Image default
Últimos Destaques

Opinião: O que o New 3DS representa para a Nintendo e os portáteis?

A Nintendo sempre consegue nos surpreender. Conhecida pela enorme quantidade de inovações na indústria, a gigante de Kyoto é uma das engrenagens deste mercado que tanto gostamos.

Porém, como toda empresa de sucesso, a Nintendo também já passou por maus bocados e vem encarando de frente alguns concorrentes que ameaçam sua supremacia em certos mercados.

A bola da vez é a indústria mobile, que com seus smartphones poderosíssimos, vem cativando cada vez mais os fãs de consoles portáteis, que acham mais prático possuir um celular que possui jogos do que um console que não faz ligações. E no meio de tudo a Nintendo anunciou o New 3DS. Mas para quê?

A evolução do consumidor

Antigamente, a maior parte dos jogadores tendia a acompanhar uma determinada produtora de consoles, sem se importar com o que estava acontecendo na concorrência. Geralmente, os jogadores decidiam fidelizar-se com alguma empresa pelo que já conheciam dela e assim seguiam sua vida gamer. E faziam isso por dois motivos.

megadrive-snes1

LOJA PLAYREPLAY

O primeiro deles era o preço. Assim como ocorre ainda hoje no Brasil, o preço dos consoles era muito alto, e os jogadores não conseguiam acompanhar tudo o que era lançado, principalmente se considerarmos que o principal público alvo desse mercado na época eram crianças, que dependiam dos pais para conseguir o que queriam. Hoje esse público evoluiu e videogames são consumidos, principalmente, por adultos.

O segundo motivo era a falta de informação. Contando apenas com algumas poucas e excelentes revistas especializadas, as informações sobre os games custavam mais a chegar até os consumidores, que hoje podem acompanhar todas as novidades em tempo real graças à internet. E querendo ou não, isso faz diferença.

np_close1

Atualmente, o consumidor evoluiu e é capaz de discernir qual é o melhor investimento para o momento. Responsável por seus próprios gastos e com acesso amplo a informações para tomada de decisão, os consumidores realizam escolhas mais racionais, sendo capazes de pular o jogo novo de uma franquia exclusiva que adoram se não acharem que ter determinado console vale a pena.

A evolução do mercado

No meio de tudo isso, o mercado também mudou drasticamente, e comprar videogames não é mais a mesma coisa que era há 10 anos atrás. Contando com diversas funcionalidades e propostas distintas, cada um dos produtos disponíveis no mercado se adequa a alguns grupos específicos de jogadores.

xbox-ps4-wiiu-composite

O mercado dos portáteis foi o que sofreu um choque mais drástico. Liderado pela Nintendo por quase três décadas, o negócio está sofrendo mudanças substanciais no que tange a forma de comercialização dos jogos e o próprio formato do conteúdo oferecido.

Os smartphones e tablets são os grandes protagonistas desse novo modelo de negócio, que prega estilos de jogo mais simples e rápidos para que se encaixem no dia a dia cada vez mais corrido dos jogadores.

O negócio dos consoles portáteis, devido à concorrência com o mercado mobile, também sofreu outra mudança, talvez menos perceptível, mas ainda assim bastante conflitante com o que fora feito desde sempre: a transição entre gerações de aparelhos mudou.

27644

Atualmente, os celulares e tablets possuem três sistemas operacionais principais que são muito parecidos em todos os aparelhos. O único ponto que realmente os diferencia é quanto às configurações de hardware, que vão de algumas muito simples até outras, mais parrudas.

Todos os modelos vivem em perfeita harmonia e, mesmo que alguns jogos só rodem em celulares mais robustos, nem todos se importam com isso, apenas os mais aficionados que gostam de acompanhar novas tecnologias. Dessa forma, as gerações de celulares não ficam tão evidentes e diversos modelos diferentes de celulares convivem no mercado.

É claro que não podemos considerar que um celular é apenas utilizado para jogos. Sabemos bem que isso não é verdade, mas o modelo de negócio que faz com que as pessoas continuem aproveitando jogos novos em seus celulares antigos, mesmo com novos modelos de aparelhos disponíveis no mercado, faz com que as empresas que trabalham apenas com jogos tenham que se adaptar de alguma maneira, dado o tamanho da ameaça que os telefones representam para os consoles portáteis.

E qual é a do New 3DS?

Admito, posso estar redondamente enganado, mas a estranheza do anuncio do New 3DS, não como um sucessor, mas como uma revisão de hardware, pode representar uma mudança no modelo de negócio da Big N quanto aos consoles portáteis.

Diferentemente das revisões de hardware que a Nintendo costuma lançar, desta vez a empresa trouxe melhorias de configurações que não só tornam o console mais rápido como também possibilitam o desenvolvimento de jogos exclusivos. Tudo isso sem que o 3DS velho de guerra e suas revisões como o 3DS XL e o polêmico 2DS saiam de cena.

new3ds_2014_630pxhedimg

Com isso, a Nintendo pode estar se aproximando de um modelo de negócio parecido com o dos smartphones, no qual consoles de hardware diferentes convivem em harmonia nas prateleiras. e o jogador fica responsável por analisar o que julga melhor para si no momento.

Dessa forma, a Nintendo consegue lucrar mais com o mercado casual, diminuindo os custos dos consoles mais antigos e continuando o suporte com jogos mais simples, enquanto continua cativando os jogadores mais assíduos, que acompanham de perto os avanços tecnológicos deste mercado e até mesmo as brilhantes franquias da Nintendo.

É claro que é impossível os jogadores hardcore ficarem felizes com isso, já que quase se veem na obrigação de comprar mais consoles para poder acompanhar os lançamentos. Mas do ponto de vista de negócio, a Nintendo encontrou uma forma de lucrar mais enquanto consegue adequar seu modelo ao que está tomando conta do mercado.

3ds-family11

O New 3DS pode representar uma mudança de direção, mas só com o tempo descobriremos quais os objetivos da Big N e se tal estratégia será bem sucedida. A única certeza que tenho é que algo começou a mudar, e que mal estamos percebendo.

Related posts

Pokemon Quest | Jogo já conta com 7 milhões de downloads

Luciana Anselmo

The Elder Scrolls V: Skyrim no Switch traz Tamriel ao alcance de suas mãos

Luciana Anselmo

Nintendo | Jogos do Indie World serão exibidos no dia 19/08

Ana Krishna Peixoto