A Crunchyroll, empresa especializada em streaming de animes, anunciou uma mudança brusca em seu catálogo de mangás. A informação foi divulgada no próprio fórum da Crunchyroll.
Veja também:
- A divertida safadeza sci-fi de Darling in the Franxx
- JBC | Conheça os novos mangás de fevereiro 2018
- Crunchyroll vai trazer mais animes dublados em português no futuro próximo
Segundo a postagem, diversos títulos já finalizados da Kodansha deixarão o catálogo de mangás do serviço a partir do dia 28 de fevereiro. Estes títulos, porém, ainda estarão disponíveis para compra como ebooks diretamente no app da Crunchyroll para dispositivos Android.
Abaixo você confere quais serão os mangás que deixarão o catálogo da Cruncyroll no final de fevereiro:
- A Silent Voice
- A Town Where You Live
- As Gods Will The Second Series
- COPPELLION
- Fort of Apocalypse
- Inuyashiki
- Maga-Tsuki
- My Wife Is Wagatsuma-san
- Mysterious Girlfriend X
- Persona Q P3
- Persona Q P4
- Princess Jellyfish
- Unlimited Fafnir
- Yamada-kun and the Seven Witches
O anúncio informa, ainda, que alguns outros mangás passarão a funcionar somente como “simulpub” (com a publicação de novos volumes assim que saírem no Japão), tendo seus volumes antigos removidos mas mantendo o acesso dos assinantes do serviço aos novos volumes recém-lançados.

Abaixo, listamos os títulos que ficam no formato simulpub:
- Ajin
- Heroic Legend of Arslan
- Attack on Titan
- Fuuka
- GTO – Paradise Lost
- Kiss Him, Not Me
- Space Brothers
- The Seven Deadly Sins
- Sweetness and Lightning
- UQ HOLDER!
Já o mangá de Fairy Tail terá 30 volumes disponibilizados no catálogo a partir do dia 1º de março.
Apesar da mudança brusca — e um tanto desanimadora —, a Crunchyroll informou estar trabalhando para adicionar outros títulos da Kodansha em sua linha de simulpub. Não há informações, porém, sobre quais poderiam ser esses novos mangás do catálogo.
Embora não seja amplamente divulgado, é possível aos assinantes brasileiros acessarem o catálogo de mangás da Crunchyroll e acompanhar diversos títulos interessantes, como The Seven Deadly Sins, Attack on Titan e Ajin. O link para a sessão de mangás do serviço não fica visível na homepage, mas o catálogo pode ser acessado sem maiores problemas. O ponto negativo é que os títulos estão disponíveis apenas em inglês.
Então fica a dica: se você assina a Crunchyroll e desconhecia a possibilidade de ler mangás no site ou no app, ainda dá tempo de aproveitar vários títulos da Kodansha antes que sejam removidos. E pra quem já sabia do catálogo, é melhor correr e botar a leitura em dia…