Faz tempo que rola a história de que o homem nunca pisou na Lua. Dizem por aí que o gênio Stanley Kubrick teria filmado o suposto pouso da Apollo 11 em um estúdio, e que dicas de que tudo isso não passou de uma enorme mentira estariam no filme O Iluminado.
A NASA diz que é verdade, que Buzz Aldrin e Neil Armstrong pisaram mesmo na superfície lunar. Mas há quem diga que existem provas irrefutáveis de que tudo ali é montagem, que os EUA só queriam parecer mais tecnologicamente avançados do que a União Soviética durante a Guerra Fria.
Verdade? Mito? Grande parte das acusações de farsa se baseiam na iluminação das fotos tiradas pelos norte-americanos durante o pouso na Lua, questionando a iluminação das imagens e a falta de estrelas no céu.
Para acabar com todas as dúvidas (ou botar ainda mais lenha na fogueira), a Nvidia utilizou sua nova tecnologia de geração de gráficos e iluminação em tempo real, usada para criar videogames, para provar que a iluminação das fotos está sim correta — e que realmente é possível recriá-la artificialmente.
Usando a tecnologia Maxwell, em conjunto com a Unreal Engine 4, a Nvidia recriou a icônica cena de Aldrin descendo da Apollo 11 — e mostrou que a iluminação da imagem original era sim possível.
O vídeo (em inglês), mostrando todo o processo de recriação da imagem e inserção de pontos de iluminação, pode ser visto logo abaixo.
[youtube id=”O9y_AVYMEUs” width=”633″ height=”356″]
Fonte: Polygon