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Dicas para criar um jogo mobile


A indústria dos jogos para smartphone é certamente uma das que mais tem crescido nos últimos 20 anos. Afinal, qualquer pessoa agora pode produzir e a lançar o seu próprio aplicativo na app store.

Mas se você pretende desenvolver um game de sucesso, é preciso definir o que fará desse jogo um verdadeiro êxito: lucro, número de jogadores ativos e a quantidade de downloads são apenas alguns fatores que contribuem para a definição de sucesso no que diz respeito a um aplicativo de smartphone.

Ao comparar todos os jogos de sucesso podemos observar um padrão entre todos esses aplicativos, tais como:

  • Simplicidade: é imperativo que os jogadores percebam o objetivo do jogo e que fiquem colados ao monitor do celular numa questão de segundos. À medida que o usuário vai ultrapassando os desafios iniciais, começa assim a abrir portas para tarefas mais complexas, mantendo a dificuldade proporcional;
  • Design: Não economize orçamento para boas UX (user experience) e UI (user interface). Qualquer experiência de um jogo é extremamente visual e o mercado está abarrotado de jogos pobres em termos de gráficos. Um jogo polido com gráficos que satisfaçam o jogador tem maior hipótese de o manter interessado. A realidade é que os jogadores mais depressa perdoam uma história pouco desenvolvida do que um design fraco;
  • Continuidade: o lançamento de um jogo é apenas o início de um longo processo. É crucial que mantenha o jogo ativo com novas atualizações e extensões. Para se certificar que mantém continuidade no jogo e que os seus jogadores estão motivados a continuar, desenvolva novas características para o aplicativo, como novo conteúdo, níveis ou personagens. Estatísticas indicam que 40% a 50% dos aplicativos que são baixados são apagados dentro de 45 segundos. Depois de captar a atenção do público com gráficos excitantes, dedique o seu tempo a tornar o jogo contínuo;
  • Urgência: esqueça a ideia de tentar desenvolver um jogo que esteja perfeito no momento do lançamento. A verdade é que tempo é precioso, e a sua melhor opção é desenvolver um protótipo e introduzi-lo ao mundo, dando a oportunidade aos jogadores de experimentarem uma versão de testes do jogo e de lhe dar críticas e sugestões. Ao tornar o jogo público numa fase inicial, poderá focar-se nos detalhes que o seu público-alvo está mais interessado, alterando quaisquer características ou adicionando conteúdos que possam satisfazer a procura dos consumidores.

Desenvolvimento de jogos para smartphone tem sido uma excelente oportunidade para pequenos estúdios de produção de games começarem a receber reconhecimento. Um exemplo é o dos estúdios Monomyto Game, um grupo de desenvolvedores de jogos brasileiros que criou o título “Until Dead: Think to Survive”.

O jogo, lançado em 2018, acabou de receber o prêmio “Indie Prize – Game of the Year”, um destaque para prestigiar novos desenvolvedores de jogos que demonstram grande potencial na indústria. O “Until Dead” é um excelente exemplo de um jogo cheio de potencial para os smartphones. O sucesso tem se mostrado tanto que os desenvolvedores já estão trabalhando para tornar o jogo compatível com o sistema iOS.

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