Se você nasceu no final da década de 1980, com certeza foi bombardeado — quase literalmente — por filmes estilo brucutu estrelados por astros como Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e vários fortões donos do pedaço. Um outro nome que ficou gravado na memória dessa galera que cresceu nos anos 90, é óbvio, foi o do inigualável Jean-Claude Van Damme! Nessa época, nosso amigo Van Damme já era queridinho e havia atuado em Kickboxer – O Desafio do Dragão (Kickboxer) e Duplo Impacto (Double Impact).
Mas chega de nostalgia! Ok, mentira, esse texto é justamente pra celebrar nossa nostalgia e te dar cinco bons motivos para assistir ao maravilhoso, ao estupendo, ao fenomenal… O ALVO!
O Alvo (Hard Target) é um filme trash clássico de ação lançado em 1993 e dirigido por John Woo. Na trama, Van Damme é Chance Boudreaux, um cara dono de um penteado de causar inveja em 27 entre 10 homens e que trabalha em um cais em Nova Orleans. O cara resolve ajudar a advogada Natasha Binder (interpretada pela atriz Yancy Butler) a encontrar seu pai desaparecido, e no processo eles cruzam o caminha de uma quadrilha especializada em tráfico humano. Não preciso nem falar que o filme é cheio de tiro, porrada e bomba, né?
Agora que estamos todos familiarizados com o plot dessa pérola do cinema, vamos à nossa lista!
5. Uma garçonete curiosa
Alguns filmes te trazem lindas reflexões sobre a vida. O Alvo te dá muito mais do que isso. Quantas vezes você já assistiu um filme começando com uma questão profunda como essa:
“Como está o quiabo Chance?”
4. Ele é uma khaleesi
Não, você não leu errado! Como eu havia dito em entrelinhas lá em cima, o filme está na categoria trash, então rolam umas coisas bem exageradas. Por exemplo: Chance, o mocinho, personagem do JCVD (vamos abreviar o nome do Van Damme porque, né, ô nome grande), tem um conjunto de habilidades bem especiais e ao que parece, ser resistente ao fogo é uma delas.
#Daeneryschora
3. Lutas coreografadas e muitas acrobacias.
Apesar de ter faturado US$ 74.189.677, uma grana do caramba para a época, O Alvo não foi bem um sucesso de bilheteria, mas tinha muito estilo e coreografias de luta que deixariam o Jack Chan bem orgulhoso! JCVD não estava para brincadeira!
Ele derruba o cara do mal da moto…
Ele anda de pé na moto…
E faz isso aqui, ó:
Não me peça para explicar…
2. A cena da cobra
Uma cena vale mais que mil palavras! Não, ele não vai beijar a mocinha, embora ela queira bastante. Para mim essa é sem dúvida um momento épico, aquele que carimbou o filme e coroou como clássico trash. Não vou detalhar, você vai ter que assistir!
1. Direção
Se nada do que você viu até agora te convenceu a ver esta jóia do cinema, segue o motivo número um! Lembra que te disse lá em cima que quem dirigiu esse filme foi o John Woo? Não tá manjando ainda?
John Woo é o mesmo cara que dirigiu A Última Ameaça (1996), A Outra Face (1997), Missão Impossível 2 (2000) e Paycheck (2003). Sim, pasmem! O Alvo foi a primeira experiência de John Woo em Hollywood. Ele começou sua vida de cinema como operador de câmera e filmou 18 filmes de artes marciais entre 1970 e 1980. Em 1989 rodou O Assassino, que rendeu seu passaporte para Hollywood. É notável o crescimento do trabalho do John Woo entre o lançamento de O Alvo e A Outra Face.
E se você acha q ele parou por aí, tá bem enganado ele também ajudou a produzir o game Stranglehold, para Playstation 3, Xbox 360 e PC.
Embora eu destaque aqui algumas coisas pouco convencionais (ou engraçadas, como preferir), o diretor entregou um filme de ação sim, não se engane! Mas que O Alvo vai te render muitas risadas pelo exagero das cenas, isso vai!
Afinal, o filme tem pulos, tem explosões, tem mocinha bonita…
… e tem até a múmia! =P
O Alvo está disponível na Netflix! Assiste lá e me conta o que você achou! Bjão da Carlota!
O Alvo
Direção: Jonh Woo
Produção: James Jacks, Sean Daniel, Daryl Kass e Sam Raimi
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Lance Henriksen, Yancy Butler, Arnold Vosloo, Wilford Brimley