Image default
Últimas Notícias

PSN já está de volta ao ar após ataque DDoS; entenda o que aconteceu

Ontem a gente noticiou que a PlayStation Network norte-americana sofreu um ataque hacker e que, por isso, estava fora do ar. Pouco se sabia sobre o ocorrido, além de que os serviços online da PSN e da PlayStation Store deixaram de funcionar e que um grupo hacker havia se pronunciado no twitter informando ser o responsável pelo ataque aos servidores da Sony.

Muita gente se assustou. E, como já era de se esperar, o fantasma do ataque hacker de abril de 2011 voltou a assombrar os usuários da PSN. Teria o grupo hacker conseguido acesso às informações dos usuários? Haveria necessidade de todos trocarmos nossas senhas novamente? Afinal de contas, o que aconteceu?

Ontem à noite a Sony se pronunciou sobre o ocorrido. Em uma postagem no PlayStation Blog, a empresa informou que seus servidores sofreram um ataque que visava sobrecarregar sua rede gerando tráfego artificial. Ou seja, a empresa sofreu um ataque DDoS.

Como ninguém é obrigado a conhecer siglas e jargões técnicos, a gente explica: o DDoS (sigla para “Distributed Denial-of-Service”, ou “Ataque Distribuído de Negação de Serviço” em português) nada mais é do que a utilização de diversos computadores para acessar um mesmo site no mesmo dia e horário visando gerar mais tráfego do que o alvo pode suportar.

Para isso, são utilizados milhares de computadores infectados que estejam ligados e conectados à internet no momento do ataque. Os usuários cujos computadores estão participando do ataque provavelmente nem sabem que suas máquinas estão infectadas (e normalmente permanecem sem saber).

DDOS-ataque-necacao-servico-playreplay
Tráfego artificial gerado por milhares de computadores acessando o mesmo servidor simultaneamente: isso é o DDoS. (Imagem: Micreiros.com)

Esse tipo de ataque visa impedir que um determinado serviço ou website seja acessado por seus usuários. No caso da Sony, o ataque impactou nos serviços da PSN e da SEN (Sony Entertaiment Network). Segundo a empresa, não há indícios de que os hackers conseguiram acessar seu banco de dados, e portanto é pouco provável que quaisquer dados de usuários tenham sido comprometidos. Parece que podemos respirar aliviados dessa vez.

De qualquer forma, os serviços online da Sony já estão normalizados. Você já pode acessar normalmente a PSN ou a PlayStation Store, por exemplo, utilizando seu PlayStation. Por conta da indisponibilidade dos servidores no final de semana, a manutenção semanal da PSN foi adiada e será remarcado em breve.

Dessa forma, os usuários dos serviços podem continuar a jogar online, baixar seus jogos e acessar as lojas digitais da Sony, compensando o tempo que os servidores ficaram offline.

Related posts

Fortnite Battle Royale | Onde marcar gols em diferentes locais do mapa

Luciana Anselmo

The Walking Dead: Season Two – Episode 4 já tem data de lançamento

Rodrigo Estevam

Uso de dinheiro real é dispensado em Killzone: Shadow Fall com nova atualização

Kate Silva