Image default
Tecnologia Últimos Destaques

Novo Chromecast pode virar seu console de jogos retrô favorito

Atualmente é muito difícil encontrar um produto eletrônico sem recursos “smart”: A conexão com a internet e outras redes sem fio é transformadora para diversas categorias de produtos.

Com televisões, foi um processo mais do que natural, a demanda por conteúdo de streaming como Netflix e Crunchyroll, além das capacidades de sistemas como o Android, originaram uma série de aparelhos como Android boxes e o Chromecast que visam adicionar recursos inteligentes à qualquer tela.

A princípio, o Chromecast da Google permitia enviar vídeos do smartphone ou computador diretamente para a TV, assim, era fácil assistir à Netflix, YouTube e qualquer outro programa na tela.

Novo Chromecast pode virar seu console de jogos retrô favorito

Mas o mais novo modelo de Chromecast, que vem com um controle remoto e sistema Google TV, oferece muito mais que isso. O pequeno aparelho conta com loja de aplicativos e um processador surpreendentemente capaz, o que atraiu os olhares do público gamer.

Testes preliminares já mostraram que o dispositivo tem grande poder de emulação, acesso aos apps do Android, e suporta controles via bluetooth. Ou seja, além de ser sua nova central de mídia, o novo Chromecast pode logo se transformar em um console retrô completo. Confira.

É importante destacar, antes de tudo, que a natureza de emuladores exige o download de arquivos ROM.

Esses arquivos são legalizados no Brasil desde que o usuário possua uma cópia original do jogo, mas às vezes, operadoras de internet podem bloquear ou limitar downloads desse tipo de conteúdo, e em muitos casos, até das capacidades de streaming do Chromecast. Para evitar esses problemas, o ideal é investir em uma VPN para garantir a integridade da rede.

O novo Chromecast

O novo aparelho é a maior mudança na linha Chromecast desde seu lançamento. Antes, o dispositivo era apenas um “espelho” do smartphone, mas com controle dedicado e processamento robusto, o novo Chromecast é um aparelho independente e uma central de aplicativos própria, sem perder sua facilidade de uso.

Em um pequeno disco, o gadget inclui 2GB de RAM, um processador quad-core, e uma GPU Mali G-31 capaz de decodificar vídeo em diversos padrões.

O aparelho inclui um cabo HDMI para conexão em qualquer TV, uma fonte de energia USB tipo C, e um controle remoto (que necessita de pilhas AA). O sistema operacional Google TV é otimizado para controle simples e telas grandes, mas é capaz de rodar apps do Android instalados pela Play Store ou baixados em formato .apk.

Além disso, o Chromecast suporta os mais novos protocolos de Wi-Fi e Bluetooth, garantindo velocidade maior e múltiplas conexões, ideal para conectar diversos controles e jogar partidas multiplayer.

Jogos retrô

A sua compatibilidade com apps do Android, e hardware dedicado, permitem que o aparelho tenha imediato acesso à toda biblioteca de emuladores para Android. O primeiro passo é adicionar um dispositivo de armazenamento, para isso, basta usar qualquer leitor de cartão SD, pendrive ou HD conectado em um hub ou adaptador para USB-C, e conectar diretamente no Chromecast.

Depois disso, basta instalar seus emuladores favoritos. A recomendação é usar o RetroArch, aplicativo que automaticamente configura controles, baixa arte para os jogos, controla os gráficos e possui emuladores de quase todos os sistemas imagináveis disponíveis.

Com o RetroArch, o desempenho do novo Chromecast permitiu uma jogatina quase perfeita de jogos de Nintendinho, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, GameBoy e GameBoy Advance, PlayStation 1, Nintendo 64, Dreamcast e até mesmo o Nintendo DS.

Em outras palavras, o aparelho é pequeno, silencioso, relativamente barato, e roda mais plataformas que muitos consoles de emulação sendo vendidos no mercado por valores muito maiores. Além disso, o sistema Android abre ainda mais possibilidades, como aplicativos de mídia, torrents, entre outros.

Preço e disponibilidade

O novo Chromecast já foi liberado nos Estados Unidos em três cores: branco, azul e rosa. O preço do aparelho é de $49,99 dólares, o que se traduziria para 270 reais, sem considerar os impostos.

Ainda não há lançamento oficial no Brasil, mas todos os modelos anteriores de Chromecast chegaram oficialmente ao país, portanto, tudo indica que logo teremos acesso ao dispositivo. Para os apressados, já existem sites de venda oferecendo o produto via importação.

Gostou? Vai comprar? O novo Chromecast pode ser uma alternativa ideal para quem quer criar uma central de entretenimento de forma barata, compacta e muito versátil. Não deixe de conferir também a chegada oficial do Nintendo Switch ao Brasil.

Related posts

Proteja seus filhos com spy app para Android

Rodrigo Estevam

Fortnite Battle Royale | Veja o último teaser da Temporada 6

Rodrigo Estevam

Xbox | Veja o que vai chegar ao Game Pass nos próximos dias

Rodrigo Estevam