Image default
Especial Últimos Destaques

Jogos indie: existe vida fora dos grandes títulos SIM!

Tenho uma dica amiga para quem não acessa a loja virtual do seu console: leia esse post e, se estiver aberto(a) a novas experiências, entre na loja logo em seguida! Você vai encontrar a sessão “indies”, o lugar que reúne os jogos mais diversificados que o planeta já conheceu e em grande escala. Tanto que é impossível de serem subclassificados. Vai por mim!

Em sua maioria, os jogos carinhosamente chamados indies (apelido para “independentes”) são financiados através de crowdfunding, uma espécie de vaquinha mundial e virtual. A moeda de troca é o preço justo e acessível na hora de comprar o game.

Mas isso não faz com o que o jogo seja legal e recomendável, concordo. O que chama a atenção dos gamers que consomem jogos indies é o seguinte: por serem títulos assinados por pequenas equipes de desenvolvedores e criadores que estão fora do mercado de grandes distribuidores e que ninguém nunca ouviu falar, altas doses de estilo próprio e criatividade nunca faltam! Na fonte dos jogos indies, os gamers bebem do que há de mais maluco, mindfucking e inovador.

thomaswasalone-06_530x298

A cada atualização da Xbox Live e da PSN, novos títulos aparecem, novas propostas são apresentadas e o mercado cresce. É um círculo vicioso do bem: uma pequena equipe tem uma ideia. A ideia se torna projeto. O projeto se torna público via redes sociais e sites de financiamento coletivo. A meta do financiamento é alcançada e o desenvolvimento é posto em prática com data alvo.

Em breve, o jogo indie que ficaria na pasta de documentos do computador de um sonhador logo vai se tornar realidade divertida, paga e baixável. E rentável para ambos os lados! Claro, não há como competir com as grandes distribuidoras. Mas essa não é a proposta. O que a pequena equipe quer é fazer com que seus projetos cheguem ao público. E é criando portfolio que se passa de fase, não é mesmo?

img17435

Jogos indies são baratos, têm uma jornada de pequena para média duração e nos entregam de bandeja personagens únicos – que tal ser um garoto de favela (Papo Y Yo) ou uma peça geométrica (Thomas Was Alone), por exemplo?

Toda refeição tem seu prato principal. Mas as mais legais são aquelas que oferecem sobremesa, não é mesmo? Jogue seu Destiny e seu GTA e depois jogue um jogo independente também! ;)

ijyqxGLVCQEXY

Para quem já tem esse tipo de jogo no HD do console, eis o manifesto que, até o próximo post, fala por todos nós, amantes do bom jogo, independentemente da marca e/ou estilo.

Related posts

Xbox Live estará gratuito neste fim de semana

Luciana Anselmo

Sling TV será lançado para Xbox One com mês gratuito para usuários da Live

Kate Silva

Xbox Live Gold revela jogos gratuitos do mês

Luciana Anselmo