Depois de anunciar uma queda nos preços dos V-Bucks, a moeda virtual usada em Fortnite, em todas as plataformas onde o jogo está disponível, a Epic Games também lançou uma nova forma de os jogadores mobile, especificamente do Android e do iOS, efetuarem compras.
Esse novo formato de transação pula o mediador, no caso as lojas de apps do Google e da Apple, oferecendo aos jogadores comprarem V-Bucks e Pacotes de Skins diretamente da Epic Games a preços mais em conta. O problema é que isso vai contra os termos de serviço das lojas de apps.
No caso da Apple, todas as transações efetuadas em aplicativos para iOS são taxadas em 30%, valor esse que fica para a empresa da maçã. Pouco tempo depois do anúncio da Epic Games, a Apple removeu o aplicativo Fortnite da App Store.
“A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple está bloqueando o Fortnite em um bilhão de dispositivos”, informou a Epic Games em suas redes sociais. “Visite http://fn.gg/freefortnite e lute com a gente para que 2020 não vire ‘1984’”, completou, fazendo referência tanto ao livro 1984, de George Orwell, quanto a uma propaganda da própria Apple, lançada naquele ano.
A referência não para por aí: Fortnite literalmente refez o comercial da Apple usando personagens do jogo. Os dois vídeos passam a mesma mensagem, pedindo aos consumidores que lutem contra o monopólio. Abaixo você confere o vídeo original, da Apple, e depois o vídeo lançado por Fortnite.
Além da Apple, a Google também removeu Fortnite da Google Play Store. O jogo ficou poucos meses na loja de aplicativos do Android, e agora a Epic Games confirmou a remoção de seu jogo da loja de apps.
Enquanto jogadores do iOS foram realmente impactados, já que ficam impossibilitados de atualizar o jogo e, consequentemente, de jogar a próxima temporada (prevista para ser lançada nas próximas semanas), jogadores do Android têm outras opções de download e instalação do app Epic Games Launcher e continuar jogando Fortnite em seus dispositivos.
A Epic está convocando os jogadores a se unirem contra a Apple nas redes sociais usando a hashtag #FreeFortnite.
A justificativa, segundo postagem no site oficial de Fortnite (em inglês), é de que a App Store estaria “bloqueando Fortnite para impedir que a Epic repasse descontos no pagamento” diretamente para os jogadores.
A Temporada 5 de Fortnite, da Epic Games, causou uma porção de mudanças na ilha…
O Agente Jonesy e a Ordem Imaginária estão fazendo de tudo para manter o Ponto…
Depois de seu lançamento conturbado, na noite de ontem Cyberpunk 2077 foi removido completamente da…
Em seu novo modo por tempo limitado, Fortnite parece estar imitando o formato de Among…
Não é segredo para ninguém que Cyberpunk 2077, o novo aguardado jogo do estúdio CD…
Depois do TGA, agora chegou a vez do Brazil Game Awards (BGA) revelar sua lista…