Em palavras garrafais, o blog oficial do PlayStation nos atualizou hoje com uma incrível novidade: o sucessor do PlayStation 4 será lançado oficialmente no final de 2020. Ao contrário do que muitos teorizavam, aparentemente o console continuará se chamando PlayStation 5 e terá um novo controle que incluirá tecnologia háptica e gatilhos adaptáveis.
Veja também:
- The Last of Us Part II | Jogo ganha data de lançamento
- PlayStation Plus | Jogos gratuitos de outubro revelados
- Trover Saves the Universe | DLC gratuito já está disponível
A oficialização tanto do nome quanto da janela de lançamento do console vieram sob o nome do próprio CEO da divisão de games da Sony, Jim Ryan. Junto com a data e nome também tivemos algumas informações extras divulgadas, como uma prévia do novo controle que será lançado com o PlayStation 5. Segundo Ryan, um dos objetivos da Sony com a próxima geração é aprofundar o sentimento de imersão do jogador, o que guiou totalmente as reformulações do “Dualshock 5”.
Assim, o novo controle do PlayStation 5, que não foi chamado de Dualshock ainda, terá duas grandes atualizações em relação aos controles anteriores. Primeiramente o chamado feedback háptico, o qual substituirá a tecnologia de vibração anteriormente utilizada em todos os controles da linha PlayStation. Essa tecnologia permite que as vibrações sejam bem mais específicas entre os botões e distintas em intensidade.
Além disso, o controle do PS5 terá também o que Ryan chamou de gatilhos adaptativos (adaptive triggers), que foram incorporados aos botões de gatilho (L2 / R2). Essa tecnologia permitirá que os desenvolvedores possam programar a resistência dos gatilhos para que o jogador sinta a sensação tátil variando de acordo com a atividade feita em jogo. Em exemplo, o CEO citou que puxar um arco e flecha ou acelerar um veículo off-road em terrenos rochosos terão sensações bem distintas.
Por fim, a combinação dos gatilhos adaptativos com o feedback háptico pode produzir uma experiência poderosa que simula melhor várias ações, de acordo com a nota oficial. Ryan também afirmou que os criadores de jogos já começaram a receber versões do novo controle. E mesmo com o anúncio finalmente oficial da data de lançamento do PS5, Ryan confirmou que o PS4 não perderá o foco tão facilmente, garantindo o lançamento de jogos como The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima para o console.
via PlayStation.blog