Image default
Games Guias

Pokémon GO | Guia do Iniciante Parte 3: Ítens

♫ “Atravessar o mundo para entender o poder que existe dentro de você!”

No nosso Guia do Iniciante, nós já vimos as melhores dicas para capturar e evoluir seus Pokémon e, claro, já deu pra perceber que não é uma tarefa fácil. Então, é hora de facilitar a nossa vida em Pokémon GO e aprender a usar os ítens que vão te ajudar a ser um treinador ainda melhor. Além disso, vamos conhecer todos os benefícios que os PokéStops podem oferecer e alguns truques que o mundo real pode te dar dentro das caçadas virtuais ― afinal, ainda estamos falando de um jogo de realidade aumentada, não é? Gotta catch ‘em all!


Usando ítens

O que seria de um treinador Pokémon sem seus equipamentos? No jogo, existem vários ítens a sua disposição para ajudar nas capturas e nas batalhas com os monstrinhos. Alguns deles podem ser adquiridos com PokéCoins, enquanto outros só podem ser conseguidos em PokéStops. Vamos conhecer um pouco sobre cada um e algumas dicas para aproveitá-los melhor.

pokemongo-pokeballAh, as Pokébolas, os objetos mais importantes de um treinador. É com elas que você pode capturar os monstrinhos que achar por aí e levá-los com você. É sempre bom manter um bom estoque delas para não perder nenhum Pokémon raro que encontrar pelo caminho; por mais que, no começo do jogo, pareça que elas vão durar para sempre, elas podem acabar em algum momento. Você pode comprá-las usando PokéCoins, mas praticamente toda PokéStop vai te dar algumas quando passar por elas.

pokemongo-greatball Entretanto, alguns Pokémon são fortes o suficiente para fugir das Pokébolas comuns, mesmo depois de um lançamento perfeito. É por isso que existem outras categorias destes objetos de captura: Great Balls e Ultra Balls, disponíveis para treinadores a partir do nível 12 e 20, respectivamente. Elas aumentam muito a chance da captura de um Pokémon, mas são bem mais raras que as comuns, além de só poderem ser adquiridas ao subir de nível ou com muita sorte em um PokéStop. Por isso, use-as com sabedoria!

pokemongo-razzberryPara ajudar nas capturas, você também tem, como opção, usar uma Razz Berry, que fica disponível aos treinadores a partir do nível 8. Usando uma delas enquanto tenta pegar um Pokémon, você diminui a dificuldade de captura e, portanto, consegue pegar monstrinhos ainda mais fortes e raros ― elas só duram um lançamento, ou seja, se errar, terá de usar outra Berry para manter o efeito. É sempre bom lembrar que elas não podem ser compradas e você as consegue apenas subindo de nível ou passando por algum PokéStop. Para ativá-la durante a captura (ou trocar de Pokébola), toque no ícone de mochila, no canto inferior direito.

dica-de-treinadorDica de Treinador: um dos ítens que você ganha desde o começo do jogo (e que pode ser usado o quanto quiser) é uma câmera, para que você tire fotos dos Pokémon que encontra por aí. É só tocar no ícone de câmera, que fica no canto inferior direito da tela.

pokemongo-bagupgradeDepois de tanto capturar, é sempre bom ter lugar para guardar seus Pokémon, não é mesmo? Infelizmente, esse espaço não é infinito e, uma hora, pode não caber mais um monstrinho novo; no começo do jogo, você pode carregar até 250 Pokémon e 9 ovos ao mesmo tempo. Para aumentar a capacidade, você pode comprar um Pokémon Storage Upgrade usando PokéCoins: a cada melhoria, você poderá levar consigo mais 50 Pokémon. Para seus ítens, funciona da mesma forma e você só pode carregar 350 deles no começo do jogo. Adquirindo um Bag Upgrade, também com PokéCoins, a capacidade aumenta em mais 50 ítens.

pokemongo-incenseSe você é um treinador que tem dificuldades (ou preguiça) encontrando monstrinhos selvagens, também existem ítens para te ajudar nisso, como o Incense. Ativando um deles, a quantidade de Pokémon que aparecerão no mapa, a sua volta, aumentará consideravelmente durante 30 minutos. É uma ótima pedida para quando quiser reservar um tempo para capturar por aí. Você consegue esse ítem subindo de nível ou comprando com PokéCoins, então, use-os com sabedoria.

dica-de-treinadorDica de Treinador: por mais que não possa parecer, a melhor maneira de usar um Incense não é ficando parado no mesmo lugar. Quando ativar o ítem, continue andando, nem que seja em círculos, para que o tempo de recarga dele diminua e, consequentemente, seu bônus dure mais.

pokemongo-luremoduleO outro ítem que pode te ajudar nesses casos é um Lure Module, que funciona de uma forma bem parecida com o Incense, mas com um diferencial: você ativa ele em um PokéStop e os monstrinhos serão atraídos para aquele local no mapa com mais intensidade durante 30 minutos. O mais legal é que todos os jogadores que passarem por ali são beneficiados também, inclusive você ― quando um PokéStop estiver com pétalas rosas no mapa, ele está sob efeito do ítem. Os Lure Modules também são conseguidos subindo de nível ou comprando com PokéCoins.

dica-de-treinadorDica de Treinador: Lure Modules são ótimos mesmo, mas são custosos de se conseguir. Por isso, se estiver a fim de passar várias horas caçando Pokémon, chame seus amigos! Como o efeito desse ítem vale para todos os jogadores que estiverem perto, vocês podem gastar menos ítens individualmente se cada um ativar um Module seu e, no fim, vão aproveitar vários momentos de bônus.

pokemongo-luckyeggDepois de tantas capturas, você deve ter conseguidos vários pontos de experiência… mas, com um Lucky Egg, essa quantidade poderia ter sido bem maior! Esse ítem dobra a quantidade de XP que você ganhar por 30 minutos (mesmo que você não esteja com o aplicativo aberto), independente de como você os conseguiu; ou seja, não importa se você capturou, batalhou ou evoluiu, a quantidade de pontos é multiplicada por 2 usando o Lucky Egg. Um dos ítens mais raros da sua jornada, pouquíssimos são dados subindo de nível, mas eles podem ser comprados com PokéCoins.


dica-de-treinadorDica de Treinador:
a melhor forma de usar Lucky Eggs é antes de evoluir Pokémon, dado a alta quantidade de XP que essa ação dá ao treinador ― e os melhores para conseguir mais XP são os que precisam de menos Candies. Se precisar de ajuda para chegar na eficiência máxima, o site PidgeyCalc calcula quantos Pokémon precisam ser transferidos ao Professor, quantos você conseguirá evoluir e quanto XP tudo resultará.

pokemongo-potionÉ claro que também existem ítens para serem usados após as batalhas! O mais comum deles é a Potion, que aparece após o nível 5 e tem uma função relativamente simples: recuperar vida do seu Pokémon se ele se machucou em uma luta. Um ítem desses é capaz de curar 20 HP do seu monstrinho, mas existem outras versões mais poderosas desse “elixir”: a Super Potion (nível 10) recupera 50 HP, a Hyper Potion (nível 15) recupera 200 HP e a Max Potion (nível 25) recupera o HP por completo! Elas podem ser conseguidas subindo de nível ou passando por PokéStops (ou seja, não é possível comprá-las).

pokemongo-reviveCaso você tenha chegado tarde demais e o seu Pokémon tenha ficado desamaiado após uma árdua batalha, você pode, a partir do nível 5, usar um Revive e trazê-lo para batalhar novamente, com metade do seu HP. É importante dizer que esse ítem só pode ser usado quando o monstrinho estiver realmente desmaiado; se ele estiver apenas com HP baixo, você terá de usar várias Potions. Uma versão mais poderosa desse ítem, o Max Revive, traz seu Pokémon de volta com a vida completamente cheia e é liberado no nível 30. Não é possível comprá-los também, então, apenas subindo de nível ou em PokéStops.

Encontrando PokéStops

pokemongo-pokestop

Todo treinador merece um lugar no mundo para descansar, bater um papo e recuperar as energias. No caso dos jogadores de Pokémon GO, existem milhares destes locais espalhados pelo mundo e se chama PokéStops. Uma espécie de “ponto de encontro”, eles ficam localizados em pontos especiais do mapa ― praças, monumentos, construções características, pontos históricos e obras de arte ― e podem oferecer vários benefícios para um treinador.

dica-de-treinadorDica de Treinador: não encontrou muitos PokéStops perto de onde você mora ou até na sua cidade? Mesmo que tenha um local em potencial para isso? Você pode sugerir que ele se torne um PokéStop ou um ginásio, usando esse formulário disponibilizado pela desenvolvedora do app, a Niantic.

O principal deles, claro, é conseguir alguns ítens de graça, inclusive aqueles que só podem ser ganhos passando por eles (como Potions, Revives, Great Balls e Ultra Balls). Para isso, é só ficar do lado de um ponto especial no mundo real, entrando no raio de interação do PokéStop. Depois disso, toque nele no mapa e passe o dedo várias vezes pelo Photo Disc, o disco com a foto do lugar onde você está. Os ítens vão aparecer em bolhas na tela: é só tocar nelas que elas irão à sua mochila. Depois de coletá-los, cinco minutos são necessários para que você possa pegar mais ítens no mesmo PokéStop.

dica-de-treinadorDica de Treinador: diferente dos Pokémon selvagens, você precisa estar no raio de um PokéStop durante todo o tempo em que estiver acessando o seu Photo Disc. Se estiver passando de carro ou transporte público, não se chateie se, antes de pegar seus ítens, o PokéStop sumir da sua tela.

Eles também servem como local para encontrar outros treinadores, trocar experiências e, quem sabe, aproveitar uma coisa diferente que você não conhecia da cidade onde você está. Além disso, claro, é perto de um PokéStop que você vai poder aproveitar todos os benefícios de um Lure Module. Então, descubra logo onde estão esses pontos nas cidades onde você vai caçar Pokémon e facilite a sua vida como jogador.

Entendendo o “mundo real”

A grande graça de Pokémon GO é ele não ser um jogo normal da franquia, mas um jogo de realidade aumentada. E o que isso significa? Quer dizer que ele usa o nosso mundo real como base para construir todas as mecânicas do game e podemos dizer que eles aproveitaram bem essa ideia. Para ser um bom treinador aqui, você também precisa conhecer bem onde está. Literalmente.

O mapa do aplicativo tem uma função muito legal para ajudá-lo a se localizar: a seção Nearby, que fica no canto inferior direito da tela. Tocando nele, você pode ver quais Pokémon estão perto da sua localização atual e que você pode encontrá-los se andar um pouco por aí. É bom para saber para se preparar: um treinador prevenido é sempre um bom treinador!

dica-de-treinadorDica de Treinador: não se assuste se aparecer apenas a sombra de um Pokémon na seção Nearby. Isso quer dizer que você ainda não o registrou na Pokédex, então, dê uma atenção especial para ele e procure-o!

Para aumentar mais a imersão no jogo, certos tipos de Pokémon tem uma maior chance de aparecerem em certas condições de horário, clima, vegetação e construções. Por mais que as informações não estejam completamente confirmadas, já podem servir de diretrizes para suas capturas:

  • Fogo: áreas residenciais, áreas urbanas, fazendas, subúrbios, climas quentes e áridos
  • Água: corpos d’água, pântanos, parques, praças, praias
  • Grama: parques, praças, áreas com grama, áreas verdes
  • Normal: áreas residenciais, universidades/escolas, áreas urbanas em geral
  • Elétrico: climas áridos, universidades/escolas, praias
  • Terra: subúrbios, parques, praças, climas quentes e áridos
  • Pedra: fazendas, campos abertos, subúrbios
  • Psíquico: áreas com grama, áreas residenciais à noite, hospitais
  • Venenoso: áreas industriais, pântanos, lagos
  • Fantasma: à noite
  • Inseto: áreas com grama, lagos, áreas urbanas
  • Fada: praias, pontos turísticos, à tarde
  • Lutador: subúrbios, estacionamentos
  • Gelo: corpos d’água, áreas com grama, raridade relativamente alta
  • Dragão: corpos d’água, áreas com grama, raridade relativamente alta

 

Outro rumor pode deixar os que queriam completar a sua Pokédex um pouco chateados: tudo indica que certos Pokémon são exclusivos de cada continente e só podem ser capturados ali (entretanto, ovos deles ainda podem ser coletados em todo o mundo):

Tauros (América do Norte), Mr. Mime (Europa), Farfetch'd (Ásia) e Kangaskhan (Oceania): os Pokémon exclusivos de cada continente.
Tauros (América do Norte), Mr. Mime (Europa), Farfetch’d (Ásia) e Kangaskhan (Oceania): os Pokémon exclusivos de cada continente.

dica-de-treinadorDica de Treinador: alguns Pokémon lendários e ultra raros (Ditto, Articuno, Moltres, Zapdos, Mew e Mewtwo) ainda não foram vistos no jogo, mas seus números estão registrados na Pokédex. Então, fique ligado que, em breve, deveremos saber como capturá-los.


Gostou das nossas dicas para treinadores em Pokémon GO? Tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores? Deixe aí nos comentários!

Agora, continue as suas lições, jovem treinador, com as outras partes do nosso Guia do Iniciante:

Related posts

Fortnite Battle Royale | Onde encontrar um Submarino

Rodrigo Estevam

Fortnite Battle Royale | Onde encontrar os Balões Dourados

Rodrigo Estevam

Fortnite Battle Royale | Veja a localização de todos os Quadros de Palhaço de Parque

Rodrigo Estevam