fbpx
Conecte-se conosco.

Especial

Desenvolvimento de Games Mobile: uma visão geral

Publicados

on

O desenvolvimento de jogos digital é amplo e com diversas plataformas, uma delas a móvel, com variações e um mercado interessante.

Depois de dar algumas dicas sobre como se tornar um desenvolvedor de jogos digitais, hoje trago um pouco desse segmento na área de games, pois é um mercado significativo, tem uma certa facilidade de produção para jogos de porte menor, além de ser um ponto de partida para iniciantes na área de gamedev.

Como está o mercado mobile de games?

Analisando alguns dados internacionais, dentre os dispositivos mais usados para jogar, 35% são os smartphones, segundo dados da ESA de 2015. Os jogos mais jogados em conexões wireless e smartphones são os jogos sociais (31%), puzzles/jogos de cartas/tabuleiro/game shows (14%) e ação (5%). Os outros representam fatias menores que o terceiro.

games-mobile-playreplay-001

Já o SEBRAE nos traz mais informações da Newzoo (2014), empresa de consultoria e pesquisa de mercado em jogos. As projeções para 2016 de crescimento no uso de celulares e tablets é de, respectivamente, 18,8% e 47,6%. Também traz uma perspectiva de queda de 6,4% em uso de PC como plataforma, além de 15% de queda no uso de consoles portáteis.

São apenas alguns dados positivos sobre esse mercado. O que se observa é que o mercado mobile cresce e toma uma frente muito importante na indústria de games, até mesmo dos consoles portáteis. Isso é algo que já percebíamos, mas o estudo nos traz um olhar que reforça melhor.

Potencial existe para produzir, facilidade de custos mais acessíveis também. Só é importante ressaltar que, como toda a produção de jogos, vai exigir a mesma dedicação, qualidade e promoção dele para se destacar dos vários que já existem.

Quais os Desafios do Desenvolvimento Mobile?

Os desafios de quem trabalha com esse tipo de plataforma são vários e existem muitas preocupações que são inerentes a ela somente; outras comuns a outras plataformas de desenvolvimento.

games-mobile-playreplay-003

Alguns desafios que valem a pena serem pensados:

1. Desempenho: os aparelhos móveis evoluíram muito em termos de hardware, mas não quer dizer que vamos negligenciar preocupações nesse aspecto. Essa preocupação tem que ser pensando no smartphone mais fajuto até o mais potente. Afinal, pensando em maximizar vendas, o jogo precisa ser portável para vários aparelhos sem apresentar bugs de qualquer tipo. Boas práticas de programação e escolher as ferramentas adequadas ao trabalho podem ajudar em muito nisso;

2. Tamanhos de tela: pelo mesmo motivo de desempenho, existem variações de tela nos dispositivos que devem ser levadas em conta. Uma coisa é o espaço de tela de um iPad; outra em uma tela 320 x 480 pixels. Existem algumas formas de automatizar esse processo, mas é necessária revisão e preparo do programador e do designer gráfico. Também já pensar no projeto em HUDs (Head-up Displays) e componentes que sejam usuais para qualquer tipo de tela;

3. Multiplataforma: aqui nem entro na situação de portar para outros dispositivos, mas penso no jogo que irá ser lançado para essa plataforma, mas também console, PC e por aí vai. Existem engines que se preocupam com isso, mas nem falo sobre o aspecto técnico, mas sim o de utilização dos recursos inerentes àquela plataforma. Vejo muitos jogos que eles portam o jogo igual de smarthphone para console, igualzinho. Inclusive com gráficos pixelados. E fica com uma qualidade e jogabilidade ruim. Não foi pensada para aquela plataforma, para as particularidades dela. Esse mínimo de cuidado é necessário;

4. Portabilidade para vários Sistemas Operacionais (SOs): o princípio é o mesmo do anterior. Cada sistema operacional tem a sua forma de trabalhar, seja Android, Windows ou iOS. Existem também muitos engines que já portam para diversos sistemas como Unity e Game Maker. Isso ajuda e muito, mas muitas vezes são necessárias adaptações ou programar em baixo nível para conseguir atender a essa demanda de funcionamento em vários SOs;

5. Pensar no usuário: a plataforma é diferente, os recursos oferecidos também (como tela touch, acelerômetro), os ambientes que ele vai jogar são diferentes, desde uma fila de banco até em casa, o público que joga também é. São muito comuns jogos nessa plataforma mais curtos, com partidas rápidas. Não que isso seja uma regra, mas faz sentido, pois a maioria que procura jogar no smarthphone quer passar o tempo. Estão em algum lugar longe de acesso de outras plataformas fixas. A outra é usar os recursos inerentes à plataforma. Tem jogos de luta que adaptam comandos de combos de forma mais fácil em smarthphones. Particularmente acho interessante, pois é muito complicado você conseguir fazer meia lua e outros comandos nesse tipo de dispositivo;

6. Prever situações específicas da plataforma: o celular tocou. O jogo irá pausar? Save? Já existem métodos prontos para isso, mas não o menu que irá surgir ao jogador, as ações que ele pode fazer quando esse evento ocorre… Essas preocupações podem frustrar quem esteja jogando.

Claro que existem outras preocupações, mas essas já nos dão uma noção dos desafios a serem enfrentados em dispositivos móveis.

Veja que falamos de aspectos técnicos, mas também outros do projeto de jogos digitais. Pensar antes, entender como se pode desenvolver para esses dispositivos é fundamental. Um livro legal que recomendo sobre isso é Padrões de Design para Aplicativos Móveis. Não é específico de games, mas ajuda a entender esses pequenos detalhes.

Softwares de Desenvolvimento Mobile

A variedade de engines (motores) para jogos é grande. Existem aqueles que não exigem conhecimento em programação, mas apenas em lógica de programação como o Construct 2 e GameSalad. Basta você programar os eventos, organizar os cenários e o jogo acontece. Existem bastantes recursos e já vi vários jogos muito bons sendo feitos nessas plataformas.

games-mobile-playreplay-002

Já outros têm alguns recursos que já estão prontos para serem usados também, mas é necessário implementar alguns aspectos e permitem mais personalização em código mesmo. Nesse caso, já é necessário conhecer linguagens de programação. Citamos aqui Unity, Game Maker e Cocos2d-x.

Quanto à linguagem de programação, vai depender da sua necessidade. Nós já trabalhamos com Java e hoje estamos usando o Cocos2d-x em linguagem C++. Aliás, em termos de desempenho essa última ajuda bastante.

Onde vendo? Lojas para Publicação dos Games

Hoje existem alguns principais portais para publicação de jogos. Vou citar algumas dessas lojas e particularidades:

– Google Play: publicação de jogos no sistema operacional Android. O processo de publicação eu considero o mais tranquilo. Eles deram uma melhorada nos critérios de avaliação dos aplicativos, mas ainda está mais fácil que outros mais exigentes. De maneira bem simplificada, basta criar uma conta, realizar um pagamento único de 25 dólares e obedecer alguns critérios do jogo não ser de azar, por exemplo. Mais detalhes você encontra no site Developers deles;

games-mobile-playreplay-004

– App Store: publicação de jogos no sistema operacional iOS. Eu os considero mais criteriosos na avaliação dos aplicativos. Submetemos já games com eles e, após uma semana, eles voltavam com minúcias de erros importantes. O pagamento deles é anual no Programa de Desenvolvimento da Apple por 99 dólares. Mais informações do programa deles está no site Developers da Apple;

– Windows Phone Store: publicação de jogos no sistema operacional Windows Phone. Não tenho experiência em publicar nessa plataforma, mas, conversando com quem já possui, eles são bem criteriosos se você quer integrar o seu jogo à Xbox Live. Senão tranquilo. Também uma conta Microsoft, paga-se uma taxa única de 20 dólares e manda ver. Mais informações constam no site Developers da Microsoft.

É importante ressaltar que há políticas de preços e critérios que mudam, se você é pessoa física ou jurídica. Por exemplo, se é empresa, tem que muitas vezes mandar contrato social, responsável legal tem que falar com eles lá fora para garantir veracidade das informações, valor pago é maior entre outros detalhes.

Mesmo assim considero bem acessíveis os valores para publicar o seu aplicativo lá. Vale a pena explorar bem e ver essas possibilidades.

games-mobile-playreplay-005

Mostramos aqui uma visão geral do desenvolvimento mobile, tanto o mercado, desafios no desenvolvimento, plataformas para se produzir, além de lugares para vender o seu jogo.

Agora só depende de você se aprofundar mais nos estudos, fazer um bom jogo e vender por aí. :)

Compartilhe

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (SENAC), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais (UNESC) e escritor. Fã da série Megaman e jogos de plataforma em geral.

Especial

Seja um colaborador ou colaboradora do PlayReplay!

Para quem ama entretenimento, essa é a oportunidade para participar de um site geek sem precisar sair de casa

Publicados

on

Você ama o mundo do entretenimento? Se considera geek desde quando era criancinha? Que tal participar de um site sobre o há de melhor neste mundo do entretenimento geek?

Se você tem interesse em colaborar em um portal geek, e falar sobre filmes, séries de TV, jogos, animes e muito mais, a hora é agora!

Estamos abrindo vagas para colaboradores no PlayReplay. Neste primeiro momento as vagas são para a função de Redator (a), e todos os colaboradores entram para o site como voluntários.

Os colaboradores selecionados vão participar dos bastidores do site à distância, já que todos os processos do PlayReplay rolam online — nossa comunicação se dá basicamente pelo Messenger do Facebook, Skype e Whatsapp —, então é essencial ter contas compatíveis com essas ferramentas.

É importante ressaltar que, por ainda ser um site em crescimento, o trabalho no PlayReplay se dá em caráter voluntário e não remunerado. Ou seja, não há vínculo empregatício e nem salário.

Oferecemos incentivos como premiações por participação e produção, além da oportunidade de participar da cobertura de grandes eventos com credencial de imprensa e de receber cópias de jogos para análise (quando houver disponibilidade), por exemplo.

Se você for estudante universitário (a), dependendo do seu curso, pode ser possível conseguir horas de atividades complementares junto à secretaria de sua universidade.

Vaga para colaboradores: Redação

Responsável pela publicação de textos sobre videogames, cinema, séries de TV e demais assuntos cobertos pelo PlayReplay em base diária. Mínimo de uma postagem por dia.

  • Requisitos: boa redação, boa gramática, conhecimentos básicos de edição de imagens, acompanhar frequentemente as principais notícias do mundo do entretenimento. Como as melhores fontes publicam notícias em inglês, ter boas noções da língua inglesa é essencial.

O que pedimos aos Colaboradores

  • Publicações no site PlayReplay, sejam notícias ou artigos, mantendo o padrão de qualidade visto hoje no portal;
  • Tais publicações precisam ser pelo menos diárias, ou seja, cada colaborador deve publicar ao menos um texto por dia;
  • É esperado que colaboradores possam contribuir, ainda, com a divulgação do material publicado por meio de links em seus perfis em redes sociais.

O que oferecemos aos Colaboradores

  • Oportunidade de participar e ganhar experiência em um portal sobre entretenimento focado no mundo geek;
  • Recebimento de jogos para elaboração de análises;
  • Acesso a cabines de imprensa de diversos filmes importantes e populares (para elaboração de análise da película);
  • Acesso a eventos de prestígio como E3, Brasil Game Show, GameXP e CCXP, entre outros. O colaborador pode receber credencial de imprensa para cobrir o evento para o site;
  • Premiações por participação;
  • Descontos em produtos na nossa loja;
  • OBS: a atividade não é remunerada, sendo a participação do colaborador em regime de voluntariado.

Você pode preencher o cadastro e realizar o teste usando o formulário logo abaixo ou então clicando aqui para abrir o formulário em outra aba.

Continue lendo

Especial

Chegou a Loja PlayReplay!

Conheça nossa nova loja repleta de produtos para geek nenhum botar defeito!

Publicados

on

Tem novidade boa na área!!

Chegou a Loja PlayReplay, a loja oficial do nosso site! Lá você encontra diversos produtos escolhidos a dedo para fazer parte do seu cotidiano e tornar sua vida ainda mais geek ;)

Nossa loja vai receber novos itens e coleções constantemente, então você pode esperar atualizações semanais na nossa lista de produtos disponíveis.

Na Loja PlayReplay vamos trabalhar também pensando na exclusividade, então vários dos nossos produtos terão apenas poucas peças em estoque. É melhor correr para garantir o seu!

Para comemorar esta data especial de inauguração, temos um cupom de 10% desconto válido em todos os produtos (exceto canecas). Acesse loja.PlayReplay.com.br e use o CUPOM de desconto LANCAMENTO10 na sua primeira compra.

Na Loja PlayReplay você encontra canecas, quadros, chaveiros, almofadas e muito mais sobre as principais séries de TV, os melhores filmes e os mais divertidos jogos que o mundo geek tem para oferecer.

Visite agora mesmo a Loja PlayReplay e encontre produtos que são a sua cara!

Continue lendo

Especial

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Publicados

on

Já está disponível o Fórum PlayReplay, um cantinho especial para conhecer gente nova e conversar sobre suas séries de TV, filmes, animes, mangás e HQs favoritas.

Após efetuar seu registro, você poderá acessar o nosso fórum e trocar uma ideia com os outros usuários a qualquer momento. No Forum PlayReplay você poderá tirar dúvidas, opinar sobre seus temas favoritos, publicar suas fanfics, debater os mais variados assuntos e interagir com a nossa equipe e com a comunidade do PlayReplay.

Quer indicar uma série legal da Netflix ou pedir sugestões de animes para assistir na Crunchyroll? Tá com dificuldades para passar de uma fase complicada em algum jogo? Você pode fazer tudo isso e muito mais no nosso novo Forum!

É muito fácil acessar o nosso fórum e se registrar, bastando visitar este link e efetuar o seu cadastro.

Vem bater um papo e interagir com a gente você também!

Aproveite para participar da nossa promoção e concorrer a um vale-compras no valor de R$ 300,00 na loja El Cabriton!



Continue lendo

Newsletter

Últimas notícias

Games1 dia atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Quebrar e Pegar

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Quebrar e Pegar da Semana 4 da Temporada X de Fortnite Battle...

Games1 dia atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Tempestade de Ferro-Velho

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Tempestade de Ferro-Velho de Fortnite Battle Royale

Games2 dias atrás

Pokémon Go | Quinta geração começa a aparecer em setembro

Pokémon Go continua firme e forte mesmo após três anos do seu lançamento inicial. As atualizações constantes do game mobile...

Games2 dias atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Os Restos

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Os Restos de Fortnite Battle Royale

Games3 dias atrás

Fortnite | Veja a atualização de conteúdo do Patch v.10.10

Veja todas as novidades que a Atualização de Conteúdo v.10.10 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e...

Tecnologia4 dias atrás

Huawei Watch GT Active | Relógio inteligente chega ao Brasil

Bateria com até duas semanas de duração e funções de monitoramento de bem-estar são alguns destaques do wearable da Huawei

Games4 dias atrás

Nintendo Switch | Ori and the Blind Forest é confirmado para o console

Jogo do Xbox Studios vai chegar ao console híbrido da Nintendo

Games1 semana atrás

Nintendo | Jogos do Indie World serão exibidos no dia 19/08

Apresentação da Nintendo Indie World acontecerá às 10h do horário de Brasília

Games1 semana atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Mundos Colidem

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Mundos Colidem da Semana 3 da Temporada X de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

PlayStation 4 | Novo Mega Pacote do console está disponível

Novo Bundle PlayStation 4 Mega Pack conta com Days Gone e Detroit: Become Human e Call of Duty: Black Ops...

Games1 semana atrás

The Witcher | Mod de The Witcher 3 deixa Geralt com rosto de Henry Cavill

A série da Netflix baseada na série de livros de The Witcher está cada vez mais perto, mas isso ainda...

Games1 semana atrás

PlayStation 4 | Novas cores de DualShock 4 são reveladas

As novas cores passam a integrar o grande leque de opções em que os DualShocks 4 podem ser adquiridos

Games1 semana atrás

FIFA 20 | Trailer oficial do modo Volta é revelado

No vídeo, a EA mostra detalhes de alguns dos recursos que estarão disponíveis neste modo que promete ser o retorno...

Games1 semana atrás

Fortnite | Todos os desafios da Missão Duelo ao Amanhecer

Veja todos os desafios e recompensas da Missão Duelo ao Amanhecer de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

No Man’s Sky Beyond | Atualização 2.03 já está disponível

No Man’s Sky passou por uma jornada interessante desde o seu desastroso lançamento, conseguindo se redimir aos poucos ao longo...

Em alta