Fortnite já está disponível para dispositivos iOS há algum tempo, mas só agora o fenômeno chegou aos smartphones Android — especificamente a aparelhos da Samsung (o que pode render acesso à skin Galaxy).
Mas nem adianta procurar na Google Play Store: a Epic Games não subiu o aplicativo na loja de apps do Google alegando não valer a pena do ponto de vista econômico, optando então por disponibilizar o APK de Fortnite Battle Royale apenas em seu site.
Assim, para baixar e instalar Fortnite no Android é preciso realizar um procedimento específico (este texto pode ajudar, caso esteja com dificuldades para instalar Fortnite no celular) para permitir a instalação do APK do jogo.
O problema é que, segundo o Google, há uma falha de segurança grave que pode permitir que hackers alterem o aplicativo e forcem o jogo a se comunicar com servidores alheios à Epic Games, potencialmente dando acesso aos dados dos usuários a terceiros e permitindo a instalação de arquivos indesejados e maliciosos nos celulares das vítimas.
Segundo a BBC, embora a prática do Google tornar públicas as vulnerabilidades de aplicativos mesmo sem o consentimento das desenvolvedoras seja corriqueira, Tim Sweeney, o CEO da Epic Games, não ficou nada feliz com o comunicado. “O Android é uma plataformar aberta. Quando o Google identificou uma falha de segurança, trabalhamos sem parar (literalmente) para consertar o problema e liberar uma atualização,” disse Sweeney no Twitter, dizendo ainda que a ação do Google ao liberar rapidamente a informação e detalhes técnicos teria sido “irresponsável.”
We asked Google to hold the disclosure until the update was more widely installed. They refused, creating an unnecessary risk for Android users in order to score cheap PR points.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) 25 de agosto de 2018
Sweeney afirma, ainda, que a Epic Games solicitou ao Google que o anúncio sobre a falha de segurança fosse liberado apenas após o patch ser liberado e amplamente instalado, evitando pôr desnecessariamente em risco os usuários do Android que instalaram o APK de Fortnite em seus celulares.
“A Epic Games é responsável pela falha de segurança,” continuou Sweeney no Twitter. “Como comuniquei ao pessoal do [site Android Central], somos gratos ao Google por fazer uma análise de segurança detalhada no [APK de] Fortnite e nos reportar a falha. Concordo que o Google encontrar uma falha no nosso software e liberar a história sobre este fato é uma estratégia válida de relações públicas. Mas para que liberar detalhes técnicos tão rápido? Isso não ajuda em nada e dá aos hackers a chance de atacar usuários que ainda não atualizara [o jogo].”
I grant that Google finding a flaw in our software and sourcing stories about the fact of it is a valid PR strategy.
But why the rapid public release of technical details? That does nothing but give hackers a chance to target unpatched users.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) 25 de agosto de 2018
Você acha que a atitude do Google foi correta? Ou acredita que a Epic Games deveria liberar Fornite direto na Google Play Store? Opine nos comentários ou no nosso Forum!
via VG247