louca nos caras e eles resolvem trabalhar dia e noite para nos permitir usar nossos discos de PS3 no PS4? Sonhar não custa nada.