fbpx
Image default
Tecnologia Últimos Destaques

PC Gamer, Notebook ou Smartphone: qual é a melhor opção para jogar videogame?

Se você é gamer, provavelmente já se pegou pensando se deveria investir seu dinheiro em um novo computador gamer ou em um laptop caprichado, certo? Ou ainda, quem sabe, seja melhor pegar um smartphone potente para rodar os jogos mais populares do momento?

Pois saiba que você não está só: muita gente passa pelo mesmo dilema na hora de trocar de dispositivo ou fazer um upgrade no setup. Mas será que faz mesmo diferença optar por um dos três dispositivos? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles?

Vamos te ajudar agora a decidir se é hora de comprar um novo desktop, um laptop ou um celular para suprir suas necessidades gamers!

O primeiro passo

Antes de mais nada, é preciso se perguntar que tipo de gamer você é. Entender seu comportamento e identificar sua rotina são duas coisas essenciais que você deve fazer antes de realmente pensar em gastar qualquer dinheiro.

Jogadores que costumam jogar por horas e horas a fio e não precisam de muita mobilidade, por exemplo, podem ter necessidades diferentes daqueles que gostam de jogar e precisam estar em vários lugares diferentes ao longo dos dias ou das semanas.

LOJA PLAYREPLAY

Também é legal se perguntar quais tipos de jogos você mais curte, o quão importante você acha ter os melhores gráficos e se daria para abrir mão de jogar na qualidade ultra para poder curtir seus jogos mesmo quando não estiver em casa.

Outra coisa importantíssima a se levar em consideração é: quais tipos de jogos você mais curte. Sua praia é cair de cabeça em uma uma ilha contra uma centena de outros jogadores em jogos como PUBG e Fortnite? Você prefere uma aventura single player com foco na narrativa, como The Witcher 3? Ou, quem sabe, seu negócio é combinar pecinhas em games como Candy Crush?

Neste momento, você deve estar se perguntando aonde vamos chegar com perguntas tão óbvias, certo? Errado! A tecnologia de hoje é tão avançada que já é possível jogar com qualidade altíssima de gráficos e processamento em telefones celulares. No final das contas, o tipo de equipamento que você deve comprar vai depender muito mais do seu gosto pessoal e da sua rotina do que necessariamente do poder de processamento de cada máquina. Tendo tudo isso em mente, é hora de começar a pensar em qual tipo de hardware melhor se enquadra no seu perfil de usuário.

Escolhendo o seu setup

Ok, agora que você já entendeu como funciona sua rotina e quais são as suas prioridades, então chegou a hora de escolher o hardware que vai te atender melhor.

Descubra o lado bom e o ruim de ter um PC Gamer (Imagem: GamersHQ)

PC Gamer

Adquirir um computador para rodar jogos mais pesados é a melhor opção para quem tem mais disponibilidade de tempo para jogar em casa. Afinal, o ideal é mover o mínimo possível o seu desktop para evitar quaisquer danos. PCs Gamers também são indicados para jogadores que querem o máximo de performance, com os melhores gráficos e a melhor experiência de jogo possível.

Vantagens do PC Gamer

Um computador gamer é ideal para quem quer a melhor qualidade gráfica e de processamento possíveis (dentro do seu orçamento, é claro). Uma das grandes vantagens de comprar um desktop gamer é poder realizar upgrades com o passar do tempo de maneira bem simples.

Desvantagens do PC Gamer

A principal desvantagem do PC Gamer é justamente o fato de não ter fácil mobilidade. Computadores para jogar geralmente são grandes e pesados, o que dificulta muito a locomoção.

Quanto custa um PC Gamer?

O preço de um computador potente para rodar jogos vai variar bastante, de acordo com os componentes que você vai querer (ou poder) comprar.

Outro fator determinante, que vai influenciar bastante, é se você vai optar por comprar uma máquina fechada — e consequentemente mais cara, mas com garantia mais longa e a certeza de que os componentes são compatíveis entre si — de empresas como Dell ou Positivo, ou se vai preferir comprar as peças individualmente para montar o PC Gamer. Só não se esqueça de que montar um computador pode ser uma tarefa um tantinho complicada.

Qual é o melhor PC Gamer?

O melhor computador para rodar jogos é, na realidade, aquele que cabe no seu bolso. É importante sim ter gráficos bonitos e rodar seus games a 60 fps sem ter lag, mas sempre tenha em mente que o melhor desktop sempre vai ser aquele que puder te oferecer uma experiência legal e que caiba no seu orçamento!

Para rodar bem alguns jogos, é preciso porém ter uma boa placa de vídeo e bastante memória RAM, além de um processador que aguente o tranco. Se você não entende de montagem de computadores, é melhor comprar uma máquina de marcas conhecidas.

Veja as vantagens e desvantagens de comprar um Notebook Gamer (Imagem: Laptop Mag)

Notebook Gamer

Laptops voltados para o público que joga videogames estão cada vez mais populares. Recomendados para quem tem pouco espaço ou precisa de ter maior mobilidade.

Se antes era necessário torcer para que os jogos rodassem no seu computador portátil, hoje já há diversas empresas desenvolvendo laptops específicos para o público gamer. Assim, é possível jogar os títulos da sua biblioteca gamer mesmo quando não estiver em casa (desde que tenha lembrado de levar seu companheiro notebook gamer na mochila).

Vantagens do Notebook Gamer

Obviamente, a maior vantagem de um laptop gamer é justamente sua praticidade.

Com um notebook potente, é possível curtir seus jogos favoritos em praticamente qualquer lugar aonde você vá. Tá na faculdade e tem um tempinho livre? É só abrir a Steam rapidinho e curtir uma jogatina relâmpago ali mesmo. Vai passar o final de semana na casa de praia? Ponha o notebook gamer na mochila e garanta umas horinhas de Overwatch ao som do mar.

Desvantagens do Notebook Gamer

Por ser portátil, o laptop gamer tende a ter menos potência do que um computador de mesa, o que acaba levando a performances um pouco mais baixas. Esse problema já é menos visível hoje, com marcas como Avell e Asus entregando equipamentos de qualidade e de alta performance. A bateria do notebook também pode ser considerada um contra, já que jogar costuma consumir bastante energia. Mas isso pode ser resolvido conectando o hardware a uma tomada.

Também vale ressaltar que laptops gamers não foram feitos para receberem upgrades. Diferente dos desktops, os notebooks costumam ter tempo de vida útil mais curto, justamente porque é muito mais difícil de trocar as peças por versões mais atuais e potentes.

Quanto custa um Notebook Gamer?

Diferente dos computadores de mesa, não dá para economizar comprando peças para montar o seu laptop gamer. Então é preciso desembolsar uma graninha a mais se você quiser um equipamento legal, que rode os principais jogos da atualidade e que ainda vá levar alguns anos para se tornar “obsoleto”.

Hoje, é possível encontrar no mercado alguns notebooks gamers a preços mais populares a valores próximos de R$ 3.500.

Qual é o melhor Notebook Gamer?

Definir qual é o melhor laptop para jogar videogame é uma tarefa bastante subjetiva. Afinal, novamente, o melhor para você sempre vai ser aquele que couber no seu orçamento. Mas se formos pensar de maneira mais objetiva, o melhor notebook gamer vai ser aquele que tiver os melhores componentes, com peças mais atuais e, consequentemente, vão demorar mais até deixarem de rodar os jogos mais recentes.

O problema aqui é que quanto melhor, quanto mais potente for o notebook gamer, mais caro vai sair para levá-lo para casa.

Veja os prós e os contras de jogar em um Smartphone Gamer (Imagem: LaTercera)

Smartphone Gamer

Talvez você não saiba, mas hoje já não é preciso ter um console de última geração ou um computador parrudo para jogar os títulos mais famosos e populares do mercado. Quer jogar Fortnite a qualquer hora e em qualquer lugar? Basta ter um telefone compatível e pronto, dá para eliminar oponentes e concluir desafios semanais até mesmo no ônibus ou no trem.

Alguns títulos são otimizados para rodar mesmo em aparelhos celulares menos potentes, com games como Free Fire rodando na maioria dos dispositivos móveis Android e iOS, e com o popular PUBG Mobile tendo recebido mais recentemente uma versão Lite, que roda em muito mais telefones por ser mais leve, requerendo bem menos poder de processamento.

Smartphones também são indicados para gamers mais casuais, visto que justamente por conta de sua natureza portátil a maioria dos jogos para celulares preza pela velocidade e simplicidade. Por isso, jogos como Clash Royale, Candy Crush e Hay Day são tão populares entre o público que joga no celular.

Vantagens do Smartphone Gamer

Jogar no smartphone é sinônimo de jogar literalmente a qualquer hora e em qualquer lugar. Diferente dos notebooks, que também são portáteis, os telefones são muito menores e mais leves, podendo ser carregados no bolso, e pesam praticamente nada em comparação aos laptops (que podem chegar a pesar mais de dois quilos).

Há uma imensa variedade de títulos de jogos disponíveis para smartphones, e grande parte deles nem requerem tanto poder de processamento assim. É possível se divertir bastante com jogos exclusivos para celulares ou até mesmo games multiplataforma com suporte a mobile, esteja onde você estiver.

Desvantagens do Smartphone Gamer

Um dos maiores problemas de jogar no celular é que a bateria costuma esgotar bem mais rápido. Quanto mais pesado, quanto mais poder de processamento o jogo precisar, mais rápido a sua bateria vai acabar. Além disso, jogar costuma aquecer bastante os telefones, podendo levar a travamentos, esgotamento ainda mais rápido da bateria e, em casos mais graves e extremos (mas pouco comuns), até mesmo a danos no hardware do aparelho.

Sem contar que, embora os Smartphones gamers mais recentes sejam verdadeiras máquinas super-potentes, ainda não chegam nem perto de ter o mesmo poder que um PC ou Notebook Gamer. Então, não espere encontrar no celular os exatos mesmos títulos disponíveis na Steam. Pode ser que um ou outro até tenha uma versão para telefones, mas isso é bem incomum.

Quanto custa um Smartphone Gamer?

Um telefone para jogar títulos mais simples, como Pet Rescue Saga e Bubble Witch Saga, por exemplo, não necessariamente vai sair tão caro. Você consegue bons aparelhos com preços abaixo dos R$ 1.000, como os da linha Moto G5, Galaxy J5 e Zenfone 3.

Se quiser jogar algo mais pesado, como PUBG Mobile e Pokémon GO, com melhor desempenho (e consequentemente menos dor de cabeça), você vai precisar focar nos aparelhos na faixa entre R$1.000 e R$ 2.000. Por esse valor, é possível encontrar telefones das linhas Galaxy S7, Zenfone 5 e Moto Z3, por exemplo.

Agora, se o que você procura é desempenho máximo nos jogos e a possibilidade de jogar títulos super-populares como o queridinho do momento Fortnite, então vai preparando o bolso porque seu aparelho não vai sair por menos de R$ 2.000. Telefones das linhas Galaxy S9, Galaxy S10, iPhone 8, LG G7 e similares podem ser a melhor opção no quesito custo/benefício.

Qual é o melhor Smartphone Gamer?

Preciso dizer novamente que o melhor é o que cabe no seu orçamento? Não, né? Mas, mais uma vez, se você tem uma graninha separada para gastar com um novo aparelho celular, procure comprar aparelhos um pouco mais recentes, talvez dispositivos que eram top de linha no ano passado. Dessa forma, você vai conseguir um bom desempenho a um preço um pouco mais reduzido. Se você não precisa de tanta potência assim, procure um aparelho mais barato, mas que não tenha mais do que dois anos desde o seu lançamento.

Agora, se dinheiro não é problema ou se você realmente precisa de um dispositivo móvel bem potente, chute o balde e compre algum top de linha mais recente. A Samsung tem a linha Galaxy S10, com hardware muito potente capaz de rodar jogos pesados como Fortnite na qualidade ultra. A Huawei entrou recentemente no mercado brasileiro trazendo o poderosíssimo P30 e a Apple tem o iPhone X. São smartphones mais caros, mas que provavelmente vão rodar qualquer jogo mobile recente.

Agora, de posse de todas essas informações, chegou a hora de pesquisar o equipamento pelo qual vai optar. Como frisamos bastante ao longo do texto, preço é um aspecto importantíssimo, então sugerimos que utilize uma ferramenta como o aplicativo do KaBuM!. Disponível para iOS e Android, usar o app KaBuM! é o ideal na hora de comprar seu PC Gamer, Notebook Gamer ou Smartphone Gamer e encontrar os melhores preços do mercado.

Related posts

Fortnite Battle Royale | Onde estourar balões de festa decorativos

Rodrigo Estevam

Fortnite Battle Royale | Onde encontrar os Portais de Fenda

Rodrigo Estevam

Fortnite Battle Royale | Iceberg está em rota de colisão com a ilha do jogo

Rodrigo Estevam