Image default
Games Guias

Pokémon GO | Guia do Iniciante Parte 5: Ginásios

♫ “Mas ainda temos que pegar… para ser, dos mestres, o melhor!”

Depois de capturar e treinar seus Pokémon, depois de usar itens e incubar ovos para formar a melhor equipe de todas, é hora de sair por aí percorrendo os ginásios do planeta! Na nossa quinta parte do Guia do Iniciante, vamos focar nessas construções virtuais que trazem tanto prestígio para um jogador de Pokémon GO. Você vai descobrir qual é a equipe que mais se identifica com você, como defender os ginásios com seus Pokémon e, claro, como ser batalhar com seus monstrinhos. Gotta catch ‘em all!


Escolhendo sua equipe

Logo quando chegar no nível de treinador 5, você será convidado a participar de uma das três grandes equipes de treinadores em Pokémon GO. Cada uma tem um assistente do Professor Willow como líder, uma cor, uma ave lendária como símbolo e uma filosofia de como tratar os Pokémon e sobre o que eles representam na vida dos treinadores. É bom ter cuidado na hora de tomar essa decisão, pois ainda não é possível trocar a sua equipe no jogo. Conheça as equipes e descubra qual delas mais tem a ver com você:

pokemongo-teamvalorTEAM VALOR

Liderado por Candela e tendo Moltres como ave lendária característica, o Team Valor preza pelo treinamento e pela força. Sua líder está estudando formas de aumentar o poder dos Pokémon para encontrar a sua verdadeira força.

“Eu sou Candela — líder do Team Valor! Os Pokémon são mais fortes que os humanos, e eles são afetuosos também! Eu estou pesquisando maneiras de aumentar o poder natural dos Pokémon na busca da verdadeira força. Não há dúvidas de que os Pokémon que nossa equipe treinou são os mais fortes em batalha! Você está pronto?”

pokemongo-teaminstinctTEAM INSTINCT

Com a ave lendária Zapdos e Spark na frente da equipe, o Team Instinct acredita no instinto dos treinadores e de seus Pokémon. Seu líder estuda a intuição dos monstrinhos e sua relação com a incubação de seus ovos.

“Hey! O meu nome é Spark — o líder do Team Instinct. Os Pokémon são criaturas com uma excelente intuição. Eu aposto que o segredo para a intuição deles está relacionada com a forma como eles são incubados. Venha e se junte à minha equipe! Você nunca perde quando confia nos seus instintos!”

pokemongo-teammysticTEAM MYSTIC

A assistente Blanche e a ave lendária Articuno são os que guiam a Team Mystic, que focam na evolução como chave. Eles acreditam que uma análise fria e sensata levará os treinadores à vitória.

“Eu sou Blanche, líder do Team Mystic. A sabedoria dos Pokémon é imensuravelmente profunda. Eu estou pesquisando o porquê deles evoluírem. Minha equipe? Com as nossas calmas análises, feitas diante de qualquer situação, nós não podemos perder!”

 

E aí, já sabe de qual equipe vai fazer parte? É só escolher uma e entrar dentro do mundo dos ginásios em Pokémon GO.

Defendendo ginásios

pokemongo-ginasio

Quando escolher a sua equipe, você já estará apto a encontrar os ginásios no mapa. Existem dois estados dessa construção: os ginásios amigos, ou seja, os que estão sendo liderados pela sua equipe, e os ginásios inimigos, que estão sendo controlados pelas equipes inimigas. A grande graça dos ginásios em GO é exatamente essa: a disputa das equipes para ser a que mais controla ginásios em uma cidade (ou, quem sabe, em um país!). Logo, existem duas ações básicas que podem ser feitas em um ginásio: atacá-lo para tentar tomar o controle ou defendê-lo e manter o domínio.

A informação mais importante de um ginásio é o seu Prestige (prestígio). Quanto maior ele for, maior o poder da equipe que o domina naquele ginásio e, se ele chegar a zero, o seu controle é passado para outra equipe. Para definir o prestígio de um ginásio, ele acumula Prestige Points, um tipo de ponto bem parecido com os XP dos treinadores, já que ele também define o nível do ginásio. O nível do ginásio define quantos Pokémon podem ficar defendendo-o ao mesmo tempo um ginásio nível 4 pode ter até 4 Pokémon defendendo o domínio daquela equipe. Veja quantos pontos o ginásio precisa para alcançar cada nível:

  • Nível 1: 0 Prestige Points / 1 Pokémon
  • Nível 2: 2000 Prestige Points / 2 Pokémon
  • Nível 3: 4000 Prestige Points / 3 Pokémon
  • Nível 4: 8000 Prestige Points / 4 Pokémon
  • Nível 5: 12000 Prestige Points / 5 Pokémon
  • Nível 6: 16000 Prestige Points / 6 Pokémon
  • Nível 7: 20000 Prestige Points / 7 Pokémon
  • Nível 8: 30000 Prestige Points / 8 Pokémon
  • Nível 9: 40000 Prestige Points / 9 Pokémon
  • Nível 10: 50000 Prestige Points / 10 Pokémon
Na parte de cima da tela, você pode ver o nome do ginásio, a foto do lugar, o nível do ginásio e quantos Prestige Points ele tem.
Na parte de cima da tela, você pode ver o nome do ginásio, a foto do lugar, o nível do ginásio e quantos Prestige Points ele tem.

Para ajudar a fortalecer o seu ginásio, você pode treinar seus Pokémon nele, ou seja, lutar contra os Pokémon de um ginásio amigo para que ele ganhe Prestige Points. Para isso, vá aos arredores de um ginásio amigo, toque nele no mapa do jogo e clique no ícone da luva, no canto inferior direito da tela.

dica-de-treinadorDica de Treinador: como você estará entre amigos, o seu Pokémon nunca desmaiará em uma batalha de treino em um ginásio amigo; ou seja, você não precisará usar um Revive nele, caso perca. Ele sairá do ginásio com 1 HP, na pior das hipóteses.

Mas você também pode ajudar o seu ginásio de outra forma: colocando um Pokémon lá para defender a hegemonia da sua equipe por ali, desde que o nível do ginásio ainda permita mais vagas. Para isso, vá até um ginásio amigo, toque nele no mapa, clique no ícone de adição, no canto inferior esquerdo da tela, e selecione o seu Pokémon mais forte. Se você for o dono do Pokémon com o maior CP, você ganhará o título de “líder do ginásio”.

dica-de-treinadorDica de Treinador: colocar um Pokémon defendendo um ginásio é, literalmente, deixar ele naquele ponto; ou seja, você não poderá usá-lo mais até que ele seja retirado do ginásio. Pelo menos, você não tem que voltar para buscar, pois ele volta ao seu inventário automaticamente quando sair do ginásio.

Entretanto, se você for o dono dos monstrinhos mais fracos, você tem mais chances de ser retirado do ginásio. Cada ataque inimigo feito ao seu ginásio faz ele perder prestígio e, caso ele desça para um nível inferior, o mais fraco Pokémon que está defendendo é mandado de volta para o seu treinador. Ou seja, deixe o melhor que você tiver defendendo o prestígio da sua equipe!

dica-de-treinadorDica de Treinador: se algum jogador começou a batalhar ou treinar em um ginásio, você não poderá interagir com o ginásio para colocar algum Pokémon seu de lá. Espere que a luta termine e, depois, faça as modificações que quiser.

É claro que existem muitos benefícios para aqueles que persistem defendendo os ginásios de sua equipe. A cada 20 horas com Pokémon defendendo ginásios, você ganha um “Defender Bonus”, que pode ser recuperado na tela da loja do jogo: 500 Stardust e 10 PokéCoins! Ou seja, defender ginásios é a única forma de conseguir as moedas sem gastar dinheiro real. Aliás, esse bônus é cumulativo para cada monstrinho seu que está na defesa: se você tiver 4 Pokémon defendendo ginásios por aí, seu bônus aumenta para 2000 Stardust e 40 PokéCoins, por exemplo.

pokemongo-defenderbouns

dica-de-treinadorDica de Treinador: o contador de tempo do Defender Bonus não recomeça até que você pegue o seu prêmio e pode parar caso todos os seus Pokémon forem retirados dos seus ginásios. Por isso, se tiver algum monstrinho na defesa, cheque diariamente a loja!

Batalhando em ginásios

pokemongo-atacandoginasio

Eu sei que você gostou da ideia de defender a sua equipe, mas parece que a sua vontade é um pouco mais ofensiva, não? É hora de aprender a atacar os ginásios inimigos para diminuir seu prestígio e, claro, batalhar com seus Pokémon neste jogo. Para enfrentar um ginásio inimigo, é só encontrar um no mapa, ficar perto dele, tocar na sua figura no mapa e, depois, no botão que fica no canto inferior direito da tela.

dica-de-treinadorDica de Treinador: antes de entrar em uma batalha de ginásio, passe o dedo pelos Pokémon que estão naquele ginásio inimigo. Assim, você consegue ver quais são as espécies e seus respectivos CPs dos treinadores que você vai enfrentar.

pokemongo-equipeA cada batalha, você enfrentará os Pokémon que estão defendendo aquele ginásio, do mais fraco para o mais forte. De acordo com o seu desempenho, ao fim da batalha, você fará o ginásio perder prestígio e, se conseguir tirar tantos Prestige Points que abaixe o nível do ginásio, o mais fraco dos monstrinhos que estão lá voltarão para a mão do seu respectivo dono. Se você (e seus amigos de equipe) conseguirem tirar todos os Pokémon que estão lá tirando o prestígio do ginásio, ele ficará vazio e vocês poderão reividincar o ginásio em nome da sua equipe! Ou seja, para os que são competitivos, conquistar ginásios é a melhor forma de diversão em Pokémon GO.

Antes de entrar em uma batalha, você escolherá a equipe de Pokémon que levará para a batalha naquele ginásio e, claro, como você deve imaginar, a estratégia em criar um bom time é uma das coisas que levará você à vitória! Duas coisas são importantes nesse ponto: a sequência e o tipo dos monstrinhos. O primeiro deve ser levado em conta pois você consegue planejar qual dos seus Pokémon atacará cada um dos inimigos, sem desperdiçar um monstrinho forte atacando vários fracos.

dica-de-treinadorDica de Treinador: mesmo que você possa trocar de Pokémon no meio da batalha e chamar outro para a luta, a ordem ainda importa bastante, já que o seu inimigo continuará atacando enquanto você toca na tela para realizar a troca. Então, cuidado e seja rápido na hora de fazer isso!

Já o segundo é importante pois as mecânicas de fraquezas e golpes super efetivos, famosas nos jogos originais, também está disponível em Pokémon GO. Essa “regra de ouro” das batalhas Pokémon podem ser resumidas na ideia de que uma espécie de Pokémon se comporta de forma diferente perante a um golpe inimigo de acordo com o seu tipo. No caso, a força de um golpe pode dobrar, reduzir à metade ou até ser neutralizado, se o monstrinho atacado for imune à aquele tipo. Quer ajudar para entender isso? Siga a tabela e você nunca estará despreparado!

Clique na imagem para baixá-la no seu celular/tablet. Fonte da tabela: IGN.
Clique na imagem para baixá-la no seu celular/tablet. Fonte da tabela: IGN.

dica-de-treinadorDica de Treinador: por mais que seja importante ver o tipo do seu Pokémon atacante, também é bom ver o tipo dos movimentos que ele tem, já que são eles que você deve checar na tabela. Eles podem ser visto no perfil do seu Pokémon, embaixo do nome do movimento.

Entretanto, essa é uma das únicas coisas que o game traz das batalhas clássicas. Em Pokémon GO, ao invés de lutas por turnos, você tem batalhas em tempo real, bem mais simplificadas e, de certa forma, frenéticas do que estamos acostumados. Quando entrar na tela de batalha, você verá o seu Pokémon e o do treinador inimigo, frente a frente. Para atacar, toque sem parar no seu monstrinho e, para desviar de ataques especiais inimigos, passe o dedo para a esquerda ou para a direita nele. Tal tarefa precisará de treino, mas é essencial para a batalha.

dica-de-treinadorDica de Treinador: vamos repetir mais uma vez! Não há turnos, ou seja, você pode atacar sem parar, até que o seu monstrinho (ou o inimigo) desmaie; então, não deixe mesmo de tocar na tela bem rápido!

Cada Pokémon, além do seu ataque comum, tem um ataque especial, que pode ser ativado apenas depois que uma barra de poder é preenchida; seu tamanho e quantidade mudam de Pokémon para Pokémon e você pode vê-los tanto no perfil do seu monstrinho, quanto abaixo do nome dele, na tela de batalha. Para ativá-lo, espere que, pelo menos, uma das barras de poder esteja cheia e toque no monstrinho inimigo por alguns segundos. É bom ter cuidado quando usar esse tipo de golpe, já que ele também deixa o seu Pokémon vulnerável a ataques, mesmo que cause um dano bem maior.

Esse Spearow tem cinco barras de poder. Quando uma delas estiver cheia, o seu treinador já pode disparar seu ataque especial.
Esse Spearow tem cinco barras de poder. Quando uma delas estiver cheia, o seu treinador já pode disparar seu ataque especial.

Uma batalha chega ao final quando todos os Pokémon que estavam defendendo aquele ginásio ou quando toda a equipe de monstrinhos que você enviou para lutar desmaia. De um jeito ou de outro, você ganhará uma quantidade de XP equivalente ao seu desempenho em batalha e o ginásio perderá também uma quantidade equivalente de Prestige Points. Quanto mais você fizer isso, mais prestígio a equipe adversária perde, até que ele acaba e a sua equipe pode reivindicar o controle daquele ginásio. Sucesso!

dica-de-treinadorDica de Treinador: depois de uma batalha, os seus Pokémon podem estar desmaiados ou com um baíxissimo HP. É sempre bom usar algumas Potions e Revives para deixá-los prontos para a próxima luta! Para isso, vá ao menu da mochila, toque no ítem que deseja e o app te mostrará todos os Pokémon que precisam de ajuda.

Vendo assim, parece até covardia, não?
Vendo assim, parece até covardia, não?

OK, conquistar um ginásio realmente parece (e é) muito legal, mas parece difícil, eu sei… Mas é claro que você não precisa fazer isso sozinho! Você pode se juntar com seus amigos para lutarem juntos um ginásio: é só todos ficarem perto de um ginásio, tocarem nele no mapa e lutarem. Além de simples, vocês realmente estarão na mesma batalha (atacando um mesmo Pokémon inimigo, ao mesmo tempo) e até verão os Pokémon uns dos outros nos cantos do ginásio. Vai ficar um pouco mais fácil e, claro, bem mais divertido.

dica-de-treinadorDica de Treinador: no caso de não ter amigos por perto, você pode batalhar com treinadores desconhecidos também, claro. Se um ginásio aparecer no mapa com raios, nuvens, fogo e vento em volta dele, ali está acontecendo uma grande batalha e você pode participar dela (desde que não seja contra a sua equipe, né).


Gostou das nossas dicas para treinadores em Pokémon GO? Tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores? Deixe aí nos comentários!

Agora, continue as suas lições, jovem treinador, com as outras partes do nosso Guia do Iniciante:

Related posts

Fortnite Battle Royale | Está terminando o prazo para receber os Desafios Zoinho

Rodrigo Estevam

RePlay #11: As principais notícias da semana no PlayReplay

Paula Travancas

Fortnite Battle Royale | Veja os desafios da Semana 7 da Temporada 8

Rodrigo Estevam