Em um painel fechado e exclusivo, ontem à noite no hotel San Francisco Marriott Marquis, como parte da GDC 2015, a PlayStation reuniu vários jogos de desenvolvedores latino americanos, que se apresentaram para um público de desenvolvedores iniciantes e alunos de cursos de desenvolvimento de jogos e ciência da computação, bem como imprensa e outros convidados do setor. Com esse evento, a PlayStation pretende educar, motivar e incentivar desenvolvedores e alunos a buscar um futuro na indústria de jogos. O relato foi feito através de um press release.
Profissionais latino americanos importantes do segmento, como Hector Sanchez (produtor na Sony Computer Entertainment America), Luis Villegas (líder de Formação de Times da Bungie), Bruno Velazquez (diretor de animação de estúdio da Sony Computer Entertainment America), e Rafael Grasseti (artista-líder de personagens na Sony Santa Monica), compartilharam seus conhecimentos e experiências, explicando como se envolveram com a área e como seus pontos de vista singulares contribuíram para sua criatividade e trabalho, além de oferecer orientações sobre caminhos de carreira e dicas de sucesso na indústria.
Rossanna Aranibar, diretora de marketing da PlayStation para a América Latina, falou:
A PlayStation tem grande satisfação em poder oferecer esse tipo de painel no contexto do GDC, informando e motivando um grupo de alunos e desenvolvedores iniciantes com paixão por essa atividade. É muito inspirador ouvir o que esses profissionais de destaque no nosso setor têm a dizer sobre sua trajetória, caminhos de carreira e como sua cultura influenciou seu trabalho. Também funciona como ótimo exemplo para todos os latino americanos que sonham em participar desse incrível mundo.
Como parte dos esforços da PlayStation para apoiar o desenvolvimento de jogos na América Latina, a empresa estabeleceu o programa de Incubação de Desenvolvedores da América Latina em 2010. O programa permite que o desenvolvedor acelere seu conhecimento no próprio hardware de desenvolvimento da PlayStation com o PlayStation SDK, além de ter acesso a recursos de suporte. O programa atualmente conta com 150 desenvolvedores, e 8 jogos já foram publicados.
Gio Corsi, diretor de relacionamento com desenvolvedores e produtores externos da Sony Computer Entertainment America, adicionou:
Existem vários grandes talentos e boas ideias na América Latina e o Programa é apenas uma das formas inovadoras pelas quais a PlayStation ajuda a levar esses produtos incríveis para todas as suas plataformas. Os desenvolvedores têm perguntas, preocupações ou ideias, mas precisam de algum apoio inicial e um programa desse tipo com certeza ajuda.