fbpx
Conecte-se conosco.

Especial

Especial: GameCube completa 13 anos, mas os presenteados sempre fomos nós

Publicados

on

Com o título de console de mesa com menor vendagem da história da Nintendo, o GameCube teve a missão ingrata de tentar recuperar a popularidade de hegemonia da Big N, que fora perdida para a Sony após a batalha travada entre o Nintendo 64 e o estreante PlayStation. Mesmo assim, a má fama do console nunca foi capaz de tirá-lo do coração dos fãs da Nintendo, que guardam-no em sua memória como um dos mais incríveis consoles da gigante nipônica.

gamecube-playreplay

Com diversas inovações, um poder de fogo invejável e um visual único e peculiar, o GameCube foi lar de diversos clássicos que se mantém vivos nas mentes dos jogadores até hoje, exatamente 13 anos após seu lançamento. E vocês não pensaram que deixaríamos isso passar, certo?

 

O projeto Dolphin

Apesar das boas vendas do Nintendo 64, que chegaram à casa das 30 milhões de unidades em todo o mundo, a Nintendo se via numa tremenda encrenca tendo que concorrer com o PlayStation, que superou a marca de 100 milhões de aparelhos vendidos. Boa parte dessa situação fora causada pela própria Big N que, para evitar a pirataria, utilizou cartuchos como mídia, que possuem armazenamento dezenas de vezes menos do que um CD, mídia do console da Sony.

Para piorar a situação, produzir um jogo em cartucho era muito mais caro do que fazer o mesmo em um CD, o que fez com que boa parte das third-parties migrassem para a Sony e deixassem a Nintendo na mão. Se vendo quase obrigada a mudar, em meados de 1998, a Big N iniciou o desenvolvimento de seu novo console, que possuía o codinome Project Dolphin.

 

mini-dvd-playreplay

À esquerda, o mini-DVD do GameCube; ao lado de um DVD normal

Anunciado oficialmente no dia 24 de agosto de 2000, o Dolphin surpreendeu a todos por seu visual bastante diferente do que estávamos acostumados a esperar de um console. O aparelho era um pequeno cubo que, apesar do tamanho, contava com um hardware extremamente potente para os padrões da época.

Com uma boa vantagem técnica em relação ao seu principal concorrente, o PlayStation 2, o pequeno console ainda utilizaria um novo tipo de mídia: os mini-DVDs, com capacidade de armazenamento de 1.8 GB, que eram difíceis de piratear e não contavam com todas as restrições impostas pelos cartuchos. Chamado oficialmente de GameCube, o console só seria lançado pouco mais de um ano depois, no dia 14 de setembro de 2001, com uma line-up bastante surpreendente.

 

O paraíso dos jogos

Os jogos de lançamento do GameCube eram surpreendentes não apenas pelos seus gráficos arrasadores, mas também pela sua variedade. A Nintendo almejava reconquistar o apoio das third-parties e isso era facilmente notado ao analisarmos os títulos que chegaram às prateleiras com o console. Se no Japão o aparelho foi lançado apenas com Luigi’s Mansion, Wave Race: Blue Storm e Super Monkey Ball, nos Estados Unidos a história era bem diferente.

luigi's-mansion-gamecube-playreplay

Luigi’ Mansion trouxe o “Mario verde” para os holofotes

Títulos como Star Wars: Rogue Squadron 2, Batman Vengeance, vários games da linha esportiva da EA Games e até mesmo Tony Hawk’s Pro Skater 3 mostravam que a Big N não havia dormido em serviço ao tentar trazer mais desenvolvedoras para o GameCube. Por parte da Nintendo, Luigi’s Mansion vinha como carro-chefe, indo contra uma tradição de três gerações de jogos do Mario fazerem parte dos jogos iniciais de um console da empresa nipônica.

[youtube id=”yrE9bMSqsL4″ width=”633″ height=”356″]

Apesar do lançamento bem sucedido, houve um espaçamento grande entre a chegada do console e o aparecimento de novos jogos. A própria Nintendo teve que atrasar um pouco alguns títulos, como o inovador Pikmin e o clássico Super Smash Bros. Melee. Ainda assim, o aparelho manteve um ritmo razoável de lançamentos, muitos deles vindos de third-parties, o que mostrava que a estratégia da Nintendo estava dando certo. Mas ainda havia um problema.

super-smash-bros-melee-playreplay

Super Smash Bros. Melee

Concorrência desleal

Fãs da Nintendo sabem muito bem qual o tal problema a que me referi ali em cima, mas vários se negam a acreditar que isso possa realmente ter feito diferença. Diferentemente das outras empresas que produzem consoles de mesa, que, apesar de possuírem franquias próprias, dependem muito mais de outras desenvolvedoras, a Nintendo possui uma série de franquias de altíssima qualidade e que são fundamentais para a estratégia da empresa.

A tamanha qualidade dos jogos da Nintendo faz com que os jogadores de seus consoles prefiram os seus jogos aos terceirizados, o que acaba afastando essas empresas. Por mais que com o GameCube o apoio tenha sido bem superior ao visto no Nintendo 64, após pouco mais de um ano no mercado, o console começou a ficar em segundo plano para as desenvolvedoras, e o ritmo de lançamentos começou a diminuir um pouco. Mas ainda assim, a Nintendo tinha muitas cartas na manga.

 

Experiências inesquecíveis

Mesmo com esse problema na mãos, a Nintendo soube ter jogo de cintura e oferecer uma experiência inesquecível para quem possuía o console. Desde o magnífico terror psicológico de Eternal Darkness: Sanity’s Requiem até as frenéticas e extremamente divertidas batalhas de Super Smash Bros. Melee, os jogos do pequeno cubo da Nintendo faziam bonito e enchiam os olhos de qualquer fã de jogos eletrônicos.

Foi também nessa geração que a Big N trouxe algumas de suas ideias mais inovadoras para franquias já conhecidas. The Legend of Zelda: The Wind Waker provou ao mundo que jogos com cara de desenho animado podem ser incríveis, e Metroid Prime levou os jogadores para dentro do capacete de Samus em uma das experiências mais memoráveis de todos os tempos.

wind-waker-playreplay

The Legend of Zelda: Wind Waker

E por que raios vamos querer jogar Donkey Kong em um controle tradicional se agora podemos controlar o macacão batucando em bongôs? Séries de esportes como Mario Tennis e Mario Golf chegaram a seu ápice, e com Mario Kart: Double Dash dois personagens dividiam o mesmo Kart. Tá bom ou querem mais?

mario-kart-double-dash-playreplay

Mario Kart: Double Dash

Enquanto a Nintendo bombardeava os jogadores com títulos incríveis, diversos third-parties como Splinter Cell, Prince of Persia, Call of Duty e Sonic eram lançados e, mesmo que menor que o da concorrência, o apoio dessas desenvolvedoras era bastante satisfatório. Mas a Nintendo ainda tinha mais para oferecer!

sonic-heroes-playreplay

Sonic Heroes

Fechando parcerias pesadas com diversas desenvolvedoras, a Nintendo conseguiu trazer uma série de jogos exclusivos para o seu console. A Capcom não só lançou um incrível remake do primeiro Resident Evil para o GameCube como também trouxe para ele toda a série, incluindo os inéditos Resident Evil 0 e Resident Evil 4. Além disso, essa parceria ainda rendeu frutos como Viewtiful Joe e Killer 7.

resident-evil-0-playreplay

Resident Evil 0

A Sega também entrou na festa e trouxe títulos como Sonic Adventure DX, Skies of Arcadia Legends, Super Monkey Ball e Billy Hatcher and the Giant Egg, um fantástico jogo de plataforma que acabou sendo deixado de lado por muita gente. Como cereja do bolo, os nintendistas puderam celebrar o retorno da Square-Enix à Nintendo com Final Fantasy: Crystal Chronicles, e pudemos até mesmo ver a chegada da série Metal Gear Solid ao GameCube com o excelente Twin Snakes, remake do jogo de 1998. Nada mau para um console que na época era considerado moribundo.

metal-gear-playreplay

Metal Gear Solid: Twin Snakes

À frente de seu tempo

Poderia encher uma infinidade de parágrafos apenas com fatos que nos fazem lembrar como o GameCube foi um console excelente para a sua época e como seus jogos fizeram a cabeça de mais de vinte milhões de jogadores pelo mundo, mas o legado deixado pelo console consegue ir além disso tudo.

A conectividade entre o console e o GameBoy Advance pode ser considerada uma primeira tentativa da empresa em implementar jogabilidade em duas telas em um console, tal como é hoje na linha DS e no próprio Wii U. Além disso, Luigi’s Mansion foi um dos primeiros jogos a suportar 3D estereoscópico, algo bastante utilizado hoje, mas que foi descartado na época pela baixa popularidade de TVs tridimensionais de então. A empresa ainda trabalhou em um protótipo de controle com sensores de movimentos que acabou se tornando o famigerado Wiimote.

gamecube-gameboy-advance-playreplay

O fim de uma era

O GameCube foi o primeiro console de mesa da Nintendo a não utilizar cartuchos como mídia e o último a seguir os caminhos tradicionais da indústria. A entrada de Satoru Iwata como presidente da empresa acabou fazendo a Big N mudar de direção e tentar encontrar novos públicos, o que acabou resultando na chegada dos portáteis da linha DS, no Wii e posteriormente no Wii U.

Jogadores que curtem games mais tradicionais acabaram sentindo-se órfãos quando o Wii chegou e com isso acabaram migrando para outras empresas, adotando o novo console como algo complementar. Se a mudança de escopo foi algo bom ou não para a Nintendo, vamos discutir em uma próxima oportunidade, mas o fato é que hoje, 13 anos depois do lançamento do GameCube, podemos ver com clareza a tamanha qualidade daquele pequeno cubo mágico nintendista. Parabéns GameCube. E obrigado!

Compartilhe

Economista, colecionador de games e nintendista fanático reabilitado. Também é apaixonado por Zelda, Star Fox, cachorros e coelhos. Atualmente joga de tudo um pouco e, ao contrário de alguns, nem é tão pessimista assim quanto aos rumos da indústria. Ex-diretor de pautas do GameBlast, dedica-se integralmente ao PlayReplay.

Comentários

Especial

Seja um colaborador ou colaboradora do PlayReplay!

Para quem ama entretenimento, essa é a oportunidade para participar de um site geek sem precisar sair de casa

Publicados

on

Você ama o mundo do entretenimento? Se considera geek desde quando era criancinha? Que tal participar de um site sobre o há de melhor neste mundo do entretenimento geek?

Se você tem interesse em colaborar em um portal geek, e falar sobre filmes, séries de TV, jogos, animes e muito mais, a hora é agora!

Estamos abrindo vagas para colaboradores no PlayReplay. Neste primeiro momento as vagas são para a função de Redator (a), e todos os colaboradores entram para o site como voluntários.

Os colaboradores selecionados vão participar dos bastidores do site à distância, já que todos os processos do PlayReplay rolam online — nossa comunicação se dá basicamente pelo Messenger do Facebook, Skype e Whatsapp —, então é essencial ter contas compatíveis com essas ferramentas.

É importante ressaltar que, por ainda ser um site em crescimento, o trabalho no PlayReplay se dá em caráter voluntário e não remunerado. Ou seja, não há vínculo empregatício e nem salário.

Oferecemos incentivos como premiações por participação e produção, além da oportunidade de participar da cobertura de grandes eventos com credencial de imprensa e de receber cópias de jogos para análise (quando houver disponibilidade), por exemplo.

Se você for estudante universitário (a), dependendo do seu curso, pode ser possível conseguir horas de atividades complementares junto à secretaria de sua universidade.

Vaga para colaboradores: Redação

Responsável pela publicação de textos sobre videogames, cinema, séries de TV e demais assuntos cobertos pelo PlayReplay em base diária. Mínimo de uma postagem por dia.

  • Requisitos: boa redação, boa gramática, conhecimentos básicos de edição de imagens, acompanhar frequentemente as principais notícias do mundo do entretenimento. Como as melhores fontes publicam notícias em inglês, ter boas noções da língua inglesa é essencial.

O que pedimos aos Colaboradores

  • Publicações no site PlayReplay, sejam notícias ou artigos, mantendo o padrão de qualidade visto hoje no portal;
  • Tais publicações precisam ser pelo menos diárias, ou seja, cada colaborador deve publicar ao menos um texto por dia;
  • É esperado que colaboradores possam contribuir, ainda, com a divulgação do material publicado por meio de links em seus perfis em redes sociais.

O que oferecemos aos Colaboradores

  • Oportunidade de participar e ganhar experiência em um portal sobre entretenimento focado no mundo geek;
  • Recebimento de jogos para elaboração de análises;
  • Acesso a cabines de imprensa de diversos filmes importantes e populares (para elaboração de análise da película);
  • Acesso a eventos de prestígio como E3, Brasil Game Show, GameXP e CCXP, entre outros. O colaborador pode receber credencial de imprensa para cobrir o evento para o site;
  • Premiações por participação;
  • Descontos em produtos na nossa loja;
  • OBS: a atividade não é remunerada, sendo a participação do colaborador em regime de voluntariado.

Você pode preencher o cadastro e realizar o teste usando o formulário logo abaixo ou então clicando aqui para abrir o formulário em outra aba.

Continue lendo

Especial

Chegou a Loja PlayReplay!

Conheça nossa nova loja repleta de produtos para geek nenhum botar defeito!

Publicados

on

Tem novidade boa na área!!

Chegou a Loja PlayReplay, a loja oficial do nosso site! Lá você encontra diversos produtos escolhidos a dedo para fazer parte do seu cotidiano e tornar sua vida ainda mais geek ;)

Nossa loja vai receber novos itens e coleções constantemente, então você pode esperar atualizações semanais na nossa lista de produtos disponíveis.

Na Loja PlayReplay vamos trabalhar também pensando na exclusividade, então vários dos nossos produtos terão apenas poucas peças em estoque. É melhor correr para garantir o seu!

Para comemorar esta data especial de inauguração, temos um cupom de 10% desconto válido em todos os produtos (exceto canecas). Acesse loja.PlayReplay.com.br e use o CUPOM de desconto LANCAMENTO10 na sua primeira compra.

Na Loja PlayReplay você encontra canecas, quadros, chaveiros, almofadas e muito mais sobre as principais séries de TV, os melhores filmes e os mais divertidos jogos que o mundo geek tem para oferecer.

Visite agora mesmo a Loja PlayReplay e encontre produtos que são a sua cara!

Continue lendo

Especial

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Publicados

on

Já está disponível o Fórum PlayReplay, um cantinho especial para conhecer gente nova e conversar sobre suas séries de TV, filmes, animes, mangás e HQs favoritas.

Após efetuar seu registro, você poderá acessar o nosso fórum e trocar uma ideia com os outros usuários a qualquer momento. No Forum PlayReplay você poderá tirar dúvidas, opinar sobre seus temas favoritos, publicar suas fanfics, debater os mais variados assuntos e interagir com a nossa equipe e com a comunidade do PlayReplay.

Quer indicar uma série legal da Netflix ou pedir sugestões de animes para assistir na Crunchyroll? Tá com dificuldades para passar de uma fase complicada em algum jogo? Você pode fazer tudo isso e muito mais no nosso novo Forum!

É muito fácil acessar o nosso fórum e se registrar, bastando visitar este link e efetuar o seu cadastro.

Vem bater um papo e interagir com a gente você também!

Aproveite para participar da nossa promoção e concorrer a um vale-compras no valor de R$ 300,00 na loja El Cabriton!



Continue lendo

Newsletter

Últimas notícias

Games17 horas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Góthico

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Góthico de Fortnite Battle Royale

Games18 horas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Pilotos da Tempestade

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Pilotos da Tempestade da Semana 8 da Temporada X de Fortnite Battle...

Games2 dias atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.10.31

Veja todas as novidades da atualização v.10.31 de Fortnite que traz mudanças, melhorias e correções para os modos Salve o...

Games2 dias atrás

Pokémon Sword and Shield | Evolução de Farfetch’d divulgada

Batizado de Sirfetch'd, a evolução do "pássaro do alho poró" da primeira geração vem com mudança de tipo e exclusividade.

Games1 semana atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Vira-Verão

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Vira-Verão de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Espírito de Equipe

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Espírito de Equipe da Semana 7 da Temporada X de Fortnite Battle...

Games1 semana atrás

Trover saves the Universe | Game terá DLC grátis em outubro

Cosmic Jobs é o nome do DLC do jogo feito pelo criador de Rick and Morty.

Games2 semanas atrás

Days Gone | Jogo receberá modo “NewGame+” essa semana

Exclusivo do PS4 receberá novos troféus a serem conquistados e novos modos de dificuldade no dia 13 de setembro.

Games2 semanas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão O Retorno

Veja todos os desafios e recompensas da Missão O Retorno de Fortnite Battle Royale

Games2 semanas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Boogie Down

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Boogie Down da Semana 6 da Temporada X de Fortnite Battle Royale

Games2 semanas atrás

Fortnite | Veja a atualização de conteúdo do Patch v.10.20

Veja todas as novidades que a Atualização de Conteúdo v.10.20 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e...

Games3 semanas atrás

Borderlands 2 VR | Versão de PC e DLCs para PSVR confirmados

Lançado para PSVR em 2018, versão em realidade virtual do jogo da Gearbox Software receberá uma versão para PC ainda...

Games3 semanas atrás

PlayStation Store | Promoção Flash dá até 50% de desconto

Crash Team Racing Nitro-Fueled, Hitman 2 e Power Rangers: Battle For The Grid estão entre as promoções disponíveis na PlayStation...

Games3 semanas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Catastrófico

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Catastrófico de Fortnite Battle Royale

Games3 semanas atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Filmaço

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Filmaço da Semana 5 da Temporada X de Fortnite Battle Royale

Em alta