Quando Super Mario 64 Online foi disponibilizado na internet recentemente, era óbvio que a Nintendo não ia simplesmente ignorar o projeto.
Até que demorou mais do que esperado, já que o jogo só foi retirado do ar nesta manhã. Além disso, o criador desta versão online de Mario 64 também teve diversos vídeos retirados do YouTube e sua conta do Patreon foi suspensa.
Tudo isso porque os vídeos tinham imagens e músicas do game da Nintendo e a conta do Patreon servia para que seus fãs pudessem dar dinheiro para que ele continuasse o projeto.
Como isso tudo se classifica como um tipo de lucro em cima da propriedade intelectual da Nintendo, a empresa simplesmente reivindicou seus direitos autorais sobre o conteúdo. Para quem ainda quiser experimentar o jogo, é necessário se cadastrar no fórum criado para ele, onde alguns arquivos ainda podem ser encontrados.
Diferente de outros casos com jogos feitos com fãs, a Nintendo ainda não entrou em contato direto com o Kaze Emanuar (criador de Super Mario 64 Online). É exatamente por isso que ele mesmo decidiu ficar quieto pelo menos até depois do lançamento de Super Mario Odyssey, conforme revelou em uma entrevista com o site Polygon.