Image default
Games Últimos Destaques

5 dicas sobre como tornar sua experiência com jogos mais segura

Os jogos online evoluíram de forma assustadora, os games se tornaram cada vez mais reais e interativos, e transbordam recursos de Inteligência Artificial. Atualmente são vários os mercados neste segmento que diverte e entretém. Jogar pela internet não é só mais um simples passatempo, isso se tornou um esporte real no qual jogadores de todo o mundo competem e se desafiam, havendo inclusive times e jogadores patrocinados por grandes marcas. Estamos na era dos eSports, do mundo dos esportes eletrônicos.

Mas não se esqueça de que o endereço de IP do computador é uma impressão digital que identifica seu tráfego na internet, rastreando suas atividades. Não é muito difícil descobrir quem é a pessoa real por trás de tudo o que se faz online, e isso sim é ainda mais assustador do que o crescimento do mercado de jogos.

Como um jogador nato você deve se deparar com problemas ocasionados por softwares maliciosos que bloqueiam o acesso até que um resgate seja pago, ladrões de senhas que tentam roubar suas credenciais de acesso, instalação de arquivos que contém malware e que não são capazes de ignorar as proteções do jogo. Além de aplicativos falsos disfarçados de jogos oficiais, e atualizações e sites enganosos com uma pequena variação no nome de domínio original que solicitam o login do usuário e a senha.

Seja por meio de antivírus, de VPN para Android ou de atualizações dos jogos que os protegem de vulnerabilidades, neutralizar e evitar ameaças cibernéticas tornou-se um pré-requisito para tornar sua experiência com jogos online mais segura.

Descubra neste artigo a importância da segurança cibernética nos jogos e o que cada jogador pode fazer para tornar os seus momentos de lazer e diversão mais seguros.

Dicas para tornar sua experiência com jogos online mais segura

1- Não subestime o antivírus

Sempre tenha seu software antivírus ativado em seus computadores. Você deve suspeitar dos aplicativos que solicitam a desativação da proteção antivírus antes de sua instalação.

Além disso, se você estiver preocupado com o desempenho do sistema, existem vários serviços que prometem um modo “gamer” e otimizam o desempenho da solução antivírus para que você possa aproveitar o seu jogo sem interrupções.

2- Não compartilhe dados pessoais em chats de jogos

Não importa o que você esteja fazendo na internet, os criminosos cibernéticos estão procurando por meios de coletar as suas informações pessoais e os jogos online são um deles.

Durante o jogo, você pode interagir com outros jogadores por bate-papos, no qual você fala com vários ao mesmo tempo. Essas conversas podem ser usadas ​​para adquirir suas informações pessoais, se criptografadas, e para invadir o seu perfil de jogo.

Ignore chats desconhecidos solicitando informações, os desenvolvedores de jogos nunca pedirão as suas senhas. Ao criar um perfil on-line, tente ser o mais anônimo possível e evite usar o seu nome verdadeiro, contato e detalhes do seu endereço.

Também evite usar fotos reais no perfil que possam ser usadas através do reconhecimento facial para coletar dados. A regra é sempre usar um avatar, especialmente se você é um jogador online.

3- Cuidado com sites falsos

Os hackers criam sites falsos de um jogo online, envolvendo assim os jogadores na mudança de senhas. Se você não altera a sua senha, esses hackers cancelam ou bloqueiam seu perfil. Perder uma conta de jogo é a pior coisa do mundo para um jogador.

Se você é novato em um determinado jogo online, ninguém te notará, mas assim que você subir a escala, as coisas serão diferentes. Seja cauteloso e digite o endereço da página você mesmo.

4- Use uma VPN para Android, iOS ou computador

Medidas genéricas de segurança não protegem totalmente as redes de ataques cibernéticos. Implemente conexões de Rede Virtual Privada para seu computador ou notebook. Mas como vários jogos são acessados pelos dispositivos móveis, é essencial ter VPN para Android e iOS.

A VPN é uma tecnologia que permite com que o seu dispositivo se conecte de forma segura e privada a outro computador pela Internet como se fosse parte de uma rede local. Você pode se sentir menos incomodado com ameaças do seu oponente sabendo que a sua identidade não mostra o seu endereço IP real.

Uma VPN para Android e outros dispositivos também traz segurança para o usuário usar wi-fi público e gratuito para jogar. Elas também contornam bloqueios ao acesso à Internet, restringindo portas usadas para jogos, além de promover downloads mais velozes.

Seja nas máquinas ou nos dispositivos móveis, as VPN para Android, iOS e outros não afetam o que você pode fazer online. Por motivos legais, práticos e de negócios, os sites e os serviços de jogos exibem um conteúdo diferente, dependendo do que é determinado pelo seu país de origem.

5- Atualize as versões manualmente

Nunca use versões antigas de jogos ou de aplicativos. Como as atualizações consertam vulnerabilidades, é absolutamente necessário atualizar o software o mais rápido possível.

Para a maioria dos jogadores o jogo é como uma religião, mas os hackers podem dificultar a sua vida. Eles criam atualizações falsas ao mesmo tempo em que fazem os usuários pensarem que isso beneficiará a velocidade de seus jogos. Mas ocorre o contrário, os jogadores enfrentam atrasos e interrupções.

Para combater tais ameaças, é melhor atualizar o jogo manualmente sempre que uma atualização chegar. Dessa forma, o jogador será informado sobre qual atualização está sendo baixada.

Related posts

Uma fraude a cada 5 segundos: saiba como se proteger ao comprar online

Rodrigo Estevam

Overwatch | Mercy Rosa arrecada quase 50 milhões de reais contra o câncer de mama

Thomas Schulze

Capitain Spirit | Trailer é revelado durante painel da Microsoft

Weslley Domingues