fbpx
Conecte-se conosco.

Especial

Opinião: O New 3DS é mesmo necessário?

Publicados

on

Já virou tradição: a cada geração a Nintendo lança um novo portátil e, ao longo dos anos, o aparelhinho vai ganhando diversas novas versões. Sejam elas edições especiais ou apenas repaginadas no visual, o ponto é que tem ficado cada vez mais difícil decidir o momento certo de investir em um portátil da Big N.

Pra entender melhor como tem funcionado, vamos voltar um pouco no tempo. Em 1996, a Nintendo já estava fazendo uma pequena fortuna com o Game Boy. O problema é que o aparelho era grande, pesado, e demandava o uso de muitas pilhas (que, por sinal, duravam pouco). Qual seria, então, a melhor solução para o problema? Fazer uma nova versão do GB, oras. Foi assim que surgiu o Game Boy Pocket, que fazia tudo o que seu irmão mais velho fazia — mas era menor, mais leve e consumia bem menos baterias.

game-boy-familia-playreplay

A família Game Boy: “Tijolão”, Pocket, Light e Color

Dois anos depois, em outubro de 1998, chegava às lojas o Game Boy Color. O novo GB, além de menor e mais econômico (em relação às baterias, pelo menos), era capaz de exibir gráficos coloridos. “Mas, Rodrigo, precisava mesmo de mais um Game Boy?” Sim, precisava. Afinal, o GBC nasceu durante a quinta geração dos videogames, enquanto o GB pertencia à quarta geração. Por esse motivo, é totalmente justificável que nem todos os jogos de GBC rodem no Game Boy “tijolão”, mas todos os jogos de GB rodem no Game Boy Color.

O próximo portátil da Nintendo a ganhar novas versões foi o Game Boy Advance, lançado na geração seguinte. Dois anos após a chegada do GBA às lojas, a Big N lançava uma versão atualizada do portátil — o Game Boy Advance SP — com um visual diferente, dobrável, permitindo proteger a tela de arranhões quando guardado na mochila, por exemplo. Pouco tempo depois, uma segunda versão do GBA SP foi anunciada, dessa vez trazendo uma tela muito mais brilhante e nítida, permitindo jogar mesmo em ambientes escuros sem maiores problemas. E aí começou a festa (isso porque nem vou mencionar o GB Micro).

game-boy-advance-sp-playreplay

O GBA SP era dobrável, protegia a tela e ocupava menos espaço na mochila

O Nintendo DS chegou trazendo uma bela retrocompatibilidade com jogos de GBA, recebeu uma nova versão menor com um design mais agradável, o NDS Lite. A primeira versão foi carinhosamente apelidada de NDS Phat, e pouco depois um novo Nintendo DS chegava às prateleiras: o Nintendo DSi. A nova versão do portátil contava com duas câmeras (uma interna e outra externa) e trazia telas maiores, além de compatibilidade com o NDSi Shop. Não satisfeita, a Nintendo lançou ainda uma versão enorme do DSi, chamada Nintendo DSi XL. Para piorar, nem o DSi e muito menos o DSi XL rodam jogos de GBA.

nintendo-ds-3ds-playreplay

As famílias DS e 3DS completa — pelo menos até a manhã de hoje

Aí veio o 3DS. Quando o portátil da tela com 3D estereoscópico foi anunciado, muita gente torceu o nariz dizendo “não vou comprar isso agora, daqui a pouco sai uma versão melhorada”. E não deu outra: segundo o exemplo de seu predecessor, o 3DS ganhou uma versão maior e com bateria de maior duração chamado 3DS XL. As duas versões do aparelho têm vendido bastante, sendo provavelmente a galinha dos ovos de ouro da Nintendo nos últimos anos. E ainda rolou o contraditório 2DS, o 3DS sem 3D, mas que faz sentido quando pensamos que tem muita gente que não pode usar o efeito 3D.

Mas então por que diabos a Big N resolveu anunciar um novo 3DS a essa altura do campeonato? Tá certo que o PS Vita, que em teoria é o maior concorrente direto do portátil da Nintendo, exibe gráficos fenomenais e que não rodariam nem a pau no 3DS. Mas o Vita da Sony, mesmo sendo um aparelho sensacional, não faz nem cócegas na Nintendo. Não é como se o pequeno PlayStation representasse alguma ameaça para o portátil da casa do Mario.

new-3ds-xl-playreplay

O New 3DS tem mais poder de processamento e o tão desejado segundo Circle Pad

Seria então a “baixa” capacidade de processamento do 3DS a responsável pelo anúncio do New 3DS? Ou a falta de um segundo direcional? Sendo bem sincero: isso pouco importa. Novas versões dos portáteis da Nintendo não são novidade e, mesmo que os fãs reclamem, muita gente acaba comprando (seja para colecionar ou substituir a versão anterior). Na verdade, é até bom que a Nintendo dê aos seus fãs a possibilidade de escolher qual o modelo do seus aparelhos eles preferem comprar.

A única coisa que realmente me incomoda nessa história de New 3DS são os jogos exclusivos para essa nova plataforma.

Como o novo 3DS vai ter muito mais poder de processamento e diversos botões que não existem nos demais 3DS, alguns de seus jogos simplesmente não vão rodar nos seus irmãos mais novos. E isso é ruim, pois restringe os jogos e acaba ou forçando os jogadores e comprarem uma versão nova de um console que eles já têm ou simplesmente afasta os fãs. Acredito que, no final das contas, a primeira opção vá prevalecer. Mas, ainda assim, essa jogada da Big N pode não soar muito justa.

Desde que a notícia do novo 3DS surgiu hoje mais cedo, já vi muita gente reclamando. Teve uma galera que acabou de trocar seu 3DS comum por um XL bacanudo. Ou, pior ainda, teve gente que acabou de pegar seu primeiro 3DS. Isso pode acabar desanimando essa galera, que investiu uma grana forte num portátil que em breve pode acabar sendo deixado de lado enquanto seu irmão cheio de botões e gráficos muito mais detalhados toma para si todos os holofotes.

new-3ds-xl-botoes-playreplay

Além da segunda pastilha direcional, o New 3DS também tem novos botões

Do ponto de vista comercial, esse novo 3DS faz sentido. Agora o portátil vai poder receber novos jogos ainda mais legais, ports de games de sucesso de outras plataformas (vide o já anunciado Xenoblade Chronicles) e vai dar mais um gás na marca da Nintendo, que ainda tem pelo menos mais dois anos de vida antes de chegar ao limiar da troca de geração — levando-se em conta que o tempo médio de vida de um portátil da Nintendo é de cerca de cinco anos.

Já olhando essa situação como consumidor, cliente e grande fã da Nintendo, a coisa é um pouco diferente. Afinal, eu não fiquei particularmente feliz de pensar que, caso queira continuar jogando os ótimos lançamentos da Big N em qualquer lugar, seja no ônibus, no metrô ou no quintal de casa, vou precisar desembolsar mais uma pequena fortuna em um aparelho que eu, em teoria, já tenho.

Mas, afinal, o lançamento do New 3DS é mesmo necessário? Sim e não. Levando-se em conta o histórico de novas versões de seus aparelhos, para a Nintendo faz sim muito sentido lançar um novo 3DS. Mas, para os fãs e consumidores dos jogos da Big N, o New 3DS deixou de ser interessante quando surgiu o papo da exclusividade de seus jogos.

 

[infobox color=”light”]

Você concorda? Discorda? Ou não, muito pelo contrário? Saber a sua opinião é muito importante pra gente, então nos diga o que você pensa sobre o assunto. Deixe sua opinião nos comentários![/infobox]


A coluna Opinião traz textos que, como diz seu nome, refletem a opinião de seus autores. Esta matéria não apresenta a opinião da equipe PlayReplay.

 

Compartilhe

Gosta de cachorros, pizza e pipoca. Já foi fanboy da Nintendo e da Sony, mas hoje joga qualquer coisa. Já colaborou em sites e revistas como GameBlast, Nintendo World, Herói e Portal Pop, mas hoje se dedica exclusivamente ao PlayReplay.

Especial

Seja um colaborador ou colaboradora do PlayReplay!

Para quem ama entretenimento, essa é a oportunidade para participar de um site geek sem precisar sair de casa

Publicados

on

Você ama o mundo do entretenimento? Se considera geek desde quando era criancinha? Que tal participar de um site sobre o há de melhor neste mundo do entretenimento geek?

Se você tem interesse em colaborar em um portal geek, e falar sobre filmes, séries de TV, jogos, animes e muito mais, a hora é agora!

Estamos abrindo vagas para colaboradores no PlayReplay. Neste primeiro momento as vagas são para a função de Redator (a), e todos os colaboradores entram para o site como voluntários.

Os colaboradores selecionados vão participar dos bastidores do site à distância, já que todos os processos do PlayReplay rolam online — nossa comunicação se dá basicamente pelo Messenger do Facebook, Skype e Whatsapp —, então é essencial ter contas compatíveis com essas ferramentas.

É importante ressaltar que, por ainda ser um site em crescimento, o trabalho no PlayReplay se dá em caráter voluntário e não remunerado. Ou seja, não há vínculo empregatício e nem salário.

Oferecemos incentivos como premiações por participação e produção, além da oportunidade de participar da cobertura de grandes eventos com credencial de imprensa e de receber cópias de jogos para análise (quando houver disponibilidade), por exemplo.

Se você for estudante universitário (a), dependendo do seu curso, pode ser possível conseguir horas de atividades complementares junto à secretaria de sua universidade.

Vaga para colaboradores: Redação

Responsável pela publicação de textos sobre videogames, cinema, séries de TV e demais assuntos cobertos pelo PlayReplay em base diária. Mínimo de uma postagem por dia.

  • Requisitos: boa redação, boa gramática, conhecimentos básicos de edição de imagens, acompanhar frequentemente as principais notícias do mundo do entretenimento. Como as melhores fontes publicam notícias em inglês, ter boas noções da língua inglesa é essencial.

O que pedimos aos Colaboradores

  • Publicações no site PlayReplay, sejam notícias ou artigos, mantendo o padrão de qualidade visto hoje no portal;
  • Tais publicações precisam ser pelo menos diárias, ou seja, cada colaborador deve publicar ao menos um texto por dia;
  • É esperado que colaboradores possam contribuir, ainda, com a divulgação do material publicado por meio de links em seus perfis em redes sociais.

O que oferecemos aos Colaboradores

  • Oportunidade de participar e ganhar experiência em um portal sobre entretenimento focado no mundo geek;
  • Recebimento de jogos para elaboração de análises;
  • Acesso a cabines de imprensa de diversos filmes importantes e populares (para elaboração de análise da película);
  • Acesso a eventos de prestígio como E3, Brasil Game Show, GameXP e CCXP, entre outros. O colaborador pode receber credencial de imprensa para cobrir o evento para o site;
  • Premiações por participação;
  • Descontos em produtos na nossa loja;
  • OBS: a atividade não é remunerada, sendo a participação do colaborador em regime de voluntariado.

Você pode preencher o cadastro e realizar o teste usando o formulário logo abaixo ou então clicando aqui para abrir o formulário em outra aba.

Continue lendo

Especial

Chegou a Loja PlayReplay!

Conheça nossa nova loja repleta de produtos para geek nenhum botar defeito!

Publicados

on

Tem novidade boa na área!!

Chegou a Loja PlayReplay, a loja oficial do nosso site! Lá você encontra diversos produtos escolhidos a dedo para fazer parte do seu cotidiano e tornar sua vida ainda mais geek ;)

Nossa loja vai receber novos itens e coleções constantemente, então você pode esperar atualizações semanais na nossa lista de produtos disponíveis.

Na Loja PlayReplay vamos trabalhar também pensando na exclusividade, então vários dos nossos produtos terão apenas poucas peças em estoque. É melhor correr para garantir o seu!

Para comemorar esta data especial de inauguração, temos um cupom de 10% desconto válido em todos os produtos (exceto canecas). Acesse loja.PlayReplay.com.br e use o CUPOM de desconto LANCAMENTO10 na sua primeira compra.

Na Loja PlayReplay você encontra canecas, quadros, chaveiros, almofadas e muito mais sobre as principais séries de TV, os melhores filmes e os mais divertidos jogos que o mundo geek tem para oferecer.

Visite agora mesmo a Loja PlayReplay e encontre produtos que são a sua cara!

Continue lendo

Especial

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Publicados

on

Já está disponível o Fórum PlayReplay, um cantinho especial para conhecer gente nova e conversar sobre suas séries de TV, filmes, animes, mangás e HQs favoritas.

Após efetuar seu registro, você poderá acessar o nosso fórum e trocar uma ideia com os outros usuários a qualquer momento. No Forum PlayReplay você poderá tirar dúvidas, opinar sobre seus temas favoritos, publicar suas fanfics, debater os mais variados assuntos e interagir com a nossa equipe e com a comunidade do PlayReplay.

Quer indicar uma série legal da Netflix ou pedir sugestões de animes para assistir na Crunchyroll? Tá com dificuldades para passar de uma fase complicada em algum jogo? Você pode fazer tudo isso e muito mais no nosso novo Forum!

É muito fácil acessar o nosso fórum e se registrar, bastando visitar este link e efetuar o seu cadastro.

Vem bater um papo e interagir com a gente você também!

Aproveite para participar da nossa promoção e concorrer a um vale-compras no valor de R$ 300,00 na loja El Cabriton!



Continue lendo

Newsletter

Últimas notícias

Games4 dias atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Vira-Verão

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Vira-Verão de Fortnite Battle Royale

Games4 dias atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Espírito de Equipe

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Espírito de Equipe da Semana 7 da Temporada X de Fortnite Battle...

Games6 dias atrás

Trover saves the Universe | Game terá DLC grátis em outubro

Cosmic Jobs é o nome do DLC do jogo feito pelo criador de Rick and Morty.

Games1 semana atrás

Days Gone | Jogo receberá modo “NewGame+” essa semana

Exclusivo do PS4 receberá novos troféus a serem conquistados e novos modos de dificuldade no dia 13 de setembro.

Games1 semana atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão O Retorno

Veja todos os desafios e recompensas da Missão O Retorno de Fortnite Battle Royale

Games2 semanas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Boogie Down

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Boogie Down da Semana 6 da Temporada X de Fortnite Battle Royale

Games2 semanas atrás

Fortnite | Veja a atualização de conteúdo do Patch v.10.20

Veja todas as novidades que a Atualização de Conteúdo v.10.20 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e...

Games2 semanas atrás

Borderlands 2 VR | Versão de PC e DLCs para PSVR confirmados

Lançado para PSVR em 2018, versão em realidade virtual do jogo da Gearbox Software receberá uma versão para PC ainda...

Games2 semanas atrás

PlayStation Store | Promoção Flash dá até 50% de desconto

Crash Team Racing Nitro-Fueled, Hitman 2 e Power Rangers: Battle For The Grid estão entre as promoções disponíveis na PlayStation...

Games3 semanas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Catastrófico

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Catastrófico de Fortnite Battle Royale

Games3 semanas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Filmaço

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Filmaço da Semana 5 da Temporada X de Fortnite Battle Royale

Games3 semanas atrás

PlayStation Plus | Jogos gratuitos de setembro revelados

Batman: Arkham Knight e Darksiders III irão alegrar o setembro dos assinantes da PlayStation Plus

Games3 semanas atrás

The Elder Scrolls Online | DLC “Scalebreaker” recebe trailer

Pacote trará o acréscimo de duas novas dungeons ao ESO, dando continuidade à saga "Season of the Dragon".

Games3 semanas atrás

Fortnite | Atualização gera controvérsia entre jogadores

#RevertTurboBuild

Games3 semanas atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.10.20

Veja todas as novidades da atualização v.10.20 de Fortnite que traz mudanças, melhorias e correções para os modos Salve o...

Em alta