No final da década de 80 e começo da década de 90, a guerra entre consoles e empresas era franca e o mercado de games estava em ebulição, como nunca havia acontecido antes. A Nintendo tinha uma leve vantagem, principalmente por ter contratos de exclusividade com algumas produtoras, o que basicamente limitou o alcance do Master System aos jogos produzidos pela própria Sega. Nesse momento da história a batalha se dava entre Mario e Alex Kidd, mas este último acabou preterido por transmitir uma imagem infantil e não refletir os valores que a empresa desejava, uma vez que seu público-alvo majoritário era mais velho. Desejando um mascote que tivesse mais força e representasse melhor a companhia, nasceu Sonic!
Pois bem, passaram-se mais de duas décadas e Sonic ainda é muito querido entre gamers de todas as idades, ainda que a maré não esteja para peixes já há alguns anos, desde as primeiras incursões do ouriço em games 3D. Pensando em homenagear nosso amigo velocista, separamos alguns fatos curiosos sobre sua concepção e carreira, e tem de tudo nessa lista, desde equívoco de espécie até Fórmula 1!
Trilha sonora sugerida para leitura:
1. A primeira aparição
Se Mario teve que contracenar com Donkey Kong antes de ganhar seu lugar ao Sol, por que seria diferente com Sonic? No vídeo abaixo podemos ver a primeira aparição de Sonic, como um simpático aparato no retrovisor interno dos carros de Rad Mobile, arcade de corrida lançado em 1991.
[youtube id=”MMs7eeleDjA” width=”620″ height=”356″]
2. Sonic já esteve na Fórmula 1
Ser o mais rápido de todos já rendeu a Sonic a chance de dar as caras nos bastidores da Fórmula 1. Em 1993 a Sega movia mundos e fundos para ser mais relevante ainda no mundo dos games e decidiu patrocinar a equipe Williams de Alain Prost e Damon Hill. Além de aparecer nos carros da equipe, o ouriço ainda teve tempo para uma foto!
Ao fim da temporada, Alain Prost sagrou-se campeão pela quarta vez e o vice-campeão foi ninguém menos que Ayrton Senna, correndo na época pela McLaren. Se serve como prêmio de consolação, Ayrton Senna’s Super Monaco GP II é lembrado até hoje como um dos melhores games de corrida da época e foi lançado apenas para os consoles da Sega.
Outra grande vitória de Sonic foi ser nada mais nada menos que o troféu do Grande Prêmio da Europa, na mesma temporada de 1993.
3. O bigode do Eggman é falso!
Essa é de arrancar os cabelos! Lembra dos Omochaos de Sonic Adventure 2? Há um arquivo de voz não utilizado no game com algumas frases das criaturinhas e eis que aos 3:52 vem a bomba: “Did you know that the Doctor’s mustache is fake?”, traduzindo: Você sabia que o bigode do Doutor [Eggman] é falso?
[youtube id=”bUipNJIXFQI” width=”620″ height=”356″]
Imaginamos que a fala tenha sido removida para não causar polêmica! Ou terá sido apenas senso de humor exarcebado?
4. Ouriço ou porco-espinho?
Nosso amigo velocista azul é um ouriço e hoje ninguém tem dúvidas disso, assim como Knuckles é um equidna e Tails, uma raposa. Mas na década de 90, o pessoal da TecToy divulgava os games do Sonic como um “porco-espinho supersônico que ninguém consegue deter”. Ambos espetam, mas são animais diferentes!
5. Sonic tem tendências suicidas
Sonic CD é um dos melhores títulos da franquia, cercado de viagens no tempo e outras inovações que nos fazem sentir saudades dos jogos antigos da série, certo? Mas há também um fato curioso que mostra o quanto Sonic é impaciente: se você deixá-lo parado por muito tempo, ele simplesmente atira-se para a morte! Macabro, não?
[youtube id=”AQzuCZfSWyk” width=”620″ height=”356″]
E por hoje é só, pessoal!
Ainda existem muitos outros fatos curiosos na linha do tempo do ouriço azul e sua turma, então se souber de algum, não deixe de postá-los!
[infobox color=”light”]Carbono-14 é a coluna semanal do PlayReplay destinada a escavações de fatos históricos sobre as franquias e sistemas mais amados por nós, gamers.[/infobox]