Image default
Games Guias

Quem quer armadura? Conhecendo o papel Defensivo de Overwatch

Como tantos outros shooters atuais, Overwatch também conta com quatro categorias principais para os seus heróis: Ofensivo, Defensivo, Tanque e Suporte. Todas elas são extremamente importantes nas partidas do game, sendo que algumas funcionam melhor em mapas ou objetivos específicos do que outras. Ainda assim, é necessário buscar um bom equilíbrio entre os personagens de cada categoria para montar um time harmonioso e efetivo. É claro que isso só é possível com um conhecimento mais profundo de cada classe e seus personagens, algo que você pode alcançar com nosso guia especial sobre cada classe.

Nós já falamos sobre a classe de Suporte anteriormente, mas no guia de hoje, exploraremos o papel Defensivo de Overwatch, explicando como ele funciona e falando sobre quais personagens pertencem à essa classe, com destaque para suas habilidades. Você pode conferir tudo logo abaixo!

“Quem quer armadura?”

Como o próprio nome já deixa bem óbvio, a categoria defensiva de Overwatch serve principalmente para montar uma defesa substancial para o seu time. Isso pode ser feito com snipers posicionados estrategicamente para matar inimigos à distância, com torres sentinelas de alto dano ou até com habilidades para desacelerar ou barrar o time rival.

É claro que os personagens desta classe se encaixam perfeitamente em mapas de defesa de objetivo e em controle de pontos, mas ocasionalmente podem ser utilizados no ataque se o time tiver uma boa estratégia para isso. No entanto, não é recomendado que você os use em mapas de ataque se outros heróis ofensivos puderem ser usados em seu lugar, especialmente se não estiver jogando em um grupo mais organizado.

Além disso, é bom observar os heróis escolhidos pelos outros membros de seu time antes de marcar um personagem de defesa automaticamente. Também é bom conhecer os mapas com mais profundidade, já que um sniper (como Hanzo e Widowmaker) podem se sair melhor em locais com plataformas altas, enquanto a Mei pode ser ótima com cenários mais fechados para congelar e atrasar os oponentes. É claro que para isso, também é necessário saber mais sobre cada um dos seis personagens defensivos do game.

Bastion

bastion

O Bastion sempre foi um dos heróis mais usados em mapas de defesa de objetivo, já que ele pode matar qualquer personagem rapidamente com o posicionamento correto. O primeiro detalhe interessante deste heróis é que ele possui dois modos de combate: Reconhecimento e Sentinela.

No modo Reconhecimento, ele pode se movimentar à vontade e conta com uma submetralhadora com alcance de média distância. Já o modo Sentinela pode ser ainda mais letal , já que ele se fixa em um único local para utilizar uma arma bem mais poderosa e rápida, que funciona bem em alcance de curta e média distância.

Como este heróis é mais lento e nem tem como se mexer no modo Sentinela, ele também conta com a habilidade “Auto Reparo”, que restaura sua saúde aos poucos. Na habilidade suprema, ele conta com o modo “Tanque”, que o transforma por um curto período em um pequeno tanque com um canhão poderoso e de longo alcance.

Hanzo

Escolher o Hanzo como seu heróis principal pode até ter virado piada na comunidade de Overwatch, mas ele pode ser bem eficiente se for usado em certos mapas e com o posicionamento correto. Ele usa seu arco e flecha e como arma principal, sendo possível alternar entre suas flechas comuns e outras duas de suas habilidades especiais.

A Flecha Sônica possui um rastreador que mostra qualquer inimigo (tanto para Hanzo com para seus aliados) que esteja em seu raio de detecção dependendo de onde for disparada. Já a Flecha Dispersora é fragmentada em múltiplos pedaços assim é disparada, podendo ricochetear nas paredes e objetos para acertar diversos inimigos. No caso, ela pode ser letal se disparada em um cômodo mais fechado e pequeno.

Como habilidade suprema, Hanzo conta com o “Golpe do Dragão”, que permite invocar uma grande energia na forma de dois dragões que causam um dano imenso a qualquer inimigo que estiver em sua frente. O golpe pode atravessar qualquer obstáculo e parede, sendo um ataque eficiente se for combinado com a Flecha Sônica para se determinar a posição dos inimigos previamente.

Junkrat

Apesar de ser um herói defensivo, muitos jogadores gostam de levar Junkrat para o ataque, mas é preciso dominá-lo muito bem para fazer o personagem funcionar em situações tão distintas. Para começar, ele conta com um Lançador de Granadas como sua arma principal, sendo que as granadas podem ser atingidas a uma longa distância e causam um dano considerável. A boa notícia é que Junkrat não sofre nenhum dano com suas granadas ou bombas, então dá para usá-las sem restrições.

Uma de suas habilidades é a “Armadilha de Aço”, que você pode armar em qualquer lugar para que ela prenda (e danifique) o inimigo que passar por cima. A outra habilidade é a “Mina de Concussão”, que pode ser deixada no chão para ser ativada quando um inimigo estiver por perto, o que lhe causará dano e o mandará para o alto.

Você ainda pode usar a Mina no próprio Junkrat se quiser mandá-lo para um lugar alto do mapa, já que ela não o machuca e ele atua bem melhor em plataformas superiores, onde suas granadas podem ser controladas com mais calma. Outra boa combinação é colocar a Mina dentro da Armadilha, garantindo um dano duplo ao inimigo que ficar preso.

Sua habilidade suprema é o “Pneu da Morte”, que faz Junrat armar e mandar uma enorme bomba em forma de pneu diretamente para seus inimigos. No caso, o personagem fica parado em um lugar enquanto você passa a controlar o pneu até decidir onde quer explodi-o, sendo que ele mesmo se ativa sozinho se você demorar muito. Só é preciso ter cuidado para posicionar o herói em um local escondido durante esse período, já que ele fica vulnerável a qualquer inimigo. Vale mencionar que Junkrat possui uma habilidade passiva que deixa várias granadas no chão quando ele é morto por um inimigo, o que pode abater qualquer um do time rival que esteja próximo de seu corpo.

Mei

A Mei é perfeita para quem procura uma maneira de atrasar os jogadores do time rival, já que todas as suas habilidades se baseiam nisso. Sua arma principal é o Aniquilador Endotérmico, que pode liberar um raio de gelo para desacelerar ou congelar os inimigos, enquanto seu tiro secundário consiste de um projétil de gelo de médio alcance.

Uma de suas habilidades especiais é a “Muralha de Gelo”, que literalmente cria uma grande parede de gelo em qualquer lugar para o qual você mirar. Isso pode ser extremamente útil para fechar certas entradas do mapa, impedindo que seus inimigos avancem por alguns segundos, além da possibilidade de usá-lo para bloquear certas habilidades supremas.

Sua outra habilidade é o “Congelamento Criogênico”, que coloca Mei em um bloco de gelo por alguns segundos para que ela possa recuperar seus pontos de vida. Se usado da forma certa, você pode impedir ataques poderosos e até mesmo a morte da heroína em múltiplas ocasiões, tornando-a em um alvo bem difícil de abater.

Sua habilidade suprema é a temida “Nevasca”, na qual Mei solta um drone que libera uma grande nevasca ao seu redor e congela todos os inimigos próximos e ainda lhes causa dano contínuo. Se for combinado com a habilidade suprema de um herói defensivo, você pode até mesmo aniquilar uma equipe inteira em pouco tempo.

Torbjörn

O Torbjörn é um típico personagem de defesa (basta lembrar do engenheiro de Team Fortress) e pode ser muito útil em certos mapas. Como arma principal, ele possui uma pistola que pode disparar metal quente à curta distância, mas é a sua habilidade secundária que deve ser priorizada.

No caso, estamos falando da habilidade “Construir Torre” que permite que Torbjörn crie uma torre sentinela que atira nos inimigos automaticamente. Esta sentinela pode ser aprimorada com a segunda “arma” do herói, que é apenas um martelo que pode consertar ou elevar a torre para o seu próximo nível. Este segundo nível adiciona mais um canhão na torre e ainda lhe dá mais pontos de vida para aguentar os ataques de inimigos.

A outra habilidade especial deste personagem consiste em encontrar “sucata” deixada por qualquer inimigo abatido. Esta sucata serve par criar armaduras tanto para o próprio Torbjörn como para os seu aliados. Já a sua habilidade suprema é o “Núcleo Fundido”, que aumenta sua vida em 300 pontos, aumenta o dano de seus ataques e ainda oferece a possibilidade de aprimorar sua torre para o terceiro nível. No terceiro nível, a torre fica bem mais rápida e seus ataques causam mais dano, podendo abater qualquer inimigo em poucos segundos.

Widowmaker

A Windowmaker é uma clássica sniper, mas requer um bom nível de habilidade para que possa ser eficiente em combate. Muitos jogadores adoram levá-la em mapas de ataque, mas ela realmente funciona melhor na defesa ou em mapas de controle de ponto. Sua arma principal é um rifle chamado “Beijo da Viúva”, que pode ser usado à média distância no modo automático ou à longa distância com sua mira telescópica.

Uma de suas habilidades secundárias é o “Arpéu”, que lança e prende um gancho em qualquer superfície escalável para a qual você estiver mirando e automaticamente puxa Windowmaker até lá. Desta forma, fica mais fácil de alcançar plataformas mais altas para matar seus inimigos com facilidade e tranquilidade.

Sua outra habilidade é a “Mina Venenosa”, que consiste de uma pequena mina que pode aderir a qualquer superfície e solta um gás venenoso quando um inimigo passa por perto. O dano causado pela mina é bem baixo, já que sua maior intenção é te alertar sobre inimigos próximos. Já a sua habilidade suprema é a “Visão Infravermelho”, que simplesmente permite que você e seus aliados vejam a posição de todos os inimigos por um curto período de tempo. Como ela é ums habilidade puramente estratégica e que não causa dano por si só, é possível carregá-la e usá-la com rapidez.

Related posts

Jogos gratuitos da Xbox Live de novembro são revelados

Luciana Anselmo

Mark of the Ninja: Remastered | Jogo é anunciado para consoles e PC

Luciana Anselmo

Versão física de SteamWorld Dig 2 é anunciada

Luciana Anselmo