Antigamente, o Steam contava com um sistema chamado “Greenlight” para decidir quais jogos independentes poderiam ser lançados na plataforma ou não. Esta maneira não era tão eficiente e dependia muito de seus usuários, além de demorar um longo tempo para terminar a avaliação dos games.
Por isso, a plataforma da Valve decidiu substitui-la pelo Steam Direct, onde bastava pagar uma taxa de US$ 100 para publicar o seu game oficialmente no Steam. Muita gente achou que isso traria mais exclusividade à plataforma e que afastaria desenvolvedores que não levassem seus projetos à sério.
Pouco mais de dois meses de sua implementação, o Steam Direct mostrou que os resultados foram exatamente o contrário. Dizemos isso porque mais de mil jogos foram adicionados desde então, com mais de 200 apenas na semana passada.
A diferença é ainda mais gritante quando se vê o gráfico acima com a comparação de lançamentos antes e depois do Steam Direct ser ativado. Ainda é cedo para saber os efeitos que isso causará a longo prazo, mas é de se imaginar que veremos cada vez mais jogos de qualidade duvidosa por lá.
Fonte: VG247