Image default
Música Últimos Destaques

5 Clipes essenciais: Radiohead

Todo sábado o PlayReplay prepara uma seleção de músicas incríveis para embalar o seu final de semana. A banda da vez é o Radiohead, possivelmente o nome mais importante do rock alternativo nos anos 1990 e 2000. Além de ter gravado OK Computer, um dos melhores álbuns da história, a trupe de Thom Yorke é conhecida por desafiar convenções e quebrar barreiras sonoras. 5 clipes são pouco para narrar sua história, mas tentamos pegar um de cada diferente era da banda!

 

Veja também:

Creep

Na esteira do grunge, o primeiro trabalho do Radiohead, Pablo Honey (1993), mostrava uma banda até bem padrão para a época, que alternava riffs empolgantes com baladas na guitarra. Mas seu single principal, o carro chefe Creep, já dava claros sinais de que havia algo de especial na guitarra de Greenwood e nos vocais de Yorke. Veio o sucesso, e com ele a missão de provar que a banda não seria mais um one hit wonder.

Fake Plastic Trees

Em 1995 o Radiohead provou que não se intimidaria pela pressão da gravadora e de seus novos fãs, e lançou o incrível The Bends. Ao mesmo tempo em que a linda Fake Plastic Trees ganhou as rádios, músicas como High And Dry serviram e servem até hoje de esqueleto para a carreira de outras bandas de sucesso. Yellow, o primeiro hit do Coldplay, deve muito à The Bends.

Karma Police

1997 foi o ano em que a magia aconteceu, e o Radiohead cruzou a linha entre as grandes bandas e as lendárias. Com um disco praticamente perfeito do começo ao fim, seu nome foi eternizado na história do rock. As composições de Yorke sobre sua paranóia tecnológica e falência moral da sociedade viraram hino de geração, e o clássico clipe de Karma Police sintetiza bem tudo isso.

There There

Depois do gigantesco sucesso de público e crítica, a banda poderia se acomodar e lançar mais do mesmo até hoje. Ao invés disso, ganhamos dois cds ótimos e bem experimentais, com Kid A (2000) e Amnesiac (2001). Mesmo dotados de algumas das melhores faixas da banda, foi apenas em Hail to the Thief (2003) que eles voltaram a ter certa atenção no mainstream. O single There There tocava bastante na saudosa MTV:

Daydreaming

Ainda que volta e meia o nome do Radiohead apareça na grande mídia, o fato é que, depois de OK Computer, a banda parece ter ficado satisfeita com seu status de música de nicho, com milhões de fãs apaixonados e performances arrebatadores em festivais, mas sem o deslumbre e luxos do mundo da fama. In Rainbows (2007), The King of Limbs (2011) e A Moon Shaped Pool (2016) saíram todos sem estardalhaço, mas os fãs do Radiohead estão sempre dispostos a descer pelo buraco do coelho, curiosos para saber qual caminho a criatividade sem limites da banda vai trilhar!

Related posts

St. Vincent lança o clipe de Los Angeless

Thomas Schulze

5 Clipes essenciais: Paul McCartney

Thomas Schulze

Charli XCX | 5 In The Morning ganha clipe

Thomas Schulze