Categorias: CríticasGames

Wolfenstein II tem mundo nazista, muito sangue e diversão na medida certa

Todos sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Aliados, que derrotaram o Eixo e o exército nazista da época. Porém, a Bethesda Studios acabou criando uma possibilidade alternativa dentro desse resultado. E se os Aliados não conseguissem derrotar Hitler e seus soldados, fazendo com que perdessem a guerra? É assim que nasce Wolfeinstein, um mundo onde o totalitarismo nazista prevalece e, como toda boa história, uma luz de esperança existe em um grupo rebelde que quer acabar com esse Reich de nível mundial.


Veja também:


No primeiro jogo, você era obrigado a tomar uma das decisões mais difíceis do mundo dos games: escolher qual dos seus amigos seria morto pelas mãos do vilão Deathshead, Fergus ou Wyatt. Isso define o que acontece com o jogo a partir desse ponto, já que Fergus e Wyatt contribuem com seu avanço no jogo de maneiras distintas. Cada personagem disponibiliza tecnologias diferentes, possibilitando variações e combinações de equipamentos e armas que não serão encontrados na outra timeline (vamos chamar de timeline pois muitas coisas mudam por conta dessa escolha). Essa decisão é tão importante que ela tem que ser feita de novo, mas de maneira sutil, em Wolfenstein II: The New Colossus.

O início de uma continuação

O jogo começa exatamente cinco meses após os acontecimentos do game anterior. Nosso protagonista, William “B.J.” Blazkowicz, acorda de um coma de 5 meses devido aos danos recebidos no final de Wolfenstein: The New Order. Para conseguir mantê-lo vivo, foi necessário a remoção de alguns órgãos. Além disso, como se sua vida já não estivesse ferrada pra caramba, ao despertar, a base onde nosso protagonista está é atacada por Frau Engel, a comandante que William desconfigurou e matou seu amado Bubi — nem preciso dizer que ela está furiosa e louca pra acabar com a raça de B.J.

A partir daí você já toma as rédeas do jogo, controlando um personagem “quebrado” que, ainda assim, é um verdadeiro pesadelo para os nazistas. O controle dos primeiros minutos de jogo passa na cadeira de rodas, com o objetivo de ajudar a repelir o ataque. Porém, não demora até que dois dos aliados importantes do grupo sejam sequestrados, o primeiro sendo Caroline e o segundo Fergus ou Wyatt (depende de quem você escolheu salvar em The New Order). Com isso, o bravo herói vai direto na aeronave inimiga em seu socorro.

A missão é suicida, ainda mais para um cara que acabou de acordar do coma e ainda está em cadeira de rodas, se recuperando do ocorrido. Mas nada é impossível, já que, no mundo dos jogos, um pouco de exagero não faz mal para ninguém. Desse jeito, conseguimos chegar nos dois aliados, porém somos capturados. E é ai que acontece uma das cenas mais tensas, logo no início do game… Enfim, em uma reviravolta habilidosa, os heróis acabam com os nazistas e retomam controle e B.J. passa a utilizar uma armadura para poder se locomover e sair da base.

Além da introdução

Considero os dizeres acima como a introdução do jogo e, a partir desse ponto, é quanto a coisa começa a esquentar. Com o objetivo de vingar a morte de um companheiro e acabar de vez com os nazistas, partimos para uma série de missões que vão desafiando e testando cada vez mais o jogador. Novas armas, novos inimigos, novos desafios, tudo faz com que haja aprimoramento das habilidades do jogador.

Posts relacionados

Em primeiro lugar, vamos falar o que acontece quando escolher qual aliado sobrevive. Primeiro de tudo, armas! Cada personagem disponibiliza uma arma exclusiva da sua timeline, Laserkraftwerk para Fergus, Dieselkraftwerk para Wyatt. Além disso, também há alterações em diálogos e comportamentos dos personagens, inclusive as cut scenes. Só por esses motivos, já justifica uma segunda jogatina no jogo para testar e conhecer as alterações presentes por essa decisão.

Há também a base do grupo, onde é possível realizar sidequests, utilizar uma galeria de tiros e, o melhor de todos, jogar o clássico Wolfenstein 3D em um arcade encontrado na sala de entretenimento. Confesso que gastei algumas horas com essa nostalgia toda. Ah, se você quer completar 100% do jogo, essa área também tem que ser explorada sempre! Missões secundárias são sempre liberadas, e existem colecionáveis espalhados por toda a base, sempre fique atento e de olho, heim?

Além disso, Wolfenstein II permite que você tenha contraptions que são influenciados do modo em que você joga, existindo três possibilidades: furtividade para os que gostam de brincar de Solid Snake, tático para quem gosta de ser estrategista e caótico, para aqueles que querem bancar o Rambo. Não necessariamente você terá que ficar para sempre em um mesmo contraption, mas deve utilizá-los e adaptá-los da melhor forma para avançar sabiamente pelos desafios que aparecerem pela frente.

O caminho de Blazkowicz é sanguinário, difícil e árduo — o que é ótimo para nós, gamers de plantão, que adoramos ser desafiados e aprimorar nossas habilidades. O jogo entrega tudo isso em uma aventura violenta e com fator replay bem alto, incentivando uma segunda jogatina para desbloquear outras armas e diálogos. Sem dúvidas, Wolfenstein II: The New Order é um jogo que merece estar na sua estante física ou digital e que vai lhe render boas horas de jogatina.

Wolfenstein II: – Nota: 4,5/5

Desenvolvedora: Bethesda
Distribuidora: Bethesda
Plataformas: Xbox One, PlayStation 4 e PC
Plataforma utilizada na análise: PlayStation 4
Produto cedido para análise: Sim

Guilherme Soares

Designer, pós graduado em Gestão da Informação e Business Intelligence, amante da música e pianista, é gamer desde os 4 anos de idade e seu maior sonho sempre foi trabalhar com videogames. Fez parte do portal GameBlast, mas hoje se dedica exclusivamente ao PlayReplay.

Posts recentes

Jogos gratuitos da PS Plus em novembro de 2020

Veja quais são os jogos que serão liberados para assinantes da PS Plus em novembro…

13 horas atrás

Xbox Series X|S ganham data de lançamento

Fãs do Xbox, podem comemorar! A notícia que tanto esperavam finalmente saiu: os novos consoles…

6 dias atrás

Fortnite | Encontre todas as Moedas de XP da Temporada 4

Saiba onde encontrar todas as Moedas de XP de todas as semanas da Temporada 4…

7 dias atrás

Fortnite | Como completar todos os desafios Fortnite: Pesadelos

Fortnite Battle Royale entrou mais cedo no clima de Halloween com o lançamento do Patch…

1 semana atrás

Fortnite | Veja os desafios da semana 9 antes de todo mundo!

Toda semana Fortnite Battle Royale recebe uma nova rodada de desafios, sempre às quintas-feiras. Embora…

1 semana atrás

Fortnite | Como completar todos os desafios da Semana 8 da Temporada 4

A oitava semana da Temporada  do Capítulo 2 de Fortnite, da Epic Games, chegou hoje…

2 semanas atrás