Image default
Tecnologia Últimos Destaques

Você sabe o que é AI? Veja alguns exemplos usados no dia a dia

A Inteligência Artificial ao que tudo indica chegou mesmo para ficar. Ela está cada vez mais presente no nosso dia a dia por meio de softwares que conferem agilidade e comodidade em várias ações cotidianas.

Graças a ela, fazer compras pela internet se tornou mais fácil, assim como a área de atendimento ao consumidor ganhou com mais praticidade e agilidade.

Por isso, é importante ter em mente que o conceito de Inteligência Artificial que temos nos dias de hoje é muito diferente daquelas antigas previsões exageradas a respeito do futuro.

Se você pensa que a Inteligência Artificial, também conhecida como I.A. (ou AI – Artificial Intelligence), se resume a grandes robôs que jogam xadrez com você enquanto conversam sobre a vida, o universo e tudo mais, então você está enganado.

A Inteligência Artificial do nosso cotidiano, que acompanha a gente até em situações que você até mesmo não saiba, é mais realista e pé no chão.

Por isso, um conceito preciso de I.A. no atual contexto tecnológico é a de que ela consiste em softwares capazes de aprender e também realizar tarefas específicas do dia a dia.

Sabe os chatbots utilizados em lojas virtuais para agilizar o atendimento aos clientes? Pois então, eis aí um exemplo de Inteligência Artificial.

Tecnologia para facilitar as tarefas diárias

Vários recursos que hoje são utilizados na internet são baseados em conceitos de Inteligência Artificial. Vale salientar também tecnologias como a Siri, desenvolvida pela Apple e a Cortana, desenvolvida pela Microsoft.

Ambas atuam nos smartphones como assistentes digitais baseadas em comandos de voz. Elas se destacam agendando tarefas, organizando recados e mais uma série de funcionalidades.

O fato é que, de uma maneira geral, o conceito de Inteligência Artificial pode ser visto em vários momentos do nosso cotidiano. Quer exemplos? Vamos ver alguns a seguir.

TV Digital e serviços de streaming

O famoso serviço de conteúdo streaming, a Netflix utiliza recursos de Inteligência Artificial quando vai sugerir filmes e séries para o usuário. O funcionamento do sistema ocorre da seguinte forma: se você assistiu e marcou como favorito um filme, por exemplo, de ficção científica, as opções de séries e de filmes desse gênero vão surgir como sugestões para você assistir.

É interessante salientar que o Youtube também sugere vídeos seguindo procedimento semelhante, assim como o Spotify sugere artistas e músicas.

A vantagem disso é que a Inteligência Artificial, compreendendo os seus gostos, torna mais fácil e mais rápido o seu processo de escolha, evitando que você perca muito tempo digitando as atrações da sua preferência.

E-mail Marketing

Quem é um empreendedor e utiliza o Marketing Digital para atrair leads e se aproximar do público, sabe o quanto é importante adotar algumas estratégias, como utilizar um blog com uma boa plataforma, usar redes sociais e também disponibilizar conteúdo no Youtube.

No entanto, não dá para esquecer que o e-mail marketing também funciona como uma estratégia muito eficiente, caracterizada pela personalização, pela segmentação e contato direto com um público interessado no seu conteúdo.

É em tais situações, para garantir esse contato direto e eficiente com o público, que os recursos de Inteligência Artificial também auxiliam no e-mail marketing.

Existem softwares apropriados para o envio de e-mail, que direcionam as mensagens para o seu público definido. Os envios são seguros e não serão vistos como spams.

Lojas Virtuais

Juntamente com um nome de domínio devidamente registrado (em sites como a Weblink) e também com uma boa hospedagem de site, a Inteligência Artificial aparece para melhorar ainda mais o desempenho de um e-commerce.

Quem gerencia uma loja virtual sabe que, assim como uma loja física, o bom atendimento ao cliente é um fator crucial para a sua sobrevivência no mercado.

E os Chatbots estão aí para isso, pois eles correspondem a um avançado recurso de I.A. que permite atender o cliente, personalizando e humanizando a abordagem.

Atualmente existem variados softwares de Chatbots disponíveis para e-commerce. Eles permitem que o atendimento seja realizado a qualquer horário, evitando que o seu cliente fique aguardando quando apresenta alguma dúvida ou sugestão.

A diferença entre AI e Machine Learning

Muita gente confunde e acredita que Inteligência Artificial e Machine Learning são sinônimos. No entanto, é importante frisar que Machine Learning, também chamada de “Aprendizado de Máquina”, é apenas um quesito aplicado na AI.

Alguns exemplos práticos da Machine Learning são os já citados sistemas de sugestão da Netflix e Youtube, bem como o processo de reconhecimento facial utilizado nas fotos do Facebook.

Já a Inteligência Artificial vai muito além disso e trabalha com conceitos como redes neurais e algoritmos de inferência, sempre tentando proporcionar para as máquinas capacidades de raciocínio semelhantes ao humano.

Conclusão

Estamos em uma era em que a tecnologia, especialmente a internet, cada vez mais atuam para tornar as tarefas cotidianas mais fáceis e rápidas.

Portanto, a Inteligência Artificial surge como uma ferramenta que visa aperfeiçoar ainda mais a interação entre as empresas e os seus clientes.

Related posts

EaseUS: Como recuperar arquivos deletados em 1 clique

Guilherme Soares

Coisas que você precisa saber ao escolher o VPN certo para jogos online

Guilherme Soares

Uma fraude a cada 5 segundos: saiba como se proteger ao comprar online

Rodrigo Estevam