Image default
Literatura

Resenha: Star Wars Um Novo Amanhecer marca o recomeço da saga nas mãos da Disney

Quando a Disney adquiriu os direitos da saga Star Wars de George Lucas, logo tomou uma difícil decisão: engavetar todo o rico e diversificado Universo Expandido, alimentado por histórias incríveis em livros, HQs e até videogames, e dar início a um novo universo cânone.

Desta forma, grandes tramas da série, como os jogos Star Wars: Knights of the Old Republic e Star Wars: The Force Unleashed, além de ótimos livros como Kenobi e a Trilogia Thrawn, foram movidos para o selo Legends, sendo então considerados lendas dentro do universo criado por Lucas na década de 1970.

Agora, com Star Wars – Um Novo Amanhecer, John Jackson Miller (também autor de Kenobi) tem a dura tarefa de dar o pontapé inicial no novo canon da série, agora sob a batuta da Disney. E ele se sai muito bem na tarefa.

O título Um Novo Amanhecer marca não apenas um “novo começo” para o universo expandido de Star Wars, mas também se refere à trama do livro, que nos apresenta a Kanan Jarrus e Hera Syndulla, os protagonistas da animação Star Wars Rebels, exibida no canal DisneyXD.

star-wars-um-novo-amanhecer-02

Se desenrolando 10 anos depois de Star Wars: A Vingança dos Sith e cinco anos antes de Rebels, Um Novo Amanhecer nos coloca no encalço de Kanan, um jovem homem que não consegue ficar no mesmo lugar por muito tempo. De temperamento difícil, sarcástico e dono de uma paciência bem pequena, Kanan sempre acaba rumando para outro planeta quando as coisas começam a esquentar demais (ou perdem totalmente a graça), dando logo um jeito de descolar um emprego em outro mundo, onde pode fixar residência (temporária) em algum bar ou nave — além de arrumar mais encrenca.

Mas a verdade é que o rapaz guarda consigo um grande segredo: Kanan é um padawan foragido e, até onde se sabe, um dos poucos Jedi a sobreviver à Ordem 66. Para se manter em segurança e evitar ser descoberto pelo Império Galáctico, Kanan esconde suas origens (tendo, inclusive, trocado de nome) e evita ao máximo utilizar suas habilidades da Força e seu sabre de luz.

Veja também:

– Resenha: Star Wars: Marcas da Guerra

Já Hera é a filha do famoso Cham Syndulla, e acabou puxando do pai a tendência rebelde. A inteligente, habilidosa e bela Twi’lek está a caminho de encontrar um informante que poderia dar a ela uma potencial informação para combater o império.

A trama de Um Novo Amanhecer se desenrola em Gorse, um planeta industrial que de um lado vive um eterno dia e do outro, uma eterna noite, quando a nave Ultimatum do Imperio Galáctico chega para uma inspeção surpresa.

Depois de uma rápida demonstração de “tratamento padrão império”, o Conde Vidian, um ciborgue enviado pelo próprio Imperador Palpatine, começa a trabalhar para otimizar a extração de um minério extremamente importante (e perigoso), utilizado na construção da frota imperial, de Cynda, a magnífica lua de Gorse.

star-wars-um-novo-amanhecer-01

Depois de alguns probleminhas ocasionados pela presença do Império em Cynda e causados em grande parte por Skelly, um minerador de boa intenção que só quer avisar ao Conde o quão perigosa é a extração do minério na lua, Kanan acaba finalmente cruzando o caminho de Hera e a dupla junta forças em uma história que começa devagar, mas de repente acelera e se torna uma leitura agradável, divertida e empolgante.

Além de nos apresentar de forma extremamente competente e bem escrita ao novo cânone da série, Star Wars – Um Novo Amanhecer também é responsável por introduzir personagens marcantes, como a capitã da Ultimatum Rae Sloane, o próprio Conde Vidian e a agente de vigilância Zaluna, como também por nos “mostrar” cenas icônicas que após a leitura ficam marcadas na memória.

Se você quer aproveitar que o novo cânone ainda é relativamente novo e mergulhar não apenas nas animações (como a já citada Star Wars Rebels) e histórias em quadrinhos, este livro é uma ótima opção. E não apenas porque é primeiro título do novo universo expandido. Star Wars – Um Novo Amanhecer é uma leitura tão gratificante que vai te fazer querer mergulhar de cabeça em tudo o que Star Wars tiver para oferecer.

star-wars-rebeldes-logo-playreplay

Star Wars – Um Novo Amanhecer – Nota: 4/5

Autor: John Jackson Miller
Editora: Aleph

Related posts

Solo: Uma História Star Wars | Disney divulga trailer do blu-ray e DVD

Thomas Schulze

Conheça Star Wars Rebels, a animação de Star Wars que você já devia estar assistindo

Rodrigo Estevam

Veremos um Saw Guerrera mais extremista no ano 4 de Rebels

Thomas Schulze