Image default
Games Últimos Destaques

Live streaming ganha o mercado de games com a Twitch TV

A tecnologia de streaming foi responsável por grandes mudanças no cenário mundial do entretenimento. Não apenas no cinema, com a Netflix, mas também com os games. A audiência dos principais torneios de eSports estão batendo recordes de outras plataformas. Além disso, principalmente com a Twitch TV, a tecnologia de live streaming parece ganhar espaço com público gamer.

Líder e principal referência, a Twitch TV é considerada o canal oficial dos campeonatos de eSports pelo mundo. A plataforma funciona como um espaço para live streaming, que são as transmissões ao vivo de algum torneio oficial, ou então de qualquer jogador que tenha cadastro. Segundo números oficiais, o portal tem mais de 200 milhões de usuários cadastrados no site. Em 2014, a Amazon pagou cerca de 900 milhões de dólares para adquirir a Twitch.

Esse valor demonstra o crescimento e a aposta que existem com a companhia. Recentemente, os números mostram que o futuro dos games contará com a evolução da tecnologia de live streaming. Tyler ‘Ninja’ Blevins, por exemplo, é o usuário com mais seguidores na Twitch, com mais de 12 milhões de inscritos. Ele já foi um jogador de eSports, mas se aposentou e, atualmente, se dedica apenas com streamings do jogo Fortnite. Segundo a revista Forbes, ele fatura cerca de 450 mil euros por mês com esse trabalho.

Os altos valores são justificados pela força que este mercado possui. Em dados divulgados pela Newzoo, cerca de 395 milhões de pessoas acompanharam alguma transmissão de torneios de eSports em 2018. Além disso, quase 180 milhões afirmaram que são espectadores assíduos, ou seja, que buscam acompanhar notícias e campeonatos oficiais.

Os sucessos do live streaming

Não é difícil entender por quais motivos essa nova tecnologia está ganhando tantos adeptos. Na Twitch TV, por exemplo, os usuários cadastrados podem interagir com quem está transmitindo. Ou seja, é possível fazer doações, perguntas ou apenas enviar mensagens. Os fãs dos eSports utilizam desse espaço para um maior contato com algum jogador profissional de sucesso.

É o caso com Gabriel Toledo, o FalleN. Ele é um dos brasileiros mais bem sucedidos no cenário de eSports. Ele é o capitão da equipe MIBR, que joga os principais torneios de Counter-Strike: Global Offensive. Porém, nas horas vagas, ele também realiza transmissões ao vivo no canal particular que possui na Twitch TV. Ele realiza sorteios, responde perguntas e também faz análises de jogadas e jogos disputados. A audiência dele acaba assistindo uma aula online do jogo.

Porém, CS:GO não é o principal game da plataforma. Segundo dados do portal Twitch Tracker, o jogo Fortnite é o que possui mais usuários transmitindo ao vivo. Cerca de 15% dos canais que existem na Twitch são dedicados apenas ao game. Em segundo lugar vem League of Legends, que possui um pouco mais de 8% da audiência da plataforma online.

Interações ganham o mercado

Outra plataforma que tem crescido com o live streaming, principalmente no cenário de eSports, é o YouTube. Ele sempre foi o líder do mercado de vídeos da internet, porém perdeu espaço para as transmissões ao vivo da Twitch TV, principalmente com os eSports. A resposta da empresa americana foi a criação do YouTube Gaming Live. Em apenas um ano, segundo números da Streamlabs, a plataforma conseguiu um crescimento de 343%. O motivo é a aposta do site nas interações do chat com o usuário que transmite ao vivo.

Algumas empresas entenderam que as interações são o grande diferencial desta plataforma. É o caso da MixPlay, ferramenta do portal de streaming Microsoft Mixer. Ela adiciona controles interativos, na tela de streaming, aos usuários que assistem alguma transmissão ao vivo, fazendo com que ele participe e mude os acontecimentos do jogo. Além de acompanhar o streamer, também é possível jogar com o uso dessa ferramenta do site. Uma tecnologia semelhante é vista na Betway Casino, que utiliza live streaming para jogos tradicionais de cassino, como pôquer, roleta, 21 e bacará. A plataforma faz uma transmissão ao vivo das mesas que esses jogos acontecem, com dealers reais e câmeras que dão uma imersão maior ao ambiente. Desta forma, a sensação do jogo é diferente daquelas tradicionais simulações de mesas.

Fora do universo de games, o Facebook Live também aposta nesta ideia. A plataforma utiliza a popular ferramenta de likes para uma interação em tempo real. Ou seja, os espectadores podem mandar imagens da rede social durante uma transmissão ao vivo. É uma interação mais personalizada com a cara do Facebook.

Em 2019, os números do cenário de live streaming devem ficar mais fortes, principalmente com a tecnologia VR a crescer. Isso já acontece com a plataforma de jogos da Steam, que permite assistir pessoas jogando The Elder Scrolls V: Skyrim ou qualquer outro jogo com compatibilidade da tecnologia. Nos Estados Unidos, a MLB, principal liga americana de beisebol, já realizou um live streaming de uma partida inteira com a tecnologia VR.

Related posts

Assista agora ao nosso hands-on comentado da demo de Super Smash Bros. for 3DS

Guilherme Soares

Fortnite Battle Royale | Onde encontrar Conjuntos de Painéis Solares

Rodrigo Estevam

Fortnite Battle Royale | Onde encontrar as letras O, S, M e N e a placa NOMS

Rodrigo Estevam