O que será de FIFA 22? (Crédito: Numero-Diez.com)
Os rumores parecem que estão mesmo se confirmando: EA Sports e a maior Organização de futebol do mundo, FIFA, estão em risco de, após 29 anos de parceria, irem cada um para seu lado. Isso porque, alegadamente, a FIFA já não está tão interessada em permanecer com exclusividade no jogo da desenvolvedora EA Sports, estando já sondando outras alternativas. Mas o que será que tal fim de parceria iria significar para a credibilidade do clássico jogo de simulação de futebol, com FIFA 22?
Sendo, de longe, o jogo simulado de futebol online mais jogado em todo o mundo, esse game não só está enfrentando os riscos de perder o direito de poder usar o nome “FIFA”, mas também de ganhar novos concorrentes que possam estar apostando forte nessa indústria de futebol online competitivo. Por exemplo, a Epic Games, responsável pelo Fortnite, já teria demonstrado interesse em ficar com o nome FIFA em um de seus jogos.
Além disso, como acontece com times como o São Paulo, o FIFA 22 já não tem a licença para ter muitos times do Brasileirão Série A. Sem dúvida que o time do São Paulo, como já fez com patrocinados relacionados com apostas desportivas de futebol online, teria todo o interesse em conseguir negociar a licença de seu nome e de seus jogadores com desenvolvedores de jogo que pudessem pagar o máximo possível. Um pouco como a FIFA está já fazendo no mercado.
Essa acaba sendo a maior dúvida que está instalada nesse momento. Foi com enorme surpresa que as primeiras matérias nacionais e internacionais estavam apontando para esse fim de parceria tão bem-sucedida. É importante notar que tanto EA Sports como a FIFA, que representa o futebol mundial, beneficiaram muito com o sucesso de cada uma das partes. No entanto, e principalmente com o crescimento acelerado do eSports, a FIFA parece ter outros planos para avançar com novas parcerias e um planejamento ainda mais forte.
Tendo, alegadamente, exigido várias dezenas de milhões de dólares para a EA Sports conseguir manter a exclusividade de seu nome por mais anos, a verdade é que os próprios responsáveis pela FIFA já estariam em contato com outras desenvolvedoras, tentando perceber qual seria seus planos, caso fechassem uma parceria. Até porque, alegadamente, existem dois principais motivos para que a FIFA não esteja agradada com a parceria da EA Sports:
Vale destacar que foi notícia, há poucas semanas, que a empresa EA Sports, tanto para o mercado norte-americano, como para o inglês, registrou o nome comercial “EA Sports FC”. Apesar de não estar ainda nada confirmada, muitos especialistas garantem que essa ação oficial e registrada servirá como uma alternativa, caso EA Sports e a FIFA não consigam mesmo chegar a um acordo para os direitos de nome e de imagem.
Ao que tudo indica, parece mesmo ser provável que, ao invés do FIFA 22, possa surgir seu substituto “EA Sports FC”, em uma mudança que acaba relembrando o que o eterno rival da EA Sports, Konami, fez recentemente com o antigo PES. Porém, nesse caso, essa mudança seria forçada, uma vez que os próprios responsáveis pela EA Sports não teriam qualquer tipo de intenção em terminar com essa parceria.
Muitos rumores garantem que alguns responsáveis pela desenvolvedora teriam ficado muito desagrados por saberem que a FIFA estaria já negociando com a Epic Games. Mas será que essa informação terá base de fundamento. Poderia existir uma parceria entre a FIFA e o Fortnite?
Diversos eSports entraram em cena ao longo dos últimos anos. Também conhecidos como esportes de…
Alguns dos seriados e filmes com maior sucesso das últimas décadas têm uma ligação direta…
O debate sobre como os jogos online vão evoluir, em um futuro próximo, está mais…
O ano para os amantes de videogames e dos e-Sports mal começou e já tem…
Jogos eletrônicos têm se tornado uma verdadeira febre entre adultos e crianças. O entretenimento ganhou…
A Sony anunciou a lista de jogos que serão disponibilizados gratuitamente para assinantes da PS…