Image default
EspecialEstamina

Estamina #07: The Winds of Winter is coming. Né, George R.R. Martin?

Vocês queriam uma atualização. Aqui está a atualização. Vocês não irão gostar. The Winds of Winter não está pronto”, assumiu George R.R. Martin. Com essas palavras, logo no segundo dia de 2016, ele resolveu abrir o jogo com os fãs e consigo mesmo mostrando que é um ser humano cheio de necessidades e imperfeições antes de ser a mente genial e milionária por trás da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo e estragando todo o meu plano de leitura.

Antes de ver a série da HBO, eu nunca tinha iniciado a leitura de algo que ainda não havia sido inteiramente publicado. No caso de Game Of Thrones, me forcei a isso, pois não conseguia me resumir aos episódios e deixar de ter acesso à fonte. Olha só no que eu fui me meter…

"Nobody said it was easy...."
“Nobody said it was easy….”

O post “Last Year (Winds of Winter)” que Martin publicou em Not A Blog possui um parágrafo introdutório que cita Charles Dickens, um dos ícones da literatura inglesa (aliás, se você nunca leu Dickens, faça-se esse favor, por gentileza). Através das palavras de George, já consegui identificar o tom de pesar e desabafo que o texto teria. Frases depois, a especulação se torna oficial: o sexto livro não está pronto. Quando li isso, scrollei a página, notei que a publicação dele era gigantesca, fui para um lugar confortável o bastante para o que estava por vir e segui em frente.

Veja também:

– O que acontece quando se mistura Zelda com Game of Thrones

Meus editores e publishers estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes e editores estrangeiros e tradutores estão decepcionados … mas ninguém poderia estar mais desapontado do que eu”, revelou Martin. É claro que ninguém está feliz com essa notícia, time is money para o mercado e sempre será, não há discussão quanto a isso. O fato é que George fez questão de dizer que ele também está desapontado. A partir desse momento, minha imaginação transportou Martin e eu para um confessionário. Fui como leitora e redatora que sou, pois enxerguei com clareza que George R.R. Martin iria se declarar culpado por ter furado o prazo de entrega.

Na verdade, antes de ouvi-lo, fiz uma simples e automática pergunta: “Quando isso vai sair então, homem?”. George enrolou, enrolou, enrolou mais um pouco, e disse nas entrelinhas que não tem a mínima ideia de quando vai terminar de escrevê-lo: “Estou meses longe [de terminar o livro]… e isso se a escrita for bem. (Às vezes ele vai. Às vezes isso não acontece.) Capítulos ainda precisam ser escritos, é claro… mas também reescritos. Eu sempre reescrevo, às vezes é apenas polimento, às vezes são grandes reestruturações”. Como redatora, vi que ele está dizendo o que todos nós dizemos: a verdade. Como leitora, senti uma angústia fora do comum justamente por estar mais adiante na série do que nos livros, algo que estava determinada a reverter assim que a publicação do sexto livro acontecesse.

House-Greyjoy-game-of-thrones-playreplay-estamina

Durante seu depoimento, Martin detalhou todo o plano em formato de cronograma que tinha acordado com seus editores: a primeira data de entrega, a surpresa em contar com mais dois meses extras… “mas, verdade seja dita, às vezes a escrita vai bem e às vezes não, e isso é uma verdade para mim desde os meus 20 anos.” Enquanto isso, minha cabeça ficava entre a cruz e a espada, pois quanto mais eu me reconhecia em seu processo de criação como escritor, mais desesperada eu ficava como leitora ao saber que a publicação tomará mais tempo do que o esperado por mim e por todos os envolvidos.

Por fim, como eu esperava, ele esclarece que não foi exatamente a fluidez de sua escrita que o deixou preocupado a ponto de ir a público falar sobre o assunto. O que mais o influenciou em sua decisão de assumir o atraso foi todo o sucesso e audiência da famosa série da HBO renovada para a 6ª temporada.

game-of-thrones-season-6-playreplay-estamina

Em posse dessa palavra mágica, li no post de George a segunda pergunta que eu já estava formulando: “Será que a série dará ‘spoilers’ dos livros?” Sua resposta veio em seguida, curta e grossa: “Talvez. Sim e não”. Pense comigo: justamente por estar totalmente envolvido na produção da série da HBO, ele não soltaria spoilers sobre a temporada que nem começou, não é mesmo? Por outro lado, também não poderia mentir dizendo que os próximos episódios seriam jogados no lixo só porque o sexto livro não foi publicado antes do início da sexta temporada.

Veja também:

– Personagem de Game of Thrones serviu de inspiração para protagonista de Horizon, para PS4

O caso de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo é talvez único. Eu não consigo pensar em nenhum outro caso em que o filme ou programa de TV saiu enquanto o material de fonte ainda estava sendo escrito. Então, quando você me perguntar, ‘será que a série estragará os livros?’, tudo o que posso fazer é dizer: ‘sim e não’, e murmurar mais uma vez sobre o efeito borboleta. Essas belas borboletinhas têm crescido e se transformado em poderosos dragões. Alguns dos ‘spoilers’ que você pode encontrar na sexta temporada podem não ser spoilers coisa alguma… porque a série e os livros têm divergido, e continuarão a fazê-lo”, definiu George R.R. Martin.

game-thrones-season-6-jon-snow-playreplay-estamina

Concordo com ele e vou acompanhar de perto o desenrolar dessa situação tão inesperada para o próprio autor e sua equipe. O engraçado é pensar que agora eu, que já estou vivenciando essa incerteza há meses, estou ganhando a companhia de ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio autor nessa aventura. Que mundo pequeno!

Para mim, para você, para George R.R. Martin e para qualquer ser humano da face da Terra, não há escapatória. Como o autor disse várias vezes em seus posts, “[o livro] estará pronto quando estiver pronto”. Sem ter para onde correr, criei a terceira e última pergunta: “O que eu faço agora?”. Mais uma vez, Martin não me deixou na mão e respondeu objetivamente no mesmo post: “Como você pretende lidar com isso… ei, isso é com você”. É bem por aí…

Related posts

Coleção de jogos da Telltale Games é disponibilizada para Xbox One

Kate Silva

Resenha: Star Wars: Marcas da Guerra

Rodrigo Estevam

Os principais trailers da semana

Thomas Schulze