fbpx
Image default
Tecnologia Últimos Destaques

Avanços tecnológicos: 2020 atende às expectativas do passado?

Vinte anos atrás, a humanidade saía dos anos 1990 e finalmente chegava ao aguardado ano 2000. A expectativa era bem alta em relação aos avanços tecnológicos: teríamos skates voadores? Robôs seriam uma constante na nossa vida? Antigas profissões dariam lugar a novas formas de ganhar a vida? Seria a nossa vida mais fácil graças à avançadíssima tecnologia?

Bom, 20 anos depois já sabemos que, em suma, boa parte das expectativas do passado não foram exatamente atendidas. Ou será que foram?

Avanços tecnológicos

Parando para pensar agora, de certa forma muita coisa mudou sim, e pra melhor. É claro que a tecnologia não avançou tanto quanto as pessoas do passado esperavam; decerto não vamos de um lugar ao outro em nossos luxuosos carros voadores. Mas vimos avanços tecnológicos suficientes para nos deixar boquiabertos .

Ainda não temos astrônomos lunares, como bem lembrou o time da Betway, site de cassino online, em uma postagem interessantíssima relacionada a avanços tecnológicos sob a ótica das pessoas do passado. Em um texto sobre as profissões de 2020 segundo especialistas de 1980, eles listam algumas das profissões “previstas” no passado, elencando as que hoje são uma realidade e também as que, bem, não exatamente chegaram a acontecer.

Futuro do pretérito

Mas nossa realidade hoje, embora bem diferente da idealizada em sucessos do cinema e da ficção científica dos anos 1980, é bastante avançada tecnologicamente.

LOJA PLAYREPLAY

Com a evolução dos estudos relacionados a Inteligência Artificial, por exemplo, embora hoje não tenhamos robôs como no clássico desenho Os Jetsons, já é possível fazer com que computadores aprendam sobre nossos gostos, opiniões e rotinas, permitindo desta forma a criação de centrais de atendimento automatizadas. A IA também tem aplicações em campos como medicina, meteorologia e muitos outros.

Avanços na área de Tecnologia da Informação também tornaram possível a criação e setores que, hoje, fazem parte do nosso cotidiano sem que nem mesmo percebamos. É o caso da análise de Big Data, isto é, a análise grandes volumes de dados armazenados em conjunto. Já parou para pensar como os anúncios entre os vídeos que você assiste no YouTube ou que aparecem nos sites que você visita geralmente são relacionados a algo que você pesquisou na internet ou a algum site sobre um assunto específico que você visitou recentemente? Pois é, big data.

O futuro é agora

Hoje temos geladeiras que te avisam quando um produto está acabando ou próximo da data de vencimento, temos casas inteligentes quase que totalmente automatizadas, aviões que voam sem pilotos e carros que andam por aí sem motoristas. Já é possível a médicos fazerem cirurgias em pacientes há quilômetros de distância, e há discussões sobre como utilizar a nanotecnologia a favor da medicina.

Então não, em 2020 não estamos nem perto da utopia imaginada a 30, 40 ou 50 anos atrás. Porém, ainda vamos chegar lá. Talvez leve mais uns bons 50 anos ou até bem mais que isso. Não que isso importe tanto. O que importa mesmo é que avançamos tanto que hoje a tecnologia desempenha papel crucial no cotidiano da humanidade.

Mas eu ainda quero meu skate voador!

Related posts

Fortnite Battle Royale | Veja os novos itens cosméticos encontrados no patch v6.31

Rodrigo Estevam

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v7.30

Rodrigo Estevam

Sword Art Online: Fatal Bullet é o melhor jogo da série, mas tem seus tropeços

Rodrigo Estevam