Image default
Games Últimos Destaques

5 grandes franquias que tiveram seu início no NES

Quando vemos novos jogos de grandes franquias que esbanjam inovações de gameplay e visuais absurdamente lindos, pode ser até difícil de imaginar o quanto eles mudaram e se aprimoraram ao longo dos anos. Mais estranho ainda é voltar para a época do NES (que chamamos carinhosamente de Nintendinho por aqui) e ver que muitas dessas franquias tiveram seus primeiros games lançados por lá na era 8-bit. Se quiser conhecer algumas dessas séries famosas com começos humildes, basta conferir nossa lista logo abaixo!

5. Metal Gear

Mesmo tendo sido lançado primeiro para o MSX2 em 1987 no Japão, o primeiro Metal Gear não demorou para receber sua versão ocidental e chegou no ano seguinte ao NES.

Devido às diversas modificações feitas no port para o Nintendinho, o jogo não teve muita aprovação de Hideo Kojima, mas ainda fez bastante sucesso e até recebeu a sequência Snake’s Revenge em 1990. Como era de se esperar, o primeiro game tinha muitas limitações e era bem difícil, mas já tinha muitas das mecânicas que vemos até hoje na franquia.

 

4. Final Fantasy

O primeiro Final Fantasy também chegou ao NES em 1987 e era bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Ele era um RPG bem convencional, com personagens de diferentes classes, diversas dungeons, batalhes por turnos, encontros aleatórios com inimigos, etc.

Apesar da simplicidade, o jogo já era muito cativante e tinha mecânicas complexas para a época, o que o ajudou a se tornar um dos maiores sucessos do NES. O resultado dessa popularidade toda pode ser vista hoje em dia com Final Fantasy XV, que infelizmente não está presente nos consoles da Nintendo.

 

3. Castlevania

Apesar de não ter tantos grandes lançamentos atualmente como os outros games desta lista, Castlevania continua sendo uma das franquias mais importantes do mundo dos videogames. O primeiro jogo chegou ao Famicom em 1986 e no ano seguinte ao NES, onde já fez bastante sucesso em pouco tempo.

Na época, não havia jogos de terror como este ou com uma temática parecida, o que acabou atraindo ainda mais jogadores que queriam algo diferente de visuais fofinhos e coloridos. A série pode até ter se perdido um pouco durante a ascensão dos games em 3D, mas os clássicos permanecem como alguns dos melhores da história.

 

2. The Legend of Zelda

The Legend of Zelda teve uma das evoluções mais interessantes desta lista, já que conseguiu definir o gênero de aventura em mundo aberto em diversas maneiras ao longo de várias gerações. Na época de seu lançamento, ele surpreendeu pela imersão e sensação de exploração livre que passava aos seus jogadores.

Mais de 30 anos depois de seu lançamento original, Breath of The Wild conseguiu passar a mesma sensação de inovação, tendo diversos paralelos com o primeiro jogo. Não temos dúvidas de que a franquia continuará a nos surpreender ainda mais no futuro.

 

1. Super Mario Bros.

Para fechar a lista, é importante falar sobre o próprio mascote da Nintendo, que teve seu primeiro jogo solo no NES. Desde aquela época, o encanador italiano já fazia muito sucesso e impressionava por seu game design.

Só no NES, ele teve outras duas sequências e rapidamente se tornou o personagem mais conhecido e popular dos videogames. Como sabemos, ele continua reinando neste post e sempre vende milhões de jogos com suas dezenas de franquias diferentes.

Related posts

54 anos de Koji Kondo e suas composições feitas de sonhos

Eidy Tasaka

Top 5½ Melhores jogos do Batman

Thomas Schulze

Retrô: Super Mario Bros. e o nascimento de uma estrela

Gabriel Vlatkovic