Image default
Games Críticas

Maneater, o documentário de tubarão nos games

Uma das maiores feras marinhas capaz de causar medo em todos os humanos! Estamos falando dos tubarões, um dos maiores predadores que existem nos mares e oceanos desse mundo. Muitos programas voltados para o bichão existem no Animal Planet e até filmes famosos foram para as telonas, fazendoendo um sucesso gigantesco.


Veja também:


Maneater é basicamente isso, um jogo de documentário sobre um tubarão específico e uma família de caçadores de tubarões. Só que, diferente do que normalmente vemos, o ponto de vista é da fera aquática, e aí que está todo o charme do jogo.

Maneater: Mandíbulas ferozes

O jogo começa já com uma introdução pesada! O famoso caçador de tubarões, Pete LeBlanc está caçando um tubarão adulto, que você controla! Então logo de cara, já precisa dar fim em alguns caçadores e enfrentar o astro do show.

Maneater - Analise 01

Num embate pesado, Pete acaba sendo o ganhador do duelo. Ao abrir a barriga do tubarão, mostra que ela estava grávida, nascendo um pequeno filhote que, em seu momento de desespero, morde a mão do caçador, arrancando-a e escapando da mão do humano.

LOJA PLAYREPLAY

E assim começa sua jornada, controlando um filhote de tubarão que quer buscar vingança pela morte de sua mãe, caçando Pete e sua tripulação até os confins do mundo. Mas a jornada não vai ser fácil, muitos desafios irão aparecer no seu caminho.

O game é basicamente isso, cumprir as missões que o jogo te oferece, com colecionáveis no meio do caminho, e ir evoluindo seu tubarão. Quanto mais ele come, mais forte e maior ele vai ficando.

Cada criatura que você devora dá um tipo específico de nutrientes. Esses nutrientes servem para você evoluir suas habilidades. Elas variam em alteração de status do tubarão como até mesmo armaduras físicas da criatura.

Personalize seu tubarão

Como mencionado anteriormente, personalizar seu tubarão libera novas habilidades. Existem 3 armaduras para o tubarão: a das sombras, a dos ossos e a elétrica. Cada uma tem suas modificações de status e habilidades, e cabe você escolher qual se encaixa melhor no seu estilo de jogo.

Maneater - Customização

Cada modificação tem um visual diferente, e com os nutrientes que você coleta, você pode ir fazendo upgrades nela, chegando até o nível dourado daquela armadura. Cada parte da armadura tem um bônus diferente e juntando todas as partes do mesmo tipo, você recebe um bônus maior naquelas habilidades.

Além dessa customização, existem habilidades que você pode equipar no seu bichão. Habilidades como sobreviver mais tempo fora da água, aumento dos nutrientes que recebe e muitos outros também podem ser evoluídos, aumentando o nível de personalização, tornando seu tubarão quase “único”.

O único problema disso tudo é que a customização visual disso é pequena, contem apenas 3 tipos de armaduras, mas possuem uma série de habilidades na biblioteca. Talvez outras armaduras sejam disponibilizadas em possíveis futuras DLCs.

As vozes de Maneater

Você já deve ter assistido algum documentário no Animal Planet, às vezes até esbarrando no canal quando estava navegando procurando algum filme bacana, ou se seus pais realmente gostam de ver esse tipo de programa. Sabe como funciona, vem aquela voz de narrador comentando fatos, curiosidades e falando sobre os ocorridos que aparecem na telinha.

Maneater faz o mesmo trabalho e já digo logo de cara: o trabalho ficou fantástico. Joguei a versão dublada e o trabalho dos dubladores brasileiros faz você se sentir realmente em um documentário de tubarões, vindo direto de Animal Planet.

Maneater - Gameplay 02

Só uma coisa que me incomodou no começo, mas depois aceitei melhor foi que, ao ser caçado, os caçadores falam em inglês. Me perguntei porque não houve tradução dessas partes em Maneater. Acredito que essaa decisão foi completamente da desenvolvedora, pois todo o trabalho que os dubladores recebem aqui são as falas que precisam gravar e até mesmo guias sobre qual tipo de áudio final a empresa deseja.

Mas pensando melhor, fez sentido os caçadores não serem traduzidos. Já vi alguns documentários e muitos personagens que não são o foco do documentário, não são traduzidos. Se essa foi a ideia da desenvolvedora, então o trabalho está muito bem detalhado.

Uma nota legal que gostaria de fazer é que o nosso amigo e dublador Rafael Rheda também fez uma ponta em Maneater! Para quem não sabe, ele narra alguns vídeos aqui no PlayReplay! Confira um vídeo do nosso canal e você saberá qual personagem ele dubla no jogo!

Como controlar um monstro desses?

Minha primeira reação ao abrir o jogo foi conectar o controle para jogar. Mas, infelizmente, o jogo não aparenta ter suporte para isso, ou precisa fazer alguma malandragem para fazer funcionar. Então, partimos com teclado e mouse.

Como não sou tão habituado com teclado e mouse (a não ser quando se trata de jogos de tiro em primeira pessoa, os famosos FPS), demorei ligeiramente para pegar o padrão dos controles e,com o tempo, dominá-los da melhor forma para as batalhas de tubarão contra os humanos.

Por exemplo, durante a jogatina, você vai ganhando níveis de ameaça de acordo com a quantidade de humanos que você devora. Ao preencher a barra, o melhor caçador daquele nível aparece. Esses caçadores trazem as melhorias que vão aparecer no próximo nível, dificultando cada vez mais essas batalhas.

Menciono isso pois a sua maior arma é sua esquiva lateral. Ainda mais depois que você tem os upgrades necessários, a esquiva fica absurda e você se torna um tubarão do teleporte frenético, deixando os caçadores perdidinhos.

Maneater é um jogo incrível, com belos gráficos, jogabilidade responsiva e dublagem impecável. Apesar de ter limitação de upgrades visuais do tubarão e a falta de opção de utilizar um controle, o jogo também é bem curto, inclusive para completar 100%. Ao atingir o nível Ancião, já fica tudo liberado, mesmo ainda tendo mais uma evolução: o mega tubarão.

Posso dizer com certeza que Maneater é sim um belo jogo e que, mesmo com alguns problemas aqui e ali, a diversão e imersão nesse universo é imensa, de tal forma que todos os pontos fortes pensam muito mais que os pontos fracos do jogo.

Related posts

Novo trailer de The Witcher 3: Wild Hunt mostra cinco minutos de gameplay

Kate Silva

PlayStation 4 | Sony confirma que console está em seu estágio final

Luciana Anselmo

Cells at Work! | Japoneses elegem os melhores animes da temporada verão 2018

Thomas Schulze