Muitos devem se lembrar da época que a Epic Games liberou o modo Battle Royale de Fortnite totalmente de graça no ano passado, o que aconteceu durante o auge do sucesso de PlayerUnknown’s Battlegrounds.
Veja também:
- PUBG | Versão mobile já conta com 10 milhões de usuários
- Fortnite Battle Royale | Onde encontrar e como usar a Mochila a Jato
É claro que isso fez muita gente se questionar se Fortnite não passava de uma mera cópia do que PUBG já estava fazendo, o que incluiu os próprios desenvolvedores de PUBG.
Na época, a PUBG Corp. até mencionou que tomaria todas as medidas legais para lidar com possíveis problemas de copyright do jogo, especialmente porque PlayerUnknown’s Battlegrounds foi desenvolvido com a Unreal Engine, ferramenta criada por ninguém menos do que a Epic Games.
De acordo com a PUBG Corp, a Epic Games poderia ter se aproveitado disso na hora de desenvolver Fortnite Battle Royale, inclusive ao ocultar certos aprimoramentos da engine para beneficiar seu próprio jogo em comparação a PUBG.
Muitos fãs levaram as acusações e ameaças de processo pelo lado negativo e pareceu que a própria PUBG Corp tinha esquecido o assunto nos meses seguintes.
Só que agora ficou claro que este não foi o caso, já que a PUBG Corp. realmente abriu um processo contra a Epic Games em janeiro deste ano na Coréia do Sul (onde a desenvolvedora se encontra).
O processo ficou público recentemente e, ao que tudo indica, a PUBG Corp. está quer saber se as similaridades entre PlayerUnknown’s Battlegrounds e Fortnite Battle Royale constituem em algum tipo de violação de direitos autorais.
O interessante é que isso está acontecendo no mesmo período em que a Epic Games está se preparando para lançar Fortnite nos famosos cybercafes na Coréia do Sul, o que certamente aumentará muito mais a sua popularidade.
Vale lembrar que o sucesso de PUBG caiu consideravelmente conforme Fortnite ia conquistando mais fãs ao redor do mundo.
Atualmente, o número de usuários ativos de PUBG está praticamente na metade do que costumava ter e muitos jogadores reclamam dos diversos problemas de performance que ainda encontram no game.
Por enquanto não há muitas informações sobre o andamento geral do processo, mas considerando as enormes diferenças de estilo e mecânicas dos dois jogos, é difícil ver a possibilidade de uma vitória para os desenvolvedores de PUBG.