Nessa era digital, muitas são as ameaças que colocam em risco a pureza e o bem-estar de crianças, adolescentes e jovens. A presença de traficantes e usuários de drogas nas salas de aulas de muitas escolas, a ação de assediadores que fazem bullying físico e virtual, a influência de jovens com valores distantes ou contrários aos valores da família, relacionamentos amorosos abusivos ou que não foram autorizados pelos pais, comportamentos de risco ligados à delinquência juvenil, etc. Que respostas a avançada tecnologia atual oferece para conter essas agressões e outras ameaças do mundo moderno?!
Tecnologia Avançada para Proteção e Monitoramento
Um Spy App é um aplicativo espião de celular ou seja, um aplicativo de monitoramento que funciona com perfeição no sistema Android. Esse tipo de aplicativo, uma vez instalado no dispositivo que vai ser monitorado, passa a enviar os dados coletados no smartphone alvo disponibilizando-as para a pessoa que contratou o serviço. Que tipo de dados, informações e atividades são registradas?
Em síntese, um aplicativo de monitoramento “top” como o mSpy (uma das melhores alternativas disponíveis no mercado) pode monitorar todas as atividades exercidas com o smartphone independente do aplicativo que esteja sendo utilizado.
- Conversas via WhatsApp, Telegram, Messenger, SMS, etc.
- Monitoramento de chamadas e o bloqueio de números indesejáveis.
- A localização do aparelho via GPS e geo-proximidade
- Aplicativos instalados e a possibilidade de bloquear a instalação de determinados aplicativos.
- Visualização de fotos e vídeos enviados e recebidos.
- Histórico de navegação, as palavras chave utilizadas.
- Leitura de e-mails enviados e recebidos.
Trata-se de uma gama de informações ampla que possibilita aos pais investigar com muito sucesso o motivo de uma eventual mudança comportamental. Nos casos de assédio, proximidade com drogas, bullying, quanto mais no início for detectado, melhor será o prognóstico para superar o problema e menos graves serão as possíveis sequelas.
A realidade do cyberbullying no Brasil
Uma pesquisa realizada recentemente no Brasil revelou que o assédio (bullying) e agressões entre jovens é um fenômeno muito mais frequente e recorrente do que imaginamos. No levantamento realizado pela Intel Security com 507 jovens foi descoberto que:
- 66% dos jovens entrevistados relataram já ter testemunhado casos de agressão pela internet
- 21% desses jovens afirmam já terem sido vítimas de assédio virtual (cyberbullying)
- 24% dos entrevistados relataram terem feito a prática de bullying com alguém.
Como o leitor deve perceber, trata-se de uma realidade sorrateira com potencial de produzir sequelas graves na psique de um jovem vítima desse tipo de agressão. Não apenas o jovem agredido necessita de apoio, mas o próprio jovem agressor precisa ser orientado e cuidado para que possa superar essa tendência de agredir e assediar. Nesse sentido, aplicativos como o mSpy são de grande valia tornando possível que pais e responsáveis compreendam rapidamente o que está se passando e possam agir de maneira protetora e construtiva.