Image default
Cinema Últimos Destaques

Rankeamos todos os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel!

Nesta madrugada já começam a rolar as primeiras sessões do aguardadíssimo Vingadores: Guerra Infinita, o clímax do Universo Cinematográfico da Marvel. Aproveitando a data, juntamos a nossa equipe e tentamos eleger os melhores filmes lançados pela Casa das Ideias até agora.


Veja também:


Cada votante rankeou seus filmes filmes favoritos entre tudo que assistiu, e quanto mais alta a posição do longa, mais pontos o filme ganhava na nossa tabela. Assim, o votante que viu mais filmes tinha votos com maior peso, e quem viu menos filmes não teve tanto impacto assim no resultado final. Apurados os resultados, a lista final ficou assim:

18. O Incrível Hulk

Você sabe que as coisas não foram muito bem para o filme quando uma parte das pessoas ainda têm dúvidas e pergunta até hoje: “Mas esse filme faz mesmo parte do MCU?”. Sim, faz. Mas é até discutível se ele é melhor ou pior que aquele filme fraquinho do Ang Lee.

17. Homem de Ferro 2

Depois de criar a base para a “Fórmula Marvel”, o Homem de Ferro se meteu numa enrascada ao entrar em um filme que parecia mais preocupado em apresentar a Shield, Viúva Negra e o futuro do MCU do que em contar uma boa história que se sustentasse bem sozinha.

16. Thor

O Deus do Trovão era um dos personagens mais complicados de adaptar o tom dos quadrinhos para o cinema. Suas cores e discurso pomposo não foram tão bem transportados mas, entre seus poucos trunfos, tivemos a apresentação do ótimo Loki de Tom Hiddleston!

15. Homem de Ferro 3

Quando o terceiro longa tenta contar uma história mais humana e intimista, ele até que consegue. A virada do Mandarim é bem ousada, corajosa, mas também agridoce. O verdadeiro problema é que a adaptação do arco Extremis e o vilão de Guy Pearce figuram entre as piores ideias do MCU.

14. Thor 2: O Mundo Sombrio

Com uma ajudinha de Joss Whedon, o então homem de confiança da Marvel, o segundo Thor apostou um pouco mais no humor e em uma aventura mais descontraída. Ainda não deu tanto caldo, mas foi um claro avanço em relação ao primeiro.

13. Os Vingadores 2: A Era de Ultron

Como em Homem de Ferro 2, o filme se equivoca ao perder muito tempo apresentando conceitos e personagens para outros longas. Só que aqui temos ótima ação e diálogos muito espertos para compensar, então ainda dá para se divertir bastante.

12. Homem-Formiga

Ainda que o filme pareça uma simples comédia de ação, um filme de roubo, ele tem um grande valor para o MCU: foi a prova de que era possível apostar em filmes de gênero e, assim, variar um pouco mais a Fórmula Marvel, que já dava alguns sinais de cansaço.

11. Guardiões da Galáxia Volume 2

James Gunn conseguiu de novo: seu segundo filme pela Marvel é muito engraçado e repleto de ação explosiva, tudo temperado por divertidíssimas interações entre os personagens! E, claro, ainda mais músicas de época para embalar nossos dias.

10. Thor: Ragnarok

Após dois filmes fraquinhos, a Marvel reinventou o Thor aproveitando o excelente timing cômico do ator Chris Hemsworth. Ao juntá-lo com Hulk, Loki e Valquíria em um planeta alienígena ganhamos uma das melhores comédias dos últimos anos.

9. Capitão América: O Primeiro Vingador

Nas conversas entre nossa equipe, uma coisa ficou clara: embora este filme tenha sido recebido de forma meio morna em seu lançamento, ele envelheceu bem (que nem o nosso Steve Rogers no gelo!) e acaba sendo uma opção bem divertida para rever.

8. Capitão América 3: Guerra Civil

Para muita gente, essa é a verdadeira sequência de Vingadores. Um filme no qual os Irmãos Russo conseguiram trazer ação impactante e interações relevantes entre os heróis. E não podemos esquecer da incrível cena de apresentação de Tom Holland como Peter Parker!

7. Homem de Ferro

O pilar central do MCU e, sem dúvidas, o filme mais importante já feito pela Marvel. Seu sucesso viabilizou todos os outros longas desta lista, e Robert Downey Jr. é uma verdadeira lenda viva. É uma pena que o filme não envelheceu tão bem graças ao seu vilão meio sem graça.

6. Doutor Estranho

Apesar de alguns problemas de tom e um humor meio deslocado, foi um acerto colocar o ótimo ator Benedict Cumberbatch como o Mago Supremo da Marvel. É um dos poucos filmes que valem a pena ser vistos em 3D graças aos seus efeitos visuais embasbacantes!

5. Pantera Negra

A jornada de T’Challa é a prova de que a Marvel também consegue fazer filmes mais sérios e socialmente relevantes, com um bom comentário político. Nem mesmo alguns probleminhas de roteiro mancham a sólida performance de Michael B. Jordan como o cativante vilão Killmonger.

4. Capitão América 2: O Soldado Invernal

Mais um filme um pouco mais sério que a média da Marvel para a lista. Ainda que sua ação seja muito boa, o que realmente funciona em Soldado Invernal é que ele confirma Steve Rogers como um líder legítimo e progride bastante seu arco de personagem.

3. Os Vingadores

Foi extremamente catártico ir ao cinema e ver o encontro entre os principais heróis da Marvel pela primeira vez. É uma pequena obra-prima que conseguiu dar vida ao sonho de todas as crianças que brincavam com seus bonecos e criavam histórias divertidas cheias de ação. Obrigado, Joss Whedon!

2. Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Possivelmente o roteiro melhor trabalhado entre todos os longas da lista. As peripécias juvenis Peter Parker ainda na escola renderam uma ótima trama, em grande parte graças ao Abutre de Michael Keaton, de longe o “vilão” mais empático de todo o MCU.

1. Guardiões da Galáxia

Entre tantos filmes divertidos, a medalha de ouro foi para o filme de equipe mais azeitadinho do MCU: James Gunn achou uma fómula vencedora quando decidiu pegar os então desconhecidos Guardiões da Galáxia e filmar suas aventuras como uma space opera regada pelos maiores hits dos anos 70.

E você, quais os seus filmes favoritos da Marvel? Conte pra gente nos comentários aqui embaixo!

Votaram: Gabriel Toschi, Gerhard Brêda, Guilherme Vargas, João Pedro, Luciana Anselmo, Thomas Schulze e Rodrigo Estevam.

Related posts

Fortnite Battle Royale | Como e onde tocar campainhas para concluir o desafio

Rodrigo Estevam

Vingadores 4 | Irmãos Russo confirmam que Adam Warlock não aparecerá no filme

Weslley Domingues

Cowboy Bebop | Trilha do anime continua perfeita em versão 8-bits

Thomas Schulze