Image default
Cinema Cinema e TV Últimos Destaques

Danny Elfman: conheça a carreira do versátil compositor

Poucos compositores cravaram seu nome nos corações dos fãs da cultura pop com a mesma força que Danny Elfman. O músico está na ativa produzindo grandes temas para o cinema desde 1980, quando escreveu as músicas de Forbidden Zone, filme de seu irmão Richard Elfman. Dali em diante, ele não parou mais!

Veja também:

Foram nada menos que quatro indicações ao Oscar, além de ganhar um Grammy pela trilha de Batman e um Emmy por seu trabalho em Desperate Housewives. Ao lado de seu irmão, Danny também foi extremamente atuante na banda de ska e new wave Oingo Boingo, onde ajudou a imortalizar hits como Stay, que fez bastante sucesso aqui no Brasil durante a década de 1980 e começo dos anos 90:

Em 1985, Danny recebeu um convite de Tim Burton para compor a trilha sonora de Pee-Wee’s Big Adventure, o primeiro longa metragem do diretor. Apesar de receoso e inexperiente, Elfman topou o desafio, dando início ao que seria uma longa e frutífera parceria entre diretor e compositor, que trabalham juntos sempre que possível.

Como veremos a seguir, Danny Elfman conseguiu deixar sua marca nos mais diversos gêneros de filmes, sempre se adaptando com maestria ao tom da obra e visão de seus criadores. Confira alguns de seus temas mais icônicos, desde o fim da década de 1980 até seu mais recente trabalho, na trilha do filme da Liga da Justiça da DC:

Beetlejuice (1988)

Primeiro sucesso mundial da parceria entre Tim Burton e Danny Elfman, Os Fantasmas se Divertem teve não só uma ótima atuação de Michael Keaton no papel título, mas também músicas incríveis.

Batman (1989)

Até hoje, o tema principal do filme é celebrado pelos fãs como a melhor e mais marcante música do homem-morcego.

Army of Darkness (1993)

Foi o primeiro encontro entre Elfman e o diretor Sam Raimi, que repetiriam a dose no fenômeno Spider-Man.

The Nightmare Before Christmas (1993)

A trilha de Elfman neste macabro conto natalino de Burton é fora de série, mas esta versão demo, que destaca seus vocais, é um verdadeiro achado:

Mission Impossible (1996)

No reboot de Brian de Palma, Elfman provou que também sabe reviver temas clássicos de franquias queridas com nova roupagem.

https://www.youtube.com/watch?v=2Vs9AL5wxkk

MIB (1997)

A trilha de Homens de Preto mostra Elfman se divertindo bastante com uma marcante linha de baixo, que pontua perfeitamente o tom da aventura.

Spider Man (2002)

Ao invés de reaproveitar o clássico tema do desenho dos anos 1960, Danny preferiu dar nova identidade musical ao cabeça de teia.

Milk (2008)

O drama de Gus Van Sant fica ainda mais emocionante com as belas melodias concebidas por Danny Elfman, que foi indicado ao Oscar por seu trabalho.

Avengers Age of Ultron (2015)

Em um aquecimento para sua volta triunfal à DC, Elfman substitui Alan Silvestri no segundo Vingadores, mas não esqueceu de adaptar o empolgante tema de seu antecessor.

Justice League (2017)

O mais recente trabalho de Elfman já foi liberado pela Warner Music e pode ser ouvido logo abaixo. Será que o resto da trilha do filme da Liga vai ser tão legal quanto essa faixa?

Related posts

Warner divulgar trailer do longa Teen Titans Go!

Thomas Schulze

Anime Batman Ninja ganha trailer completo

Thomas Schulze

Krypton | Confira o novo teaser da série prequel do Superman

Thomas Schulze